- Como ser irônico do jeito certo na redação - abril 15, 2025
- Quantas linhas pode ter num parágrafo? - abril 7, 2025
- Pode rasurar, mas não assim… - abril 1, 2025
Autoria na redação: ela deixa a concorrência pra trás!
Vestibular é competição, e competição exige redações diferenciadas. Se sua redação tiver autoria, maior sua chance de ultrapassar a concorrência – inclusive no ENEM. Veja como conseguir isso.
Está se preparando para o ENEM, concursos ou quer simplesmente escrever melhor no dia a dia?
Se ainda não está fazendo nenhum curso, recomendo dar uma olhada neste artigo com os melhores cursos de redação online . Uma boa redação pode ser o diferencial que você precisa!
Bem, é verdade que “marca de autoria” é um conceito discutível ainda.
“Conceito discutível” quer dizer que os estudiosos da linguística não estão todos de acordo com o que seja ele.
Vamos deixar aqui a opinião da professora Giovana D. Rosseto, da Unicamp, que tem experiência como corretora da Unesp. Em um de seus trabalhos ela diz:
“No entanto, a questão da autoria é bastante discutida no meio acadêmico e apresentaremos agora alguns dos muitos conceitos de autoria, discutindo de que forma eles se adéquam ou não ao contexto de avaliação de produção escrita de grandes processos seletivos. (…) A associação de autor a uma obra faz com que não possamos pensar em autoria em contexto de avaliação de vestibular, afinal, trata-se de um evento único, ou seja, mesmo que o candidato tenha uma obra, não temos acesso a ela. Mais do que isso, não podemos sequer saber quem é o candidato, uma vez que a avaliação é sigilosa e temos acesso apenas ao texto produzido por ele.”
Como a professora diz, autoria é algo que depende de vários escritos do mesmo autor! E o corretor só lerá UMA redação sua. Então a autoria no vestibular, principalmente no ENEM, deve ter outro sentido…
Pela leitura do manual do Enem, inferimos que, para essa prova, autoria significa a capacidade do aluno de ter ideias concatenadas, de ter uma boa organização de ideias.
É um conceito novo pra você? Pode ser… mas nada novo quanto ao critério de correção de dissertações que os corretores seguem – ele é necessário em qualquer prova de vestibular que peça dissertação argumentativa.
Os alunos às vezes consideram que a “marca de autoria” seria alguma palavra “bonita” ou “difícil” que eles podem lembrar, algo diferente do que outros candidatos farão.
MAS NÃO!
Palavras bonitas ou difíceis não fazem parte da correção de vestibulares, porque a correção precisa ser objetiva, não pode ser baseada no que o corretor acha “bonito”.
É um equívoco pensar assim.
Alguns também pensam que precisam ser originais ou criativos na redação, mas isso seria difícil de ser avaliado, por isso NÃO FAZ PARTE DA CORREÇÃO.
Se você ainda duvida, vamos voltar ao que a professora acima citada diz:
“Tendo em vista, portanto, a complexidade do processo de avaliação e a importância de realizar uma correção objetiva e confiável, torna-se inviável avaliar aspectos relacionados à criatividade e originalidade. (…)A escolha de argumentos feita pelo candidato pode ser considerada um lugar-comum para alguns leitores, enquanto para outros pode parecer adequada ou até mesmo acima da média. Além disso, para definirmos o que é original, precisaríamos ter acesso às redações produzidas por todos os candidatos para, a partir daí, atribuirmos uma nota mais alta àqueles que foram além do que era comum à maioria. No entanto, como já destacado, isso é inviável, visto que, no caso do vestibular da Unesp em 2014, foram corrigidas cerca de 40.000 redações.”
Então criatividade e originalidade estão fora de correção de redações.
A autoria no Enem está relacionada à forma que o aluno escolheu para organizar seus argumentos, não a quanto ele sabe de todas as áreas do conhecimento, como você pode ver aqui neste trecho do material para corretores do Enem, de autoria do Inep:
Se ainda assim ficou difícil de captar o que é autoria, no caso do ENEM, a gente explica:
Seja você na redação. Não copie modelos, tenha personalidade. Fique à vontade para dizer o que pensa, sem medo de que o corretor “não goste” do que você escreve.
SEJA VOCÊ!
(Ser você vai fazer sua redação sair mais rápido também, sabia?)
TREINE A REDAÇÃO COM AUTORIA, FÁCIL E RÁPIDA, COM O MELHOR CURSO DE REDAÇÃO:
CURSO EM VÍDEO COM REDAÇÕES AVALIADAS
Está se preparando para o ENEM, concursos ou quer simplesmente escrever melhor no dia a dia?
Se ainda não está fazendo nenhum curso, recomendo dar uma olhada neste artigo com os melhores cursos de redação online . Uma boa redação pode ser o diferencial que você precisa!