A cultura do cancelamento é o nome dado ao que se configura a um linchamento virtual.
Quem acompanha as redes sociais sabe que esse é um fenômeno recorrente quando algum influencer ou pessoa pública toma uma atitude ou reproduz algum comportamento ou fala mal visto pela sociedade.
Assim, a pessoa que sofre com o cancelamento é boicotada nas redes sociais com o fim de que essa se retrate a respeito de seu comportamento julgado.
Esse é um tema atual e bastante propício a temas de redação, pois, para além de um fenômeno ele tem se configurado como um problema social.
Nesse sentido, preparamos algumas informações para que você, que está se preparando para o vestibular, saiba como discutir e argumentar sobre a cultura do cancelamento.
Saiba mais: Temas para Redação
Como surgiu a cultura do cancelamento
Para contextualizar o tema e tirar uma boa nota na redação é preciso que você saiba como surgiu esse fenômeno.
O repúdio a pessoas por comportamentos desrespeitosos sempre existiu. Entretanto, a internet é um lugar onde esse boicote ganha espaço e liberdade, por seu caráter de “terra sem lei”.
Com a ascensão e uso frequente das redes sociais, o movimento do cancelamento começou a ganhar força e se popularizar no ano de 2017. A proposta inicial – bem intencionada e justificável – era a de chamar atenção para situações e relatos de abuso sexual e assédio.
A intenção era cobrar mudanças e justiça para tais casos. O movimento também começou a apoiar e abarcar outras minorias e repudiar comportamentos machistas, sexistas, homofóbicos, xenofóbicos e demais preconceitos.
Com o movimento do cancelamento surge também o fortalecimento de um ciberativismo.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Quais as consequências da cultura do cancelamento – argumentos
Para argumentar e discutir acerca da cultura dos cancelamentos é importante saber que existem pessoas a favor – caso contrário, não haveria um grupo tão grande de pessoas cancelando umas às outras nas redes sociais – e contra ela.
É importante que nas redações do Enem e dos vestibulares em geral, você evite ser agressivo e sempre respeite os direitos humanos.
Vimos que o fortalecimento da cultura e o hábito de cancelar pessoas na internet se deu a partir de cobranças por respeito e justiça e repúdio a comportamentos preconceituosos imorais.
Por isso, separamos alguns pontos positivos e outros negativos a respeito desse fenômeno para que você reflita sobre ele e chegue a suas próprias conclusões a respeito de seu posicionamento na escrita de seu texto.
· Argumentos a favor do cancelamento:
Se configura como uma forma de cobrança a quem se manifesta com atitudes preconceituosas e contra os direitos de outras pessoas;
Aponta para questões de intolerância e preconceito manifestas na sociedade que não devem ser aceitas em nenhum espaço – seja ele virtual ou físico;
Dá espaço e lugar de fala a grupos que sempre foram marginalizados pela sociedade.
· Argumentos contra o cancelamento:
O cancelamento exige retratação, mas poucas vezes gera efeitos reais;
A cultura do cancelamento muito muitas vezes se torna um linchamento que incita o ódio contra a pessoa cancelada – o que não é a melhor maneira de realizar justiça;
As retratações, muitas vezes, podem não acarretar mudanças de reflexão ou pensamento, visto que podem ser feitas em vista da pressão do boicote;
A internet pode ser um lugar muito perigoso. Nas redes sociais, as ofensas, os xingamentos e o ódio se tornam muito mais agressivos, o que pode acarretar outros crimes.
Como amenizar esse problema
Extinguir a cultura do cancelamento ou apontar saídas que resolverão a questão do ódio disseminado na internet é quase impossível.
Por isso, em sua redação, você deve procurar apontar caminhos para amenizar o problema.
Em provas como a do ENEM, em que a redação exige uma proposta de intervenção, você pode trazer soluções que procurem atenuar as consequências e diminuir a violência e agressividade nas redes sociais.
Veja alguns exemplos:
· Promoção de diálogo a respeito do problema;
· Punição adequada para crimes de ódio que ocorrem na internet – cibercrimes;
· Notificação e exclusão, por parte da própria rede social, de conteúdos que manifestam preconceito, machismo, sexismo, homofobia etc.
Alguns repertórios para usar em sua redação sobre a cultura do cancelamento
· Série Control Z (2020) – a série, que ficou muito famosa no streaming da Netflix, aborda as consequências do cancelamento e da exposição exagerada de intimidades nas redes sociais.
· Black Mirror – Episódio: Queda Livre (3ª temporada) – o episódio mostra, em uma sociedade distópica, cidadãos que vivem a base de like a avaliações, onde avaliações ruins a respeito do comportamento das pessoas podem ser muito perigosas.
Gostou desse conteúdo? Que tal aproveitar o discutido aqui e produzir uma redação sobre o tema.
Acompanhe nossos posts para aprofundar seus conhecimentos sobre possíveis temas de redação. Bom estudo!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023