Vamos abordar, neste artigo, um tema muito importante: o uso inadequado de conjunções.
Esses pequenos conectores são fundamentais para a fluência e a coerência do nosso discurso, mas muitas vezes podem nos pregar algumas armadilhas.
Vamos aprender como identificar esses deslizes e corrigi-los para uma comunicação mais clara e eficiente.
Antes de tudo, você sabe o que são conjunções? Vamos a uma pequena revisão.
Saiba mais: Erros mais comuns nas redações
O que são conjunções?
As conjunções são palavras ou expressões que têm o papel de conectar termos ou orações em um texto, estabelecendo relações de coordenação ou subordinação entre eles.
Elas são como as pontes que unem as ideias, permitindo uma leitura fluida e compreensível. Veja um exemplo de como elas são usadas no texto:
O sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física regular, é uma preocupação crescente.
Nesse sentido, As consequências desse estilo de vida são alarmantes, pois acarretam problemas como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
Além disso, a baixa disposição para as tarefas do dia a dia é um indicativo de que nosso corpo está carente de movimento.
Nesse sentido: no parágrafo acima, a conjunção “nesse sentido” é utilizada para introduzir uma informação adicional ou para reforçar o que foi dito anteriormente.
- Neste caso, ela indica que a preocupação crescente com o sedentarismo está relacionada ao estilo de vida sedentário caracterizado pela falta de atividade física regular.
- Pois: a conjunção “pois” é uma conjunção causal, usada para explicar a causa ou justificativa de algo mencionado anteriormente.
- Nesse trecho, ela explica por que as consequências do sedentarismo são consideradas alarmantes.
- Além disso: A conjunção “além disso” é uma conjunção aditiva, que acrescenta uma informação extra à anterior.
- Nesse contexto, ela reforça a ideia de que o sedentarismo não só causa problemas de saúde, mas também afeta a disposição e a falta de movimento do corpo.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Veja que todas essas conjunções são essenciais para a coesão do texto, conectando as informações e indicando ideias.
Por isso, é muito importante saber utilizar os conectivos da maneira correta, estando atendo à ideia que se quer expressar em cada parte do texto.
Como identificar o uso inadequado de conjunções?
Para identificar se você está fazendo o uso adequado das conjunções é preciso estudar o sentido expresso pelas expressões conjuntivas.
Por isso, é muito importante que você conheça os diferentes tipos de conjunções, como coordenativas (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas), subordinativas (causais, condicionais, comparativas, concessivas, temporais) e correlativas.
Certifique-se de usar a conjunção adequada ao estabelecer a relação pretendida.
Observe também se as conjunções contribuem para a fluência e coesão do texto. Elas devem unir as ideias de forma clara e lógica, garantindo a compreensão do leitor.
Além disso, outro ponto importante é que você verifique se o sentido do texto está sendo prejudicado ou se a estrutura gramatical está gerando ambiguidade devido ao uso incorreto das conjunções.
Veja o parágrafo abaixo.
Nele, as conjunções foram empregadas de maneira incorreta. Faça o exercício de explicar o porquê elas estão incorretas no trecho.
Também elaboramos uma análise, que você encontra a seguir, para que você confira suas hipóteses.
Eu queria sair à noite, porém eu estava cansado. Então, eu fui ao cinema, mas não tinha ingressos disponíveis.
Enquanto, eu caminhava para casa, encontrei alguns amigos. Porque, decidimos ir a um restaurante para jantar.
Contudo, o restaurante estava lotado, então, escolhemos ir a outro lugar. E, no final, tivemos uma noite divertida.
Análise:
- “Enquanto,” – A conjunção “enquanto” foi usada de forma incorreta, pois deveria ser seguida de uma ação simultânea a outra. No contexto, a ideia de simultaneidade não está presente, portanto, a conjunção não é apropriada neste caso.
- “Porque,” – A conjunção “porque” deveria introduzir uma explicação ou justificativa para uma ação, mas neste contexto, ela não cumpre esse papel.
- “Contudo,” – A conjunção “contudo” foi usada de forma inadequada, pois não há uma oposição clara entre as ações mencionadas no texto.
- “E,” – A conjunção “e” foi utilizada desnecessariamente antes da expressão “no final”, o que torna a frase redundante.
E aí?
Gostou dessa análise?
Ao empregar as conjunções corretamente, evitamos ambiguidades e mal-entendidos, facilitando a compreensão das informações apresentadas.
Assim, ao aprimorarmos nosso conhecimento e prática no uso das conjunções, estaremos desenvolvendo uma comunicação muito mais precisa e coesa.
Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023