“Nós” é primeira pessoa, e dizem que não pode usar primeira pessoa na redação. Foi assim que você aprendeu? Vamos ver se te falaram a verdade sobre o uso de “nós” na redação…
Uma internauta, vestibulanda, comentou assim:
“vi em alguns vídeos no YouTube os professores pedindo para não usar nós na redação dissertativa, pois quando vc colocava nós, vc estava incluso na situação, implicitamente. Então, fiquei na dúvida sobre isso”.
Essa vestibulanda precisa entender 3 pontos (e você também):
1. Dissertação não proíbe nada.
Dissertação é qualquer texto (pode ser até poesia!) que tem sua posição sobre alguma coisa.
2. Pode-se usar primeira pessoa na redação dissertativa
Pois é, sempre é um susto para os alunos, mas a verdade é que não existe nenhum problema em usar “eu” (nem “nós”) na dissertação.
A menos que você não treine a dissertação e acabe falando de você, quando na verdade deveria falar o que você acha de um assunto!
(Cá entre nós, como você poderia dar a SUA opinião, se não pode usar “eu”, não é mesmo?)
3. Redação impessoal pode conter “nós”
Uma redação mais pessoal tem um envolvimento maior com o leitor, uma redação impessoal tem pouco ou nenhum envolvimento com o leitor. Tem dissertações impessoais e outras mais pessoais – você já deve ter notado isso; é uma escolha. E o organizador da prova pode decidir se naquela prova você deve ser impessoal ou pode ser pessoal.
Está entendendo? Ser pessoal ou impessoal não tem a ver com a dissertação, tem a ver com a escolha da banca organizadora da prova, ok?
E mais: essa decisão dele deve estar no edital, porque, se não estiver, você está livre para ser pessoal ou impessoal, como quiser. O organizador não pode cobrar o que não está no edital.
Se você quiser ser pessoal, o uso de “eu” ou verbos que indiquem essa primeira pessoa do singular é natural.
Agora, se você quiser ser impessoal, não use “eu”, nem verbos que indiquem primeira pessoa do singular.
“Nós” se refere a um grupo, por isso não indica que você estaria sendo muito pessoal. Então usar “nós” é perfeito se você quer uma dissertação impessoal.
Um grupo não é uma pessoa.
No caso do Enem, a exigência é de impessoalidade, portanto não use “eu”, mas use normalmente “nós” se quiser, como nesta redação nota 1000, cujas introdução e conclusão mostramos agora:
O verdadeiro preço de um brinquedo
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
(…)
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
(Carlos Eduardo Lopes Marciano, Rio de Janeiro)
Trocando em miúdos…
“Eu” tem um efeito, “nós” tem outro efeito, impessoalidade tem outro efeito… se o organizador não estabeleceu uma restrição, você está livre para escolher qual fica melhor em seu texto. Não existe o certo e o errado, existe o que fica melhor.
E o uso de “nós” e primeira pessoa do plural é muito bem vindo em muitos casos, porque mostra que o aluno se inclui no grupo do qual ele está falando! É mais elegante dizer “nós brasileiros somos” em vez de “os brasileiros são…”.
SE VOCÊ AINDA NÃO CONSEGUE ESCREVER UMA REDAÇÃO PERFEITA DENTRO DO TEMPO DA PROVA, ESTÁ NA HORA DE CONHECER O ÚNICO CURSO QUE FAZ ISSO POR VOCÊ:
CURSO EM VÍDEO + REDAÇÕES AVALIADAS
- Vem sido ou tem sido ou vem sendo?! - outubro 10, 2024
- Primeira pessoa no ENEM? Claro que pode! - setembro 23, 2024
- “Devo pular linha entre parágrafos?” - setembro 18, 2024