A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel importante na trajetória de todos aqueles que querem uma vaga no ensino superior no Brasil.
Não apenas por sua notoriedade enquanto segmento do exame, mas principalmente pela significativa pontuação que representa na nota final do participante.
Ela é um componente que vai além da avaliação das habilidades de escrita do estudante, sendo também um reflexo de sua capacidade de análise crítica, empatia e articulação de ideias frente a temas da atualidade.
A estrutura da redação no ENEM
A redação do ENEM, sempre está envolta em expectativas pelo seu tema, requer uma atenção especial à sua estrutura e aos critérios de correção.
O desenvolvimento de uma argumentação sólida e a habilidade de expressar ideias de forma clara e coesa são fundamentais, mas entender mais profundamente a estrutura e competências esperadas é um trampolim para o sucesso na prova.
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O modelo de texto dissertativo-argumentativo
Ao escrever o texto dissertativo-argumentativo, o participante do ENEM se depara com a necessidade de articular suas ideias e opiniões de forma lógica e embasada, visando a construção de um argumento sólido e convincente.
O modelo dissertativo requer que o candidato exponha um ponto de vista sobre o tema proposto e o desenvolva por meio de argumentos coerentes e coesos.
A introdução deve apresentar o tema e a tese do autor, o desenvolvimento precisa explorar argumentos que sustentem essa tese, e a conclusão deve retomar a ideia central, propondo uma solução, reflexão ou posicionamento frente ao problema abordado.
E aqui, o primeiro desafio reside não apenas em criar argumentos, mas em estruturá-los de maneira que dialoguem entre si, conferindo ao texto um encadeamento lógico que facilite a compreensão do leitor e robusteça a argumentação proposta.
A habilidade de relacionar ideias, apresentar dados e exemplificar situações é crucial para a solidez do texto.
Competências avaliadas
As competências avaliadas na redação do ENEM vão além da simples correção gramatical ou uso de um vocabulário rebuscado.
Cada uma das cinco competências avaliadas aborda um aspecto específico do texto e juntas, oferecem uma visão holística da habilidade de escrita do candidato.
Competência 1
Avalia o domínio da norma padrão da língua escrita
Nesta competência, os avaliadores buscam identificar se o participante consegue empregar de forma correta e eficiente a norma culta da língua portuguesa.
A gramática, ortografia, acentuação e sintaxe são observadas rigorosamente, bem como a habilidade de expressar ideias de forma clara e coesa, utilizando um vocabulário adequado e evitando vícios de linguagem.
Nela, é fundamental que o estudante, além de expor suas ideias de maneira estruturada, esteja atento aos detalhes da língua, para garantir que o texto seja não apenas compreensível, mas também esteja de acordo com as normativas da língua portuguesa.
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Competência 2
Considera a compreensão da proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
O entendimento correto do tema proposto é vital para o desenvolvimento da redação. Nesta competência, avalia-se se o estudante compreendeu a proposta e a abordou de maneira adequada, relacionando-a com conceitos de diversas áreas do conhecimento, e proporcionando uma visão multidisciplinar sobre o tema.
O candidato precisa conectar suas ideias e argumentos com o mundo, demonstrando uma compreensão aprofundada e, ao mesmo tempo, crítica sobre o assunto.
Competência 3
Volta-se para a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A estruturação do texto é o foco desta competência. Os avaliadores querem verificar se o candidato é capaz de construir uma argumentação sólida, escolhendo cuidadosamente as informações, dados e argumentos que vão utilizar para defender seu ponto de vista.
A seleção, relação e organização das ideias e informações precisam ser realizadas de forma estratégica, para que o texto seja não apenas coerente, mas também persuasivo e embasado em dados fidedignos e relevantes.
Competência 4
Analisa o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Aqui, o candidato é avaliado por sua habilidade em utilizar elementos que conferem coesão ao texto, tais como conectivos, e elementos que enriquecem a argumentação, como figuras de linguagem.
O uso inteligente e variado desses mecanismos linguísticos realça a capacidade do candidato de construir um texto fluido, agradável de ler e, ao mesmo tempo, rico em argumentação qualificada e diversificada.
Competência 5
Por fim, investiga a proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Além de analisar e argumentar sobre o tema proposto, o ENEM espera que o candidato seja capaz de propor soluções para a problemática abordada, respeitando e promovendo os direitos humanos.
Esta competência avalia a capacidade do candidato de pensar em estratégias viáveis, respeitosas e inclusivas, indicando um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo para os desafios da sociedade contemporânea.
É fundamental que, ao compreender os critérios de correção e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, o candidato consiga navegar pelas expectativas do ENEM, articulando suas ideias de forma clara, coesa e coerente, evitando armadilhas comuns e, claro, a indesejável nota zero.
Motivos que podem zerar a redação
A conquista de uma nota alta na redação do ENEM pode ser decisiva para o ingresso em uma instituição de ensino superior.
Por isso, além de desenvolver bem suas ideias e argumentos, os participantes precisam estar atentos aos critérios que, se desrespeitados, podem resultar em nota zero na redação, comprometendo significativamente sua pontuação final no exame.
Fuga ao tema proposto
A fuga do tema é um dos motivos que podem zerar a redação no ENEM, sendo assim, compreender plenamente a proposta é essencial.
Ao apresentar o tema, a banca examinadora espera que o candidato desenvolva seus argumentos de maneira alinhada à proposta apresentada, percorrendo uma linha de raciocínio que aborde diretamente o assunto proposto.
Fugir do tema, seja abordando de maneira superficial a proposta ou escrevendo sobre um assunto completamente distinto, demonstra uma falta de compreensão ou atenção que é severamente penalizada pelos avaliadores.
Ilustrar com exemplos de temas anteriores e formas inadequadas de abordá-los pode enriquecer este tópico e torná-lo mais prático e compreensível para os leitores.
Desrespeito aos direitos humanos
O ENEM valoriza a produção de textos que respeitem e promovam os Direitos Humanos. Dessa forma, qualquer proposta de intervenção ou argumento que desrespeite ou promova a violação desses direitos será penalizado com a nota zero.
Este tópico pode explorar o que são considerados Direitos Humanos, dando exemplos de atitudes e ideias que os violem e, portanto, devem ser veementemente evitadas na redação.
Essencialmente, promover discursos de ódio, intolerância, ou qualquer forma de violência são aspectos que são inadmissíveis na produção textual do candidato.
Estrutura textual inadequada
Mesmo que o candidato compreenda o tema e respeite os Direitos Humanos, a estrutura textual inadequada pode ser um impeditivo para uma nota alta.
A ausência de uma estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos, ou a falta de coesão e coerência entre as ideias apresentadas, comprometem a qualidade da redação.
Desenvolver este tópico com dicas sobre como estruturar um texto e assegurar que os argumentos e ideias estejam conectados e sejam apresentados de forma clara e lógica será extremamente valioso para os leitores.
Outras situações que zeram a redação
Além dos pontos já mencionados, existem outras situações que podem resultar em nota zero na redação do ENEM, e os participantes devem estar cientes para evitá-las.
Alguns exemplos incluem deixar a folha de redação em branco, inserir impropérios, desenhos e outras formas de anulação, bem como escrever textos desconectados, que não possuam sentido ou que fujam completamente ao formato dissertativo-argumentativo exigido.
Estratégias para evitar nota zero
Uma vez compreendidos os motivos que podem levar à anulação da nota da redação no ENEM, é importante que os candidatos adotem estratégias práticas para evitar esses erros comuns.
Dessa forma, é mais fácil aproximar-se de uma nota 1000 na redação, potencializando suas chances de sucesso no exame.
Aprofundamento na compreensão do tema
Compreender profundamente o tema proposto e as competências avaliadas na redação é fundamental para desenvolver um texto consistente e pertinente.
Para aprofundar na compreensão do tema, os candidatos podem praticar a leitura e análise de temas de redações anteriores, buscando entender não apenas o assunto em si, mas também os subtemas e questões implícitas que poderiam ser explorados.
Compreender como cada competência é avaliada, conhecendo os critérios de correção adotados pelo INEP, permitirá que o candidato desenvolva seus argumentos e estruture seu texto de maneira alinhada às expectativas da banca avaliadora.
Prática de escrita e reescrita
A prática constante de escrita é uma das principais estratégias para aprimorar as habilidades necessárias para uma boa redação.
Escrever e reescrever textos, sobretudo com base em temas de edições anteriores do ENEM, permite que o candidato se familiarize com a estrutura da dissertação e identifique pontos de melhoria em seus textos.
A análise crítica de suas redações, considerando os erros e acertos e buscando compreender os pontos que necessitam de aprimoramento, é uma estratégia valiosa para o desenvolvimento da competência escrita.
Leitura crítica e repertório sociocultural
A construção de um repertório sociocultural sólido e a habilidade de leitura crítica são elementos que enriquecem a argumentação e previnem equívocos na redação.
O hábito de leitura, que abrange não apenas livros mas também notícias, artigos e demais formatos textuais, contribui para a formação de um repertório amplo e diversificado, que poderá ser mobilizado durante a construção dos argumentos na redação.
A compreensão crítica da realidade, por sua vez, permitirá que o candidato desenvolva argumentos sólidos e relevantes, evitando superficialidades e equívocos conceituais em seu texto.
A prática ajuda na perfeição
Ao longo deste texto, exploramos os principais motivos que podem levar a nota zero na redação do ENEM, bem como estratégias para evitar esses erros e potencializar a qualidade da produção textual.
É fundamental que os candidatos se apropriem dessas informações e estratégias, incorporando-as em sua rotina de estudos e prática de escrita.
Lembrando que cada erro é uma oportunidade de aprendizado e que, com dedicação e prática constante, é plenamente possível desenvolver as competências necessárias para uma redação de excelência.
Boa sorte aos futuros participantes do ENEM, que seus estudos sejam frutíferos e que suas redações sejam reflexo de sua dedicação e empenho!
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