Tema para Redação: Fake News (Dicas e Análise)

Notícias falsas ou Fake News – o termo em inglês – se configura como a distribuição deliberada de informações falsas com o intuito de gerar desinformação à população, misturando notícias corretas e erradas, gerando desespero e alienando a sociedade por meio da alteração de fatos.

Esse fenômeno, que você já deve conhecer, se disseminou no Brasil e no mundo inteiro através dos veículos de informação – os principais deles: a internet e as redes sociais.

Sendo esse um assunto tão em alta, você já pensou em como ele pode ser cobrado em sua prova de vestibular?

Esse é um tema que já foi cobrado em questões tanto de vestibulares quanto do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas, para além disso, ele é um forte candidato para as provas de redação.

Saiba mais: Temas para Redação

Recortes sobre o tema Fake News

É pouco provável que sua prova de redação exija de você uma redação sob o seguinte comando “produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema fake News”.

O mais comum é que sua prova indique um recorte para que você produza uma redação. Veja algumas possibilidades para que você estude e aproveite para escrever sobre tema:

·   Fake News e eleições: impacto de notícias falsas sobre a escolha de candidatos;

·   A disseminação da desinformação na sociedade Brasileira;

·   Os perigos da Fake News na formação do cidadão;

·   Fake News e saúde mental no Brasil.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Cada recorte te aponta um caminho de discussão.

Nesse sentido, é muito importante que você saiba e estude sobre os principais impactos das notícias falsas na sociedade.

Entre eles estão: ameaças a questões de saúde pública – foi o caso das falsas notícias disseminadas durante toda a pandemia de Covid19; aumento da intolerância e do preconceito – mentiras sobre minorias espalhadas nas redes sociais aumentam o ódio e a marginalização contra elas; incitações de ódio – o ódio incitado por meio de notícias falsa em redes sociais também pode se transpor para atitudes violentas na vida real.

Análise deu uma introdução sobre Fake News

Para que você compreenda como produzir uma redação sobre Fake New, elaboramos a análise sobre uma introdução de um texto dissertativo acerca do tema.

Quadro onde mostra uma lupa enfatizando a palavra falke news

(Proposta: produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Os perigos da Fake News na era da informação”).

[Contextualização]: René Descartes – filósofo, físico e matemático francês da Idade Moderna – afirmou que para se alcançar a verdade era necessário analisar, duvidar e sistematizar a proposição.

Na atualidade, as informações que são disseminadas e compartilhadas poucas vezes são filtradas pela análise. [Tese]:  Assim, as redes sociais e os meios de comunicação virtuais potencializam o compartilhamento de notícias falsas, [Argumentos]:  contribuindo com a desinformação, que tem como consequências o caos social.

Veja como esse parágrafo de introdução inicia como uma ótima alusão a um pensamento da filosofia com René Descartes.

Descartes é previsto para ser estudado nas disciplinas de ciências humanas durante o Ensino Médio.

Essa é uma ótima oportunidade para que você aprenda que nem só de citações prontas viverá o vestibulando. Durante a escrita de seus textos procure por conteúdos e conhecimento estudados e consolidados na escola.

A História, a Filosofia, a Sociologia e a Literatura contribuem como ótimos repertórios para a escrita do texto dissertativo-argumentativo.

Relacionando o repertório à atualidade, essa introdução aponta que, contemporaneamente, as pessoas não julgam e analisam as informações que recebem e, por isso, as mídias sociais são potencializadoras da disseminação da desinformação – a tese da redação.

Como argumentos a serem desenvolvidos, essa introdução indica que a situação contribui com a desinformação, o que gera, como consequência, o caos social. Essas duas questões podem ser debatidas em dois parágrafos diferentes.

A primeira em um primeiro parágrafo de envolvimento, que pode apontar como os meios de comunicação contribuem com a desinformação, e a segunda, no segundo parágrafo de desenvolvimento, pode destacar exemplos do caos social – exemplos: força aos movimentos antivacina, golpes, descredibilização da ciência.

Agora você pode aproveitar essa introdução para desenvolver a dissertação de maneira completa.

Já discutimos a introdução e indicamos alguns caminhos para a argumentação no desenvolvimento. Algumas dicas para resolver a questão podem ser:

·   Procurar fontes confiáveis de compartilhamento da notícia;

·   Campanhas governamentais que indiquem caminhos para que os indivíduos da sociedade identifiquem a notícia falsa;

·   Cobrar medidas punitivas para os criadores de notícias falsas. Gostou desta análise de conteúdo? As Fake News são um tema muito pertinente a provas de vestibular.

Acompanhe nossos posts para mais dicas e temas de redação. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário