Tema para Redação: Voto facultativo: a favor ou contra? (Dicas e Análise)

Aula Grátis: Aprenda com Correções Reais e Dicas Essenciais de Redação!:
Eu quero assistir

Na América do Sul, o voto é obrigatório em países como a Argentina, a Bolívia, o Peru, o Paraguai, o Equador e o Uruguai.

No mundo inteiro, há uma vasta discussão acerca da obrigatoriedade do voto – um exercício democrático.

A Constituição Federal de 1988 indica o Brasil como um país de regime democrático representativo. Isso quer dizer que os cidadãos brasileiros elegem seus representantes por meio do voto obrigatório.

Para além dos Brasil e dos países da América do Sul citados, muitos países do mundo inteiro adotam o sistema democrático – alguns optam pelo voto obrigatórios, enquanto, em outros países, a escolha de votar ou não nós representantes do país é um escolha – esse é o caso dos Estados Unidos da América, por exemplo.

Além de saber da obrigatoriedade do voto no Brasil, você saberia discutir sobre esse tema em um texto como uma redação de vestibular?

Se não, elaboramos algumas dicas para que você aprenda a produzir uma redação sobre o voto facultativo.

Voto facultativo: a favor ou contra? – caminhos possíveis

Há muitos caminhos possíveis para se posicionar acerca do tema instituído em uma proposta de redação.

Ainda assim, não se engane, você não precisa ser necessariamente ser a favor ou contra o voto obrigatório para escrever um texto com posicionamento.

O que é necessário em uma redação como essa, na verdade, é que você tenha um conhecimento adequado sobre o assunto. Há três caminhos para se posicionar sobre essa temática:

1. Se mostrar a favor do voto facultativo

Neste caso você deve apontar os benefícios do voto facultativo – com argumentos, exemplos, dados e/ou repertórios pertinentes – ou as consequências de um sistema em que o voto é obrigatório. Entre os benefícios do voto do voto facultativo, você pode citar:

·   O voto facultativo contribui com a qualidade dos representantes escolhidos – pois a participação dos eleitores é motivada.

·   O voto se torna um direito, não um dever.

·   O voto facultativo é adotado pela maioria dos países desenvolvidos que adotam o modelo democrático.

Entre as consequências negativas do voto obrigatório você pode citar:

·   O voto obrigatório reforça o coronelismo e o patrimonialismo no Brasil – que se configura como o mantimento das elites no poder. Em muitas regiões do país – principalmente as mais afastadas dos centros urbanos – o voto obrigatório é uma oportunidade de manipular as pessoas a votarem em quem, por exemplo, o patrão de uma empresa deseja.

·   O voto obrigatório se mostra desgastado no Brasil. As últimas eleições do país apontam para mais de vinte por cento de votos abstentos – isto é, brancos ou nulos.

Saiba mais: Temas para Redação

2. Se mostrar contra o voto facultativo

Se posicionar contra o voto facultativo é outro caminho. Nesses casos, seu posicionamento deve ser sustentado por exemplos e motivações que o justifiquem – você deve apontar o porquê de ser contra o voto facultativo. Entre algumas justificativas pertinentes, você pode citar:

·   Tornar o voto facultativo pode tornar a política um campo ainda mais elitizado – pois excluiria eleitores mais pobres e de baixa renda.

·   O voto facultativo pode desestimular muitas pessoas compreenderem e estudarem acerca da política – criando uma sociedade menos democrática.

Além disso, ser contra o voto facultativo é apontar os benefícios da instituição do voto obrigatório no país:

·   A maioria dos eleitores participa do processo eleitoral – mostrando seu êxito no Brasil.

·   A obrigatoriedade do voto se torna um exercício de educação política do eleitor.

·   O voto obrigatório gera representatividade a toda a população e não somente a uma parcela.

·   A obrigação nas eleições gera legitimidade dos representantes – pois os candidatos escolhidos realmente representarão a maioria na sociedade


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Quadro com um desenho falando sobre voto consciente

3.  Apontar os dois lados do voto facultativo – pontos positivos e negativos

Há ainda uma terceira via para se posicionar acerca do voto facultativo, e, como dito anteriormente, ela é a alternativa que permite que você não se posicione, necessariamente, a favor ou contra o sistema eleitoral optativo.

Neste caso, você pode apontar que o voto facultativo possui tanto pontos positivos quanto negativos – afirme isso em sua tese (seu posicionamento na introdução). No primeiro parágrafo de desenvolvimento, aponte os aspectos favoráveis de eleições com votos optativos, e, no segundo parágrafo de desenvolvimento, aponte os aspectos não favoráveis, ou vice-versa – assim, você mostrará que compreende os dois lados da questão.

A dica aqui é somente não misturar exemplos positivos e negativos ao longo do texto – deixe-os separados e organizados em parágrafos ou você pode acabar elaborando um texto desorganizado, que não sabe para onde vai.

Gostou desse artigo? Que tal aproveitar para já elaborar um projeto de texto e escrever uma redação com os argumentos e caminhos indicados aqui?

Se você gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar nosso blog para conhecer ainda mais sobre outros temas que podem ser cobrados na redação de sua prova de vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Calma aí! Já viu a aula gratuita?

Aula de Redação na Prática

Gostaria de acessar uma aula de redação gratuita na prática, transformando redações medíocres em redações nota mil.
ASSISTIR AGORA >>
Deisy Souza

Deixe um comentário

Calma aí! Já viu a aula gratuita?

Aula de Redação na Prática

Gostaria de acessar uma aula de redação gratuita na prática, transformando redações medíocres em redações nota mil.
ASSISTIR AGORA >>
close-link
Aula Grátis: Aprenda com Correções Reais e Dicas Essenciais de Redação!:
Eu quero assistir
close-image