Segundo o portal de notícias G1, 6 a cada 10 brasileiros já viram pessoas negras sendo discriminadas em locais comerciais. O racismo é uma questão estrutural e histórica latente em nossa sociedade.
A situação de racismo se revela desde situações muito sutis – o que é uma oportunidade para que muitas pessoas neguem sua existência – até situações que chegam a causar a morte de diversos indivíduos.
Você saberia discutir esse tema? Saberia escrever uma redação sobre racismo? Esse é um tema para nos aprofundarmos mais que somente em momentos em que precisamos produzir uma redação para o vestibular.
Há uma frase bastante famosa da filósofa americana Ângela Davis que nos diz que “Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.
Se esse ainda é um tema difícil de ser debatido por você, estudá-lo para o vestibular pode ser uma oportunidade para compreender o racismo em nossa sociedade, em nosso dia a dia e em pequenas atitudes que talvez reproduzam sem perceber.
Saiba mais: Temas para Redação
O que é preciso levar em conta em uma redação sobre o racismo
O primeiro passo é apresentar o problema. Para isso, é preciso que você tenha um bom conhecimento do tema.
Segundo o Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa Michaelis, o racismo se configura como:
“Teoria ou crença que estabelece uma hierarquia entre as raças (etnias); Doutrina que fundamenta o direito de uma raça, vista como pura e superior, de dominar outras; Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior; Atitude hostil em relação a certas categorias de indivíduos.”
É importante que você saiba que muitas crenças estão enraizadas em nossa sociedade como fundamentos da dominação entre povos.
Nesse sentido, por mais que as pessoas não tenham coragem de levar a mão e dizer que são racistas, muitos atos, falas, pensamentos e crenças – que foram naturalizadas com o tempo – possuem o caráter racista.
Por isso, em sua redação, apresente essa questão – aborde o caráter estrutural e histórico do racismo.
Para que você aprenda e se aprofunde no tema, separamos alguns repertórios que debatem a questão do racismo no Brasil:
- Mulheres, Raça e Classe (1981) – Ângela Davis, filósofa e teórica feminista, reúne nesse livro ensaios que debatem a relação das opressões de gênero, raça e classe.
- Pequeno Manual Antirracista (2019) – Djamila Ribeiro discute nesse pequeno em tamanho, mas gigantesco em significado manual antirracista as origens do racismo e como combate-lo. Este é um material incrível para compreender o racismo no Brasil.
- Kbela (2015) – esse filme, que tem a direção de Yasmin Thayná, trata, com um olhar bastante delicado e sensível, às experiências do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Estabeleça argumentos consistentes sobre o tema
Você pode estabelecer um encadeamento de seus argumentos ao longo da introdução e aprofundá-los ao longo do texto. O mais importante é que o ponto de vista sobre o tema seja sustentado por esses argumentos. Para exemplificar, separamos o seguinte esquema para você:
Vamos supor que a tese estabelecida por seu texto é a de que “o racismo é um problema social no Brasil”. Você pode sustentar esse posicionamento – sua tese – de muitas maneiras. Vejas alguns argumentos:
- o racismo é um problema social no Brasil 🡪 (arg.1) advindo da perpetuação da violência social; e (arg.2) reforçado pelo descaso da população atual com a questão.
- o racismo é um problema social no Brasil 🡪 (arg.1) que infringe e segrega a cultura negra; e (arg.2) é perpetuado pelo descaso governamental.
- o racismo é um problema social no Brasil 🡪 (arg.1) por conta da insuficiência de medidas públicas para a mitigação do problema; (arg.2) o que tem como consequência violência e desigualdade social.
Como sustentar a argumentação sobre o racismo
Sejam quais forem os argumentos utilizados para debater a questão do racismo, é muito importante que você os sustente por meio da de uma argumentação coerente. Para isso, você pode usar alguns recursos argumentativos.
Veja quais são eles:
- Exemplificação – você pode exemplificar casos atuais de conhecimento público para mostrar como o que você está apontando acontece na prática.
- Alusões históricas – recorrer a História é um ótimo recurso para mostrar como o racismo é uma questão estrutural.
- Dados estatísticos – dados sobre o racismo são fáceis de achar, isso porque, infelizmente, essa é uma questão bastante preocupante. Para consegui-los você pode acompanhar notícias e sites de jornalismo – eles se configuram como um ótimo recurso argumentativo.
Como toda essa discussão sobre o racismo, que tal aproveitar para produzir uma redação sobre o tema e treinar para o vestibular?
Escrever é uma das melhores formas para a consolidação de conhecimento, e, somente treinando, você saberá o quão preparado está para debater o assunto.
Acompanhe nossos artigos para mais dicas de redação. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023