A mobilidade urbana é um tema muito discutido nos últimos tempos. A expansão das grandes cidades tornou a questão do trânsito entre os espaços urbanos uma temática que se relaciona a aspectos sociais, ambientais e políticos.
Muitas apostas já foram feitas sobre a cobrança desse tema na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo.
Apesar dele ainda não ter sido cobrado, a probabilidade dessa ocorrência é bastante alta.
Outras provas de vestibulares já cobraram o tema. Além disso, ele é bastante frequente em questões que cobram conhecimento de geografia e humanidades, tanto em vestibulares específicos quanto no ENEM.
Hoje, indicaremos o caminho para uma nota máxima sobre Mobilidade urbana.
Saiba Mais: Tema para Redação
Conheça o tema e o conceito de Mobilidade Urbana
Uma das dicas mais importantes para produzir um texto é ter conhecimentos acerca do tema. Por isso, nesse caso é imprescindível que você conheça o conceito e a definição de mobilidade urbana.
De acordo com o Dicionários Online de Português, Mobilidade Urbana pode ser definida como: é o deslocamento de pessoas dentro da cidade – seja por meio de recursos de locomoção ou não.
Já de acordo com a Lei n° 12.587/14, art. 4, “Mobilidade urbana é conceituada como condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano”.
Ao entender do que se trata a Mobilidade Urbana você estará no caminho de construir um bom texto segundo recorte da redação – ex. “Os desafios da mobilidade urbana no Brasil”.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Reúna dados e repertórios
Para discutir um tema de redação é muito importante que você tenha dados, argumentos e alusões históricas sobre o tema – essas informações contribuirão com seu argumento.
A questão da mobilidade urbana conta com diversos dados estatísticos. Veja alguns deles:
- De acordo com dados da Organização Mundial da Indústria Automobilística (OICA), automóveis, veículos comerciais e transportes pesados já somam 1,215 bilhão de automóveis no mudo. Esse é um número que contribui com congestionamento e grandes vias – uma grande questão mobilidade urbana, que contribui, além disso, com degradações ambientais em todo o planeta.
- Segundo a urbanista e estudiosa da organização da infraestrutura de São Paulo Alejandra Maria Devecchi, o centro de São Paulo concentra 64% do estado, mas apenas 17% dos empregados são residentes da cidade – informação que nos mostra o quão importante é o investimento na organização da mobilidade urbana.
- Uma pesquisa divulgada no Summit Mobilidade Urbana – portal brasileiro de mobilidade urbana sustentável – em 2019, aponta que Brasileiros gastam 32 dias do ano no trânsito – uma consideração importante acerca de como o mundo atual necessita se locomover entre as cidades a ponto de gastar mais de um mês no trânsito, nos mostrando a pertinência de discussões sobre a temática.
Pense em argumentos
Para pensar sobre a mobilidade urbana, você deve se questionar acerca de quais são as questões que permeiam esse assunto.
Algumas inquisições para pesar e procurar acerca:
- Por que a mobilidade urbana é um desafio no Brasil?
- Quais as consequências da má gestão da mobilidade entre metrópoles brasileiras e as cidades que as rodeiam?
- Quais os resultados ambientais desencadeados pelos desafios da mobilidade urbana?
- Como a acessibilidade e o direito de ir e vir se relacionam com a gestão da mobilidade urbana?
Pense em como esses problemas poderiam ser resolvidos
Para além de argumentos sobre o tema é preciso saber como resolver as questões, os problemas e os infortúnios que se relacionam com os desafios da mobilidade.
Lembre-se que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige que seus participantes elaborem uma proposta de intervenção para os problemas levantados ao longo da redação – além disso, alguns outros vestibulares já têm feito a mesma exigência da proposta de solução.
Nesse sentido, algumas dicas para intervir nos desafios da mobilidade urbana: envolva ministérios públicos e ongs como agente da solução que você irá propor (ex. Ministério das Cidades e Ministério dos Transportes); proponha um melhor planejamento urbano como sua principal ação, mas aponte que o cuidado com as vias e construções e recursos de locomoção também são importes; detalhe que para além do planejamento é muito importante que acessibilidade à locomoção deve ser um dos pilares da mobilidade.
Para finalizar, é importante que você saiba que um dos principais caminhos para uma redação nota máxima é o treino.
É preciso escrever para saber suas dificuldades e o que você precisa melhorar e estudar mais. Por isso, que tal aproveitar essa discussão para produzir uma redação sobre o tema “Os desafios para a mobilidade urbana no Brasil”?
Gostou do conteúdo deste artigo? Acompanhe nossas postagens para mais dicas para alcançar sua nota máxima.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023