Você sabe quais são os efeitos dos desastres ambientais?
Um desastre ambiental pode ser tanto natural quanto um resultado de ações humanas no meio ambiente.
Mesmo assim, quando discutimos essa questão devemos voltar nossa atenção principalmente para as interferências do ser humano.
Você saberia como discutir esse tema?
Se não, preparamos a análise de uma redação sobre as “Consequências da negligência com o meio ambiente em questão no Brasil” para que você saiba exatamente como discutir e argumentar acerca do assunto.
Saiba mais: Temas Para Redação
Análise de redação nota máxima
Tema: Consequências da negligência com o meio ambiente em questão no Brasil
A obra expressionista “Woman Crying”, de Cândido Portinari, artista brasileiro, retrata a angústia e o tormento no semblante da persona representada no quadro.
Análoga a sua ideia, encontram-se as questões ambientais do cenário brasileiro, uma vez que, o sucateamento do meio ambiente é perene no país [1].
Dito isso, é crucial que haja a análise dos ocasionadores de tal estorvo.
Em uma primeira análise, é indispensável destacar que a preservação ambiental não é priorizada no Brasil. Nesse sentido, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “Lira Itabirana”, retrata o descaso cujo meio ambiente é tratado em função dos ganhos lucrativos [2].
Fora da obra, a realidade não é divergente, já que, no Brasil, o estorvo financeiro é sobressalente às consequências a longo prazo [3], como, por exemplo, os danos ambientais.
Diante disso, é indubitável a ação de agentes interventores.
Em uma segunda análise, consequência dessa negligência é a reação negativa do meio ambiente em forma de desastres e catástrofes [4].
Nesse contexto, o escritor brasileiro Graciliano Ramos, em sua obra “Vidas Secas”, retrata em sua narrativa como as mudanças climáticas acarretam miséria e desolação.
Nesse mesmo viés, seguindo a lógica do escritor, no factual, os descuidos ambientais são geradores de alterações climáticas maléficas [5], tais como a ausência ou presença demasiada de chuvas, o que ocasiona desastres ecológicos, exemplificadores da miséria e desolação.
Diante desses fatos, a alteração de tal realidade se torna inadiável.
Diante dos fatos supramencionados, fica evidente que a displicência ambiental deve ser reparada com iminência.
[6] Para que isso ocorra (finalidade), é dever do Ministério do Meio Ambiente (agente) a promoção de medidas que viabilizem e garantam a consciência ecológica da população (ação/intervenção).
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Isso deve ser feito por meio da implementação de políticas de governança ambiental, social e corporativa (meios de realização) – que visam o comprometimento com melhores práticas ambientais (detalhamentos) – às empresas.
Ademais, a fiscalização do cumprimento deve ocorrer a fim de ampliar a preservação ambiental.
Desse modo, as emoções negativas retratadas por Portinari se limitarão ao plano artístico.
[1] Tese: essa tese muito bem elaborada afirma que, análoga à ideia expressionista da obra de Candido Portinari (uma obra caótica) encontram as questões ambientais no cenário brasileiro.
Essa relação fica muito bem feita e a tese aponta para um caminho que pode ser facilmente defendido com exemplos e questões da realizada acerca do cenário ambiental do Brasil – um cenário sucateado, como afirma o primeiro parágrafo.
[2] Já abordamos em muito artigo a importância de um repertório para relacionar ao argumento e destacar os conhecimentos de mundo do produtor do texto.
Nesse sentido, o repertório usado e legitimado aqui é um poema de Carlos Drummond de Andrade, que retrata um meio ambiente destruído em função dos ganhos lucrativos (veja como essa questão retoma a tese expressa nesse texto).
Nesse mesmo sentido do poema, [3] na contemporaneidade, as questões financeiras também sobressaem a consequências ambientais.
[4] O segundo parágrafo de desenvolvimento é muito pertinente pois ele contempla o que é exigido pelo tema: as consequências da negligência com o meio ambiente.
Entre elas nesse contexto, estão: “a ausência ou presença demasiada de chuvas, o que ocasiona desastres ecológicos, exemplificadores da miséria e desolação” – o que é bem exemplificado na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que foi muito bem contemplado pela argumentação e temática.
[5] Comentário: Neste parágrafo de conclusão, marcamos cada um dos elementos necessários em uma conclusão para que você saiba exatamente o que deles estar presente em sua proposta de intervenção.
Gostou dessa análise?
Que tal aproveitar para produzir sua própria redação? Lembre-se que a escrita é um exercício que se melhora por meio da prática.
Acompanhe nosso blog para mais conteúdo de redação, temos mais de 100 temas com discussões gratuitas disponíveis para você estudar.
Vem com a gente!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023