Quantas linhas pode ter num parágrafo?

Margarete Pulido
Últimos posts por Margarete Pulido (exibir todos)

É verdade que um parágrafo tem que ter 4 linhas? Ou será que é 8 linhas? A resposta está abaixo…

Resposta curta e grossa:

Um parágrafo pode ter quantas linhas você quiser!

Está se preparando para o ENEM, concursos ou quer simplesmente escrever melhor no dia a dia?

Se ainda não está fazendo nenhum curso, recomendo dar uma olhada neste artigo com os melhores cursos de redação online . Uma boa redação pode ser o diferencial que você precisa!

quantas linhas em um paragrafo

Você  é o autor, você é que manda! Não é o corretor que quer  ver X linhas! Desse jeito você vira escravo do leitor – o que é isso?!

O corretor quer entender sua posição, sua opinião. SÓ ISSO.

Nenhum corretor de vestibular ou concurso conta linhas de parágrafo, esse critério não existe!

ALÍVIO EIN!

Talvez a organização do seu vestibular ou concurso indique o número de períodos num parágrafo, mas não linhas!

E a gente está dizendo “talvez”, percebe? Isso é bem raro, raro mesmo.

Depois quando você olha para aquelas redações “nota máxima” com números variados de linhas em cada parágrafo se sente mal…

O número de linhas não importa – vai depender mais do número de frases e períodos.

Na Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, existe um centro dedicado a ensino e pesquisa da escrita. Segundo eles, há estudantes que dizem que parágrafos têm um tamanho X, têm pelo menos 5 frases…

Mas, na realidade, o que faz um parágrafo ser um parágrafo é uma única ideia central e a coerência das ideias que vão ali; ou seja, o parágrafo seria um grupo de sentenças ou uma única sentença que crie uma unidade.

Para os estudiosos dessa Universidade, tamanho e aparência não definem se uma parte do texto é um parágrafo, até porque em alguns tipos de texto um parágrafo pode ter uma frase só – e você já viu isso em revistas e jornais!

quantas linhas pode ter no paragrafo

Relaxe… redação é mais fácil do que você pensa!

Aliás, a preocupação com número de linhas pode bloquear você. Esse negócio de prestar atenção em coisas sem importância em vez de prestar atenção nos seus argumentos é muito bom para travar o aluno…

Nenhuma pessoa normal se preocupa com número de linhas de redação, nem o corretor se preocupa com isso.

E CORRETOR NÃO É IGUAL A PROFESSOR DE ESCOLA, OK?

Corretor analisa somente aqueles critérios de sempre:

  • como o aluno entendeu a proposta
  • qual a opinião do aluno sobre o assunto
  • como o aluno explica sua opinião (90% da nota recaem aqui!)
  • clareza
  • objetividade (nada de enrolação)

Tenho no meu curso de redação inúmeras redações muito boas (de ex-alunos que hoje estão em faculdades ou em cargos governamentais) com parágrafos de apenas UMA frase! Ou seja, uma ou duas linhas!

DEU MEDO?!

Tem até uma professora do RJ que reforça isso no blog dela, direcionado mais para o Enem!

Aliás, veja uma redação nota 1000 com apenas UM período na introdução e apenas UM período no penúltimo parágrafo!

“A grande preocupação hoje, nas políticas públicas, é propiciar um melhor atendimento integral à criança, principalmente no que se refere ao desenvolvimento moral, social, político e cultural enquanto sujeito ativo e participante dos plenos direitos e deveres na sociedade, conforme as normas declaradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Sabe-se que a educação, tanto nas escolas quanto no lar, é a melhor opção para se chegar a um objetivo promissor, além de promover o desenvolvimento integral da criança, porém tal fato tem sofrido mudanças ultimamente decorrentes do avanço tecnológico e de inovações ideológicas quanto à forma de aprimorar e preparar a criança, desde o nascimento, para receber as informações que há no mundo exterior. Diante disso, as escolas e os pais devem preocupar-se em desenvolver na criança, o seu lado consumidor, através de situações do dia a dia, auxiliando-a e orientando-a a se tornar um bom consumidor, sendo necessário e importante para se obter uma aprendizagem significativa da sua realidade.

Em relação à publicidade infantil, percebe-se que a tendência das empresas e fabricantes de produtos infantis é aumentar seus negócios e divulgar seus produtos infantis tendo como alvo, o universo infantil, o que isso, sobretudo, recai nas responsabilidades dos adultos que acabam cedendo-a a adquirir, de forma compulsiva, o produto anunciado.

No Brasil, a publicidade infantil é comum, principalmente em datas comemorativas tais como Dia das Crianças e Natal, porém defende e apoia a legislação que controla e evita abusos do setor que realiza tal publicidade.

No entanto, espera-se que a publicidade infantil assuma um caráter educativo, apesar de ser persuasivo, não afetando os direitos e os deveres da criança, dentro das normas contidas na legislação do país. As escolas e, sobretudo os pais, devem orientar as crianças a tornarem-se bons consumidores, realizando a escolha certa do produto, conscientes de suas atitudes na sociedade em adquirir tal produto a fim de não tornarem-se consumidoras compulsivas.”

E aí? Quantas linhas têm os parágrafos da redação acima?

quantas linhas tem um paragrafo de redacao

Varia muito!

A redação está digitada, então é provável que isso tenha reduzido o tamanho dos parágrafos, mas mesmo assim você vê que o penúltimo parágrafo tem menos da metade de linhas do parágrafo II!

Acabamos com seus medos bobos?!

Acreditamos que sim, então corre se inscrever no único curso de redação que foca só no que interessa para os alunos:

CURSO DE REDAÇÃO EM VÍDEO

CURSO DE REDAÇÃO EM VÍDEO COM REDAÇÕES AVALIADAS

Está se preparando para o ENEM, concursos ou quer simplesmente escrever melhor no dia a dia?

Se ainda não está fazendo nenhum curso, recomendo dar uma olhada neste artigo com os melhores cursos de redação online . Uma boa redação pode ser o diferencial que você precisa!

Deixe um comentário

plugins premium WordPress