Adjetivos na escrita: Potencialize suas redações

Os adjetivos são palavras que usamos para descrever ou dar informações sobre algo ou alguém.

Ajudam a deixar o texto mais interessante, são como pinceladas de cor que deixam nossas palavras mais vivas e ajudam a transmitir nossas ideias de forma mais completa.

Mais do que saber as funções sintáticas (ou seja, os papéis gramaticais desempenhados pelas palavras em uma frase), é preciso conhecer as diferentes formas de utilizar os adjetivos para que essas palavras se tornem uma ferramenta poderosa em suas redações, sem comprometer a compreensão de seus textos.

Saiba mais: Erros mais comuns nas redações

#1 Mas, para que servem os adjetivos?

Para os estudantes que buscam uma redação nota mil, os adjetivos podem ser o facilitador desse objetivo.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso perceber que essas palavras não têm meramente a função de enfeitar o texto, mas sim de evidenciar possíveis posicionamentos de um autor.

Observe esse o títulos de notícias:

  1.  “Coreia do Norte precisa estar pronta para lançar contra-ataque nuclear [contra os EUA], diz Kim Jong Un”

(20/03/2023 às 08:42 – Jornal cnnbrasil.com.br)

O primeiro destaque que temos é “do norte” que chamamos de locução adjetiva (mania chata de prof. de português de colocar nome difícil, né?).

A locução é duas ou mais palavrinhas que tem o sentido de uma só, nesse caso, de um adjetivo.

Então, essa palavrinha especial, locução, ajuda a gente a entender melhor sobre qual Coreia estamos falando.

Isso é muito importante porque os dois países têm comportamentos bem diferentes, então saber qual deles o texto está falando é essencial nesse caso!

O segundo adjetivo marcado é “pronta”, que sugere a possibilidade de uma guerra entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, mas também deixando claro que só acontecerá se os EUA quiserem.

No entanto, a fala destacada no título cria uma sensação de ameaça. 

Em outras palavras, os adjetivos criam o tom da redação e são capazes de destacar informações importantes da argumentação usada pelo autor.

Quadro mostra uma mão escrevendo

#2 Adjetivos Descritivos vs. Adjetivos de Opinião

Nesse momento, quem está estudando para melhorar sua redação não precisa se apegar a funções sintáticas ou aos muitos tipos de adjetivos.

Aqui, o que você precisa entender é duas funções que o adjetivo pode ter na construção da sua redação: descritivo e de opinião.

Os adjetivos descritivos são usados para descrever e caracterizar algo, alguém ou alguma coisa. 

Enquanto os adjetivos de opinião expressam um valor atribuído pelo autor ou mesmo para destacar determinado argumento.

Preste atenção nesse trecho de um artigo de opinião intitulado “O mercado de trabalho não está pronto para atender às demandas da geração Z”:

a)   “[…] O movimento que a gente tá vendo no mercado de trabalho com a geração Z é parecido com o movimento que a gente vê em momentos de grandes rupturas estruturais de comportamentos sociais. […]”

(19/06/2023 às 22:35 – Jornal cnnbrasil.com.br)

O primeiro adjetivo destacado é “parecido” que consegue descrever asimilaridade entre o movimento no mercado de trabalho de jovens adultos da atualidade e alguns eventos históricos que romperam com padrões sociais como, por exemplo, a revolução industrial.

Ao mesmo tempo, o adjetivo “grandes” está deixando uma opinião sobre a importância e valorização para os movimentos sociais e enfatizando que o momento vivenciado agora pela Geração Z é tão importante quanto eles.

Fácil, não? Agora pra ficar ainda mais tranquilo de estudar, uma listinha com alguns adjetivos descritivos e opinativos comuns:

Adjetivos descritivos:

Bonito, inteligente, veloz, alto, confortável, saboroso, aconchegante, colorido

Adjetivos opinativos:

Maravilhoso, terrível, fascinante, injusto, incrível, desagradável, interessante, assustador, fantástico, surpreendente.


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#3 Utilizando adjetivo da forma correta

Embora os adjetivos possam ser úteis para enriquecer uma redação, é importante não exagerar no seu uso.

Encontrar o equilíbrio certo entre usar adjetivos suficientes para envolver o leitor, mas não tanto a ponto de sobrecarregar a história ou torná-la tendenciosa ou confusa. Olha só:

a)   “Essa nova geração pode ser definida como conectada e empoderada, composta por jovens maravilhosos, talentosos e ambiciosos, buscando um ambiente de trabalho dinâmico e flexível, sem abusos trabalhistas, em que possam expressar sua criatividade e ter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, pois muitas pesquisas respeitáveis deixam claro que o estresse causado pelo excesso de carga horária é a principal fonte dos problemas psíquicos das últimas gerações.”

O uso excessivo de adjetivos pode levar à falta de precisão e especificidade na descrição de algo.

Em “Pesquisas respeitáveis”, por exemplo, é utilizado um adjetivo que não diz absolutamente nada sobre que tipo de pesquisas o autor está falando, cria um sentimentalismo e perde a objetividade.

Portanto, como professora, recomendo evitar o uso de adjetivos tendenciosos que não acrescentam informações relevantes.

Por exemplo, mencionamos o termo “maravilhoso” no parágrafo. Esse termo é aplicado a diferentes contextos, como comida, amigo ou jovem, porém, ele é tão genérico que não fornece detalhes específicos sobre essas coisas.

Vamos ver como fica diferente…

b)   “Essa nova geração busca um ambiente de trabalho dinâmico e flexível, onde possam expressar sua criatividade e ter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

No entanto, muitas empresas ainda estão presas a estruturas tradicionais, que não acompanham as necessidades e expectativas dessa geração.”

Ao escrever a redação do ENEM, é muito importante escolhermos bem as palavras que usamos para argumentar e defender nosso ponto de vista.

Nesse contexto, o uso cuidadoso dos adjetivos é essencial para apoiar nossos argumentos de forma crítica.

Os adjetivos nos ajudam a expressar o que pensamos sobre o assunto, tornando nossas ideias mais fortes e convincentes.

#4 Como estudar o uso dos adjetivos na redação

Evite usar adjetivos clichês na sua escrita, pois eles podem tornar a linguagem monótona e sem vida.

Ao escolher adjetivos deve ter um propósito claro e ajudar a transmitir uma mensagem ou imagem específica para o leitor.

Não caia nos clichês!

Aqui estão alguns exemplos de adjetivos frequentemente utilizados em redações: Importante; interessante; inovador; significativo; essencial; valioso; eficaz; relevante; impressionante; impactante; fundamental.

Para melhorar a escrita, é essencial evitar repetir palavras e clichês, aqui estão algumas dicas de como superar esses problemas:

  1. Uma prática fundamental para isso é a leitura. Escrever bem não envolve apenas praticar a escrita, mas também envolve ler regularmente de diversos gêneros textuais.
  2. Assista filmes, séries e documentários anotando palavras que você costuma ouvir menos e criando frases com elas.
  3. Jogos como caça-palavras, palavras cruzadas e stop são muito úteis para ampliar o vocabulário e te fazer pensar sob pressão, você ainda pode inventar mais jogos!

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Dafne Dias

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