Você sabe como planejar sua redação?
Todo texto precisa de planejamento antes da escrita. É muito pouco provável – mesmo para pessoas já habituadas com a escrita – que um texto sem planejamento saia totalmente bom. Por isso, antes de produzir sua redação, é muito importante que você se programe a respeito de seu texto.
Planejar um texto é elaborar – em tópicos ou em um pequeno resumo – o que você irá escrever.
Se você produzirá uma redação para o vestibular, um concursos ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é muito importante que você leve em conta, o tema, o gênero, a estrutura e os aspectos essenciais que irão compor seu texto.
Preparamos para você uma dica para planejar sua produção. Vamos fazer isso por um dos métodos mais simples: o esqueleto de redação.
Com ele, você saberá exatamente o que irá compor sua redação – não desviando do tema ou cometendo o erro de devanear com novas ideias na escrita de seu texto.
Saiba mais: Temas para Redação
O que é um esqueleto de redação?
O esqueleto da redação é uma organização em tópicos que compõe tudo o que será abordado em seu texto.
Com ele, você não se perde ou se esquece de seus argumentos e repertórios ao longo da escrita, pois já definiu como sua redação será organizada antes mesmo de escrevê-la.
Vamos pensar no Exame Nacional do Ensino Médio, em que o texto cobrado é o dissertativo-argumentativo.
A estrutura da redação ENEM deve ser: uma introdução (com a apresentação do tema e uma tese); dois parágrafos de desenvolvimento, que devem apresentar, além de algum repertório válido, cada um um argumento que contribua com a comprovação da tese; e uma conclusão que deve dispor de uma proposta de intervenção para os problemas abordados em seu texto.
Agora, imagine planejar tudo isso mentalmente e não se esquecer de nada no momento da escrita. Nossa memória não nos garante que lembraremos de tudo o que precisamos durante a escrita.
Por isso, além de estudar a estrutura da redação, os possíveis temas e repertórios para seu texto, é muito importante que você saiba como elaborar um esqueleto – isto é: um roteiro – para o momento da escrita da redação.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Como criar um esqueleto de redação? – Tema: Sustentabilidade Ambiental
Nada melhor para o aprendizado que a prática. O tema da sustentabilidade ambiental é cobrado com frequência em vestibulares e concursos, além disso, ele é um forte candidato para um tema de redação na prova do ENEM.
Vamos elaborar, passo a passo, um esqueleto de redação para o tema?
(Tema: Caminhos para a sustentabilidade ambiental no Brasil)
1° passo: introdução 🡪 estabelecer uma contextualização e uma tese.
Vamos supor que, para contextualizar o tema, usaremos um artigo da constituição. Ex: Art. 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
A partir disso, nossa tese pode ser a de que, apesar de ser um direito constitucional, a sustentabilidade ambiental ainda não é uma realidade no Brasil.
2° passo: desenvolvimento 🡪 estabelecer os argumentos que são desenvolvidos ao longo da redação para defender nossa tese.
Podemos apontar que a sustentabilidade não se configura como uma realidade brasileira, por conta do consumo desenfreado da população (argumento 1) e, também, da negligência estatal quanto ao cuidado com o meio ambiente (argumento 2).
Usaremos como repertório para relacionar com o argumento 1, Zygmunt Bauman, que aponta, em seu livro Vida para Consumo, que: “Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria”.
E, para relacionar com o argumento 2, usaremos como repertório a pesquisa do Índice de Desenvolvimento Ambiental, realizada pelas universidades de Columbia e Yale, que aponta o Brasil como o oitavo pior país do mundo em emissão de gases do efeito estufa.
3° passo: conclusão 🡪 estabelecer uma conclusão para o texto – para caso da redação do ENEM, por exemplo, devemos estabelecer uma proposta de intervenção que contemple cinco aspectos para a resolução dos problemas apontados pela redação: uma ação, um agente, um meio, uma finalidade, e um detalhamento acerca de um dos cinco itens.
Assim poderíamos estabelecer para nossa redação.
Campanhas governamentais a respeito do refreamento do consumo como a ação dessa proposta; o poder público como agente da realização dessa ação; os ministérios do poder público envolvidos na ação – como Ministério do Meio Ambiente – como o detalhamento; a mídia como meio de veiculação dessas campanhas, ou seja, como o meio de realização essa proposta; a consciência ambiental da população e a atuação governamental como finalidade.
Nosso esqueleto de redação ficaria da seguinte maneira:
Caminhos para a sustentabilidade ambiental no Brasil
- Introdução:
Contextualização 🡪 Art. 225. “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
Tese: 🡪 Apesar deste ser um direito constitucional, a sustentabilidade ambiental ainda não é uma realidade no Brasil.
- Desenvolvimento
Argumento 1 🡪 Consumo desenfreado da população
Repertório do arg. 1 🡪 Zygmunt Bauman: “Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria”.
Argumento 2 🡪 Negligência estatal
Repertório do arg. 2 🡪 pesquisa de Índice de Desenvolvimento Ambiental.
- Conclusão
Agente: Poder Público
Detalhamento: Ministério do Meio Ambiente (detalhamento do poder público)
Ação: campanhas governamentais
Meio: mídia
Finalidade: consciência ambiental da população e a atuação governamental.
Lembre ainda que você deve levar em média 10 a 15 minutos para pensar e elaborar esse esqueleto – não ultrapasse esse tempo para não perder tempo na hora de escrever o texto.
Agora, por que não aproveitar esse esqueleto para produzir uma redação e treinar o tema?
Gostou desse post? Nos acompanhe para mais dicas de redação. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023