Tema para Redação: Drogas (Dicas e Análise)

A temática das drogas é bastante polêmica no mundo inteiro, principalmente por conta das discussões e contestações sobre a liberação ou proibição de substâncias entorpecentes.

Se esse fosse o tema da redação de seu vestibular, você saberia discuti-lo?

Além disso, é muito importante que, caso as drogas façam parte da temática exigida pelo vestibular o qual você está prestando, você saiba interpretar o tema corretamente para discuti-lo.

Saiba que esse é um tema que permite diversos recortes, e você precisa se atentar ao que está sendo pedido para não tangenciar o tema.

O tema das drogas pode, por exemplo, pedir para que você discuta “O problema do uso de drogas na adolescência”, o que será bastante diferente da discussão que você estabelecerá se o tema for “Os desafios da falta de discussão acerca para a legalização das drogas” ou “As consequências do avanço das drogas no Brasil”.

Em todos os casos é preciso que você esteja atento às discussões atuais sobre o assunto.

Quadro mostrando um homem de cabeça abaixada em uma mesa e sobre a mesa drogas

Por isso, preparamos algumas atualizações, argumentos e dicas sobre o assunto para que você garanta uma boa nota caso esse seja o tema da redação do vestibular prestado.

Saiba mais: Temas para Redação

Como abordar o tema – dois lados de uma mesma moeda

Uma especificidade desse tema, e o que o torna polêmico, é a controvérsia que ele atinge.

Caso o recorte não seja totalmente negativo – veja que o “Uso de drogas por adolescentes”, como abordamos, é um tema que tende ao negativo, pois, seja qual for o contexto, o contato com de menores de idade com substâncias narcóticas é um problema – mostre que para você é claro que esse tema é uma moeda com dois lados bastante diferentes.

Vamos mostrar isso na prática. Veja a introdução de uma redação sobre tema “A questão das drogas no Brasil”:

Segundo o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas – LENAD – em 2012, o Brasil era o segundo maior consumidor de cocaína e seus derivados no mundo. 

Atualmente, uma realidade semelhante ainda se estabelece no país: o uso de drogas ainda é popular, causando problemas na saúde e na segurança brasileiras[1], não somente por conta da falta de fiscalização e combate acerca do uso e do tráfico de drogas[2], mas também pela ausência de debates sobre a proibição e legalização dos entorpecentes[3].

Essa é uma introdução que aponta uma tese[1] e, em seguida, indica quais serão os argumentos percorridos para defendê-la.

A tese aqui é a de que, assim como apontava o dado de 2012, o uso drogas ainda é uma questão no Brasil, causando problemas referentes à saúde e à segurança do país.

Logo depois, essa introdução nos aponta o porquê dessa questão ainda se fazer presente causando esses problemas: o primeiro motivo é a falta de fiscalização e combate ao uso e ao tráfico[2]; o segundo é a ausência de debates sobre a proibição e a legalização das drogas[3].

Observe que essa introdução abre o diálogo para duas faces do problema brasileiro do alto consumo de drogas.

Esses dois argumentos – que são os motivos de infortúnios na saúde e na segurança brasileiras em vista das drogas – devem ser desenvolvidos nos parágrafos de desenvolvimento.

Assim, o primeiro parágrafo de desenvolvimento poderá mostrar como a fiscalização sobre as drogas é pouco eficiente, e, assim, o acesso a traficantes e entorpecentes é facilitado no Brasil – o que contribui com o vício de indivíduos de todas as idades, compromete a saúde da população e aumenta a criminalidade e ocorrência de pequenos furtos e roubos, gerando falta de segurança.

Por outro lado, o argumento acerca da ausência de debates sobre as políticas de liberação ou proibição do uso de drogas permite que o segundo parágrafo de desenvolvimento discuta acerca de como a proibição das drogas provoca o encarceramento em massa de usuários e traficantes, agravando a criminalização estereotipada de jovens negros – desencadeando uma sociedade violenta e pouco capaz de controlar o tráfico e o uso.

Assim, o vestibulando demonstrará que tem consciência de que o cenário de consumo de entorpecentes no Brasil é bastante delicado, merecendo análises e discussões.

Para além, políticas de cuidado e intenção à conjuntura atual também são muito importantes.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Para conhecer mais sobre a temática das drogas no Brasil

Para saber e se aprofundar acerca da questão das drogas no brasil, você pode procurar por filmes, livros, documentários, canções e outros repertórios que discutam o tema.

Algumas sugestões:

  • Documentário: Estado de proibição (2019) – traz mulheres que desafiam a lei brasileira para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos e, ao mesmo tempo, mulheres que perderam seu para a guerra às drogas.
  • Filme: Cidade de Deus (2002) – mostra como a questão das drogas está fortemente relacionada à desigualdade social, à violência e à corrupção policial.
  • Curta-metragem: Crack, repensar (2015) – aborda dependência, encarceramento e internação compulsória.

Ficou claro como esse é um assunto pertinente e importante?

Não deixe de buscar sobre esse tema para compreender e aprofundar seus argumentos de maneira crítica.

Acompanhe nossos posts para se atualizar acerca de temáticas atuais e de relevância social para suas redações de vestibular. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário