A redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) carrega uma significativa importância, sendo um componente crucial que pode decidir o futuro acadêmico de muitos estudantes no Brasil.
Sua relevância não apenas está atrelada à sua ponderação na nota final, mas também à habilidade que o aluno deve demonstrar em conciliar coesão, coerência, argumentação e proposta de intervenção sobre um tema de relevância social.
Com o objetivo de desmistificar o cálculo da nota de redação no ENEM e prover dicas valiosas para os candidatos, esse post abordará detalhes do processo avaliativo e da estrutura textual exigida.
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Compreendendo a estrutura da redação no ENEM
Para ter sucesso na redação do ENEM é preciso entender sua estrutura e tudo o que é avaliado no texto.
O Modelo dissertativo-argumentativo
O modelo de texto dissertativo-argumentativo, requerido pelo ENEM, demanda do candidato a capacidade de desenvolver uma argumentação sólida, pautada em fatos e dados, acerca de um tema proposto.
Este modelo textual é composto por uma introdução, que apresenta o tema e a tese do autor; desenvolvimento, que aborda argumentos que sustentem a tese; e conclusão, que reforça a tese e propõe uma intervenção para o problema discutido, respeitando os direitos humanos.
A coesão (ligação entre palavras, frases e parágrafos) e a coerência (lógica e consistência nas ideias) são elementos vitais, garantindo que o texto seja claro e objetivo.
As cinco competências avaliadas
A avaliação da redação do ENEM é pautada em cinco competências específicas, cada uma valendo 200 pontos, totalizando a nota máxima de 1000 pontos.
Cada competência possui critérios específicos que visam analisar a habilidade do estudante em diversos aspectos da escrita e argumentação.
Elaboração da competência 1
A Competência 1 avalia a capacidade do candidato em demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Isto implica um entendimento e aplicação correta da gramática, ortografia e demais normas da língua portuguesa. Erros como desvios gramaticais, de concordância e pontuação podem comprometer a pontuação nesta competência.
Logo, a familiarização com a norma culta da língua através de leituras e práticas de escrita é fundamental para o desempenho satisfatório.
Decifrando a competência 2
Já a Competência 2 foca na compreensão da proposta de redação e na aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
O candidato deve demonstrar habilidade em relacionar e aplicar seus conhecimentos acerca do mundo e dos fenômenos para construir um argumento sólido e pertinente ao tema proposto.
Evitar a fuga do tema e garantir que o texto esteja alinhado com a proposta são aspectos vitais para conquistar os pontos desta competência.
Navegando pela competência 3
A Competência 3 avalia a capacidade do estudante de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Em outras palavras, os avaliadores observam o quanto o candidato é capaz de construir argumentação sólida, fundamentada e coerente.
Esse aspecto engloba não apenas a habilidade de apresentar argumentos, mas também de articular esses argumentos de maneira lógica e coerente, evidenciando compreensão e reflexão acerca do tema proposto.
Assim, uma prática recomendada é estruturar previamente os argumentos antes de iniciar a escrita efetiva, assegurando que eles estejam bem conectados e reforcem a tese defendida.
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Entendendo a competência 4
A Competência 4 diz respeito à construção da argumentação, focando na coesão textual e na utilização de mecanismos linguísticos que garantam a boa articulação entre as partes do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Essa competência avalia se o candidato utiliza adequadamente os conectivos, se organiza os parágrafos de maneira lógica e se estabelece uma relação coesa entre tese, argumentos e proposta de intervenção.
Um texto coeso favorece a compreensão do leitor e fortalece a argumentação, demonstrando domínio do escritor sobre a linguagem e sobre as ideias que deseja comunicar.
Praticar a escrita e revisar com atenção o uso de conectivos e a estruturação dos parágrafos são estratégias valiosas para se destacar nesta competência.
Desvendando a competência 5
Por fim, a Competência 5 avalia a proposta de intervenção para o problema abordado, exigindo que ela respeite os direitos humanos e esteja articulada com o que foi discutido no texto.
A proposta de intervenção deve ser factível, clara e detalhada, demonstrando a viabilidade e a relevância das soluções apresentadas.
Os avaliadores buscam uma proposta que seja mais do que um mero desejo ou uma frase de efeito: ela deve apresentar agentes, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento.
Dessa forma, uma estratégia eficiente é dedicar uma atenção especial ao último parágrafo da redação, garantindo que ele contenha uma proposta de intervenção bem estruturada, diretamente relacionada aos argumentos apresentados e conforme os direitos humanos.
O mecanismo de correção da redação
Para que a redação seja nota 1000 é preciso que o candidato entenda como as correções do Enem são realizadas.
O papel dos avaliadores
A seleção e o treinamento dos avaliadores de redações no ENEM são processos criteriosos, destinados a garantir uma correção justa e imparcial das redações.
É importante entender como esses avaliadores são escolhidos, treinados e, sobretudo, como aplicam os critérios de correção.
O perfil dos avaliadores, comumente composto por professores e profissionais da área de linguagens, bem como os métodos de correção adotados, devem ser detalhadamente explorados, a fim de proporcionar uma compreensão mais clara sobre o que é esperado numa redação do ENEM.
Processo de avaliação e pontuação
Neste tópico, destaca-se o percurso que a redação percorre desde o momento em que é concluída pelo candidato até a definição da nota final.
O processo de avaliação é pontuado por uma série de etapas que visam assegurar a precisão e a justiça na atribuição das notas.
Entender como a pontuação é distribuída entre as competências, e como cada segmento do texto é analisado, é vital para quem busca alcançar uma nota elevada na prova.
A dupla correção
O sistema de correção do ENEM prevê que cada redação seja avaliada por, pelo menos, dois corretores de forma independente.
Este subsistema de dupla correção é instaurado para proporcionar maior fidedignidade ao processo avaliativo, evitando possíveis injustiças ou parcialidades.
Explorar como funciona essa dinâmica, os critérios e o que cada avaliador observa durante a correção, poderá lançar luz sobre a meticulosidade e rigor com que cada texto é analisado, garantindo que os estudantes sejam justamente avaliados.
Discrepância de notas
Em ocasiões em que os avaliadores atribuem notas substancialmente diferentes para uma mesma redação, são adotados procedimentos específicos para solucionar tal discrepância.
A abordagem deste tópico foca nos métodos utilizados para resolver essas situações, como a intervenção de um terceiro avaliador e os critérios que determinam quando essa intervenção é necessária.
É imprescindível desmistificar esse processo para compreender como as situações de discordância entre avaliadores são geridas de maneira a preservar a equidade e a imparcialidade da correção.
Redações com nota máxima
As redações que conquistam a cobiçada nota 1000 no ENEM sempre despertam a curiosidade e servem de modelo para futuros candidatos.
A análise dessas redações excepcionais pode revelar padrões e técnicas utilizadas pelos estudantes para atender de maneira exemplar aos critérios de avaliação.
Por meio da apresentação e discussão detalhada de exemplos de redações nota 1000, podemos explorar os elementos-chave que são comumente presentes e que potencialmente contribuem para o alcance da pontuação máxima.
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Situações de nota zero
Examinar casos em que redações foram penalizadas com nota zero pode fornecer insights valiosos sobre armadilhas e erros a serem evitados.
A análise de redações que falharam em atender aos critérios mínimos exigidos, seja por desrespeito aos Direitos Humanos, fuga do tema, ou outras razões.
Isso oferece uma perspectiva útil sobre as expectativas da banca avaliadora e auxilia os candidatos a compreenderem e evitarem erros críticos.
Estratégias para uma redação nota 1000
Para tirar 1000 na redação do Enem, existem algumas estratégias que são úteis. Conheça-as a seguir.
A importância do planejamento prévio
O planejamento é uma etapa essencial na construção de uma redação coesa e coerente. Estratégias e técnicas de planejamento, como brainstorming e mapeamento de ideias, podem ser essenciais para a organização dos argumentos e a construção de um texto sólido e persuasivo.
Uma discussão sobre como efetivamente planejar a redação, desde a compreensão do tema até a estruturação dos parágrafos, poderá servir de guia para os candidatos estruturarem suas ideias de maneira lógica e articulada.
Erros comuns e como evitá-los
Enumerar e explicar os erros mais comuns pode ser um meio eficaz de prevenir que os candidatos caiam em armadilhas recorrentes.
Oferecer dicas práticas e soluções para esses problemas comuns na escrita da redação, além de fornecer exemplos claros, pode capacitar os estudantes a abordarem o exame com maior confiança e preparo, minimizando a probabilidade de cometerem deslizes prejudiciais à nota final.
Prática e revisão
Desenvolver a habilidade da escrita, assim como qualquer outra, demanda prática e revisão constantes.
A prática recorrente da escrita permite que o candidato se familiarize com o processo de construção textual, enquanto a revisão possibilita a identificação e correção de pontos de melhoria.
Revisando o próprio texto
A autonomia para revisar o próprio texto é uma habilidade valiosa que pode ser aperfeiçoada com técnicas específicas.
Desenvolver um olhar crítico sobre a própria escrita e entender como melhorar aspectos como coerência, coesão, e argumentação pode fazer uma diferença significativa na qualidade das redações.
Feedbacks e correções
O papel do feedback na evolução da escrita é indiscutível. Saber como absorver, interpretar e aplicar as correções e comentários recebidos de forma produtiva é uma estratégia que pode acelerar consideravelmente o progresso dos estudantes na direção de uma redação nota 1000.
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