A desigualdade pode abarcar uma grande variedade de tópicos.
A sociedade brasileira é marcada por diversas desigualdades, como a desigualdade de gênero, desigualdade racial e a desigualdade social – a que vamos discutir aqui.
A desigualdade social se faz presente em todos os países do mundo. Entretanto, um relatório sobre a riqueza global, emitido pelo banco Credit Suisse em 2021, aponta o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo.
Trouxemos alguns caminhos a seguir para produzir uma boa redação sobre o tema.
O que abordar em uma redação sobre desigualdade social?
Escrever redação sobre esse tema é apontar para a realidade de muitos brasileiros subjugados às consequências da desigualdade social, que, na grande maioria das vezes, não permite mobilidade social.
Isso quer dizer que apenas uma parcela muito pequena de pessoas que nasceram em uma determinada classe social migraram para melhores condições de vida. Isso porque quanto mais baixas a classe social de uma pessoa, menos oportunidade de trabalho, de estudo, de alimentação, entre outros requisitos básicos para o bem-estar em uma sociedade, ela tem.
Além disso, a desigualdade também se configura como um descaso governamental. Ela escancara que muitos direitos constitucionais não são garantidos à parcela mais pobre do país.
Veja alguns direitos garantidos pela Constituição de 1998 que são descumpridos frequentemente:
Artigo 23° à “Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego.”
Art. 205 à “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Art. 6º à “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
Quando esses direitos de dignidade humana são negados é sinal de que o Estado, o responsável por garanti-los, não tem cumprido seu papel.
Esse é argumento muito pertinente para sua redação.
Além disso, você também pode abordar na argumentação de sua redação as consequências desse problema. Entre eles é possível destacar:
1. Altos índices de desemprego – segundo o G20, 8,9% dos brasileiros se encontram desempregados. Essa taxa chegou a 13,1% em 2021.
2. Fome e desnutrição – em 2022º Brasil voltou para Mapa da Fome; segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 61 milhões de brasileiros enfrentam dificuldades para se alimentar (situação de insegurança alimentar) e 15 milhões deles passam fome (dados correspondentes a 2021).
3. Aumento da criminalidade e violência – a falta de trabalho de dignidade básica também é uma grande influenciadora no aumento da violência. De acordo com o ranking da UNODC – o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – o Brasil ocupa a posição de 8° país mais violento no mundo.
Saiba mais: Tema de Redação
Para compreender mais sobre a temática da desigualdade
Para compreender mais sobre o tema da desigualdade social, separamos alguns repertórios para você aprofundar seu senso crítico a respeito desse problema social.
· Cidade de Deus (2002) – mostra como o tráfico de drogas – julgado pela sociedade – é altamente influenciado pela questão estrutural da falta de oportunidades da desigualdade social.
· Parasita (2019) – esse filme, ganhador do Oscar 2020, mostra a realidade de duas famílias de uma sociedade enormemente desigual. O enredo mostra como o sistema capitalista, em crise, aponta para uma crise social insustentável.
· Que horas ela volta? (2015) – esse longa metragem muito aclamado do Brasil aborda a desigualdade a partir da relação entre uma empregada doméstica e seus patrões.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Algumas opções para amenizar o problema
Talvez seja um pouco difícil sugerir soluções que venham extinguir a desigualdades sociais no Brasil. Entretanto, algumas medidas podem amenizar a questão. Destacamos algumas:
1. Redistribuição de renda – isso não quer dizer que governo tomará a renda, a casa ou o carro de sua família para dividir com outras pessoas – nada disso! – a redistribuição de renda visa grandes fortunas. Atualmente, 0,2% da população do Brasil concentra 17% de toda a riqueza do país – R$52,2 milhões.
2. Acesso à educação – a educação abre muitas portas. Educação de qualidade deve ser um investimento público para a superação de desigualdades. O acesso à educação não se resume apenas ao curso da educação básica (Ensino Fundamental e Médio), ela deve visar a oportunidade ao ensino profissionalizante, técnico e superior.
Para além do acesso, é preciso políticas públicas de permanência de estudo que garantam o necessário ao indivíduo durante sua profissionalização.
3. Investimento público na qualificação de mão de obra – esse investimento gera mais qualificação para que as pessoas possam alcançar empregos dignos e se autossustentar.
Já pensou que a desigualdade social pode ser o tema de sua redação de vestibular? Esperamos ter contribuído com essa discussão.
Aproveite os dados, repertórios e argumentos para produzir um texto sobre o tema e treinar a escrita para a prova.
Acompanhe nosso conteúdo para mais dicas de temas. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023