Uso inadequado de estrangeirismos

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O uso inadequado de estrangeirismos em redações de concursos e vestibulares tem se tornado uma preocupação recorrente nos últimos anos.

Embora a presença de palavras estrangeiras possa conferir um ar de sofisticação ao texto, é importante ressaltar que o seu uso excessivo ou descontextualizado pode comprometer a clareza e a qualidade da escrita.

Em primeiro lugar, é fundamental compreender que a língua portuguesa é rica e possui um vasto vocabulário, capaz de expressar ideias de forma precisa e adequada.

Saiba mais: Erros mais comuns nas redações

No entanto, muitos candidatos acabam recorrendo a termos estrangeiros como uma tentativa de demonstrar conhecimento ou sofisticação linguística, sem considerar se essas palavras são realmente necessárias ou se existem equivalentes em nosso idioma que poderiam ser utilizados.


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Além disso, é importante considerar o contexto em que esses estrangeirismos são inseridos. Em redações de concursos e vestibulares, o objetivo é comunicar ideias de forma clara e objetiva, para serem compreendidas pelo examinador.

O uso desnecessário de termos estrangeiros pode dificultar a compreensão do texto, causando confusão e prejudicando a avaliação do candidato.

Outro ponto a ser considerado é a adequação dos estrangeirismos ao tema abordado. Muitas vezes, os candidatos utilizam palavras estrangeiras sem considerar se elas são pertinentes ao assunto em questão.

Quadro mostra uma folha sendo escrita e um estojo aberto

Isso pode dar a impressão de que o candidato está apenas “enfeitando” o texto, sem se preocupar com a coesão e a coerência entre as ideias apresentadas.

É importante ressaltar que não se trata de condenar completamente o uso de estrangeirismos em redações.

Em alguns casos, eles podem ser utilizados adequadamente, quando não existem equivalentes precisos em português ou quando são amplamente conhecidos e utilizados na sociedade.

No entanto, é preciso ter cautela e bom senso ao empregar esses termos, sempre considerando o objetivo comunicativo e o público-alvo do texto.


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Luciana Bataglia Mesquita
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