Como escrever uma redação sobre Obsolescência Programada

Você sabe o que é Obsolescência Programada?

Se esse nome que você não sabe o que significada te assustou, você está no lugar certo.

Explicaremos exatamente do que se trata e como tratar o assunto em sua redação de prova de vestibular, concurso ou no Exame Nacional do Ensino Médio.

Esse é um tema que tem relação direta às relações de compra e consumo incentivadas para sociedade contemporânea moderna.

As demandas do sistema capitalista são movidas pelo consumo e precisam fazer de tudo para que as pessoas se interessem por suas inovações e as comprem.

Para pensar em obsolescência programada, faremos duas perguntas que  podem servir como nosso ponto de partida:

1°) Quanto tempo, em média, dura um aparelho celular hoje em dia?

2°) Quanto tempo duraram os primeiros celulares?

Se você já realizou uma pesquisa, provavelmente descobriu que um celular atual tem em média três anos de bom desempenho para uso.

Muitos aparelhos não chegam nem a isso.

Antigamente, um aparelho celular durava de seis a oito anos – pode perguntar para seus pais ou avós! (risos).

Brincadeiras à parte.

Estamos refletindo sobre isso, pois a obsolescência programada tem tudo a ver com o processo de decadência dos aparelhos tecnológicos.

Esse é um tema muito atual e pertinente para a cobrança em provas de vestibular.

Veja agora o que é exatamente obsolescência programada e como ela pode ser tema de uma prova de redação.

Saiba mais: Temas Para Redação

O que é obsolescência programada?

A obsolescência programada também pode ser conhecida como obsolescência planejada.

Ela se configura com a programação da decadência de um aparelho eletrônico.

É muito claro que as pessoas não compram um smartphone, por exemplo, e esperam que ele dure por dez anos, mesmo que esse seja bem cuidado.

Assim, celulares, computadores, câmeras, televisores, impressoras e outros aparelhos eletrônicos possuem um tempo de vida útil que obriga que os indivíduos estejam sempre consumindo as novas tecnologias.

Algumas das consequências desse fenômeno são o consumo desenfreado, o aumento do lixo eletrônico, contaminação ambiental causada pela tecnologia descartada, insatisfação permanente dos consumidores, superexploração de recursos e matérias-primas que constituem os aparelhos eletrônicos.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Assim, veja quais poderiam ser as propostas de redação nesses casos:

·        Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Obsolescência programada e consumo desenfreado no Brasil – consequências de uma sociedade capitalista”.

·        Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “As consequências ambientais causadas pelo descarte do lixo eletrônico – um problema causado pela Obsolescência Programada”.

·        Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A contaminação do solo brasileiro como uma consequência das relações de consumo contemporâneas”.

·         Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Exploração de matérias-primas no Brasil: a obsolescência programada e os direitos ambientais no país “.

Que tal aproveitar para elaborar um texto sobre pelo menos alguma dessas propostas?

Alcançar uma boa nota depende de treino também.

Somente assim, você poderá identificar suas demandas e dificuldades tanto a respeito do gênero dissertativo argumentativo quanto a respeito da temática que envolve a obsolescência programada.

Repertórios para aprofundar o tema

è A Conspiração da Lâmpada (2010) – Esse documentário conta a história muito interessante de como, em 1920, um grupo de empresários percebeu que quanto mais seus produtos durarem, menos eles lucravam, o que os fez decidir reduzir o tempo de vida útil do que produziam a fim de aumentar as vendas.

è A História secreta da obsolescência programada (2010) – Esse outro documentário de mesmo ano debate as relações de mercado por trás da diminuição do tempo de duração das coisas que consumimos.

A obra, que está disponível no Youtube, discute como as empresas se propõem a fabricar e distribuir produtos de forma que eles se tornam rapidamente obsoletos, a fim de obrigar o consumidor a sempre comprar o lamento da nova geração de produtos.

è A História das Coisas (2007) – Esse documentário animado e facilmente encontrado na internet trata a trajetória de nossa construção como sociedade, que se baseia – segundo a obra – em abusos, exageros, desperdício e saturação.

A animação trata desde a exploração das matérias primas até a venda dos produtos e como isso afeta o nosso meio ambiente.

è Happiness (2017) – Esse curta-metragem, de Steve Cutts, não trata exatamente da Obsolescência Programada, mas pode se relacionar muito bem com o tema.

Ele discute a busca incessante da felicidade por meio de hábitos consumistas.

Nele, é possível refletir sobre o acúmulo de bens associado ao sucesso.

Essa animação se configura como um ótimo repertório para discutir o consumismo na sociedade contemporânea.

A questão da obsolescência programada está longe de ser um tema fácil de ser debatido, mas, com estudo para aprofundá-lo, é possível debatê-lo sem medo.

Não deixe de aproveitar os novos conhecimentos para escrever uma redação e colocá-los em prática.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário