A redação pode ser um tema de muita aflição para quem está se preparando para o Enem ou para algum outro tipo de vestibular. Muitas pessoas têm um certo receio de escrever e, quando o assunto é ter a escrita avaliada em processos seletivos, esse receio pode aumentar.
Apesar da preocupação com a redação ser um assunto que permeia a vida dos vestibulandos, estudando para os processos seletivos, você vai descobrir que as redações de vestibular são textos que exigem métodos e estratégias de escrita – o que pode ser aperfeiçoado com técnica e dedicação.
Hoje, a maioria das redações de processos seletivos cobram gêneros dissertativos, isto é, textos muito semelhantes à redação modelo ENEM – o exame mais prestado entre os estudantes do Brasil.
O texto dissertativo-argumentativo
A redação modelo ENEM consiste em um texto dissertativo-argumentativo em que os alunos devem se posicionar acerca de um tema de relevância social.
Dissertar significa expor algum assunto de maneira sistemática, enquanto argumentar significa apresentar fatos, ideias e razões lógicas que comprovem uma afirmação.
Para dissertar e argumentar sobre um assunto é preciso se posicionar sobre ele – isso quer dizer que é preciso apontar o que você acredita acerca desse tema. Esse posicionamento se chama tese, e ele será defendido por meio da dissertação e argumentação que você desenvolverá ao longo do texto.
Para exemplificar, vejamos um exemplo de uma tese bem elaborada sobre a população em situação de rua no Brasil. Mas, antes disso, você sabe qual é a importância desse tema?
A importância do tema “A população em situação de rua no Brasil”
Você sabe o que é uma pessoa em situação de rua e porque essa é a expressão adequada para designá-la? Se repararmos, no dia a dia, há muitas pessoas que ainda usam a expressão “morador de rua” para se referir a um indivíduo que se encontra em situação de rua. Entretanto, o termo “morador” gera um peso maior à expressão, isso porque se entende como morador de um lugar tanto alguém que decide por morar em determinado local quanto alguém em residência fixa neste lugar.
De acordo com a Defesa dos Direitos das Pessoas em Situação de Rua, elaborada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, considera-se população em situação de rua o grupo populacional que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos e a inexistência de moradia convencional regular, e, por isso, utiliza os espaços públicos como espaço de moradia e de sustento.
Nesse sentido, é preciso compreender a situação de rua como uma questão que precisa ser temporária, e, dessa forma, o termo mais adequado é a “situação de rua” e não “morador de rua”.
Para além disso, para escrever uma redação sobre o tema é preciso levar em conta o extremo problema social que se configura essa questão no Brasil.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), atualmente, no Brasil, existem cerca de 281,4 mil pessoas sem moradia. De acordo com o levantamento do Instituto, a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% desde 2019. Esse grande problema social arrasta junto dele a ausência de diversos direitos cidadãos – como acesso à alimentação, higiene, trabalho, educação, saúde, entre muitos outros.
A partir da compreensão da importância do tema, veja como se posicionar sobre ele – isto é, como construir uma tese em seu texto dissertativo acerca dessa temática:
A Constituição Federal de 1988, em seu 3° artigo, apresenta como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil a erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais e regionais. Assim sendo, é de responsabilidade do Estado promover políticas públicas a fim de zelar pelo cuidado com a população em situação de rua a fim acabar com esse problema no Brasil. No entanto, ao contrário disso, o crescimento da população brasileira em situação de rua aponta para um descumprimento desse objetivo, colocando em risco os direitos de muitos indivíduos.
Nessa introdução, o tema População em situação de rua é discutido como um problema brasileiro. O início do parágrafo contextualiza o tema com um dos objetivos federativos citados na Constituição do Brasil – a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais.
A partir da informação de que é um objetivo do Estado Brasileiro acabar com a pobreza social, foi possível se posicionar afirmando que o crescimento da população brasileira em situação de rua aponta para um descumprimento desse objetivo, o que desencadeia diversas outras questões que colocam em risco os direitos de muitos indivíduos. Essa é nossa tese, isto é, o que acreditamos, e, ao longo do texto, devemos defendê-la, mostrando – com dados, argumentos e exemplificações bem feitas – a relevância e veracidade de sua discussão. Nesse caso, por exemplo, ao afirmarmos que essa circunstância desencadeia diversos problemas, abrimos caminho para discutir, no desenvolvimento, a falta de diversos direitos cidadãos, como o acesso ao trabalho e a uma vida digna.
Compreendeu como elaborar uma boa tese sobre o tema População em situação de rua? A estratégia é a mesma para outros temas.
O mais importante é saber que a tese indica seu posicionamento no texto e estar por dentro dos temas mais atuais e relevantes para saber se posicionar criticamente sobre eles.
Acompanhe nossos posts para se atualizar sobre outros temas que podem cair nas redações de vestibular.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023