Tema para Redação: “Viver e aprender” (Dicas e Análise)

“É preciso saber viver” – canta o Rei da América Latina, Roberto Carlos.

Talvez os mais jovens tenham o costume de dar pouca atenção às vivências de pessoas mais idosas.

Mas não há quem duvide que a experiência contribui com aprendizados – viver é aprender.

Você já escreveu um texto com esse tema? Ele é muito comum em ambientes escolares. Hoje, vamos discutir o tema “Viver e aprender” como um tema de vestibular.

Para aqueles que estão sempre estudando temas de relevância social, este pode ser um tema assustador. No entanto, não se preocupe, você verá que escrever sobre ele pode ser mais fácil do que você imagina.

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Algumas citações para usar com o tema

Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos – Martin Luther King

Quem ensina aprende ao ensinar. Quem aprende ensina ao aprender – Paulo Freire

Representar é aprender a viver além dos levianos sentimentos, na verdadeira dignidade – Guimarães Rosa

Olhem para as estrelas e aprendam com elas. – Albert Einstein

Exame Nacional do Ensino Médio de 1998

Em 1998, o primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro cobrou como proposta de redação com esse mesmo recorte. Veja a proposta:

Redija um texto dissertativo, sobre o tema “Viver e Aprender” , no qual você exponha suas ideias de forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se remeter a nenhuma expressão do texto motivador “O Que É O Que É”.

Dê um título à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho. (ENEM, 1998)

Nele era necessário abordar e discutir acerca de como viver como sabedoria. O único texto motivador era uma canção de Luiz Gonzaga Jr. (Gonzaguinha): O que é o que é.

O texto exigido era uma redação, escrita na norma culta, que não utilizasse nenhuma frase do texto base. Com essa proposta, era esperado que os alunos produzissem um texto também para um mundo melhor – como o Exame sempre espera.

Sendo assim, a proposta dava brecha para dois caminhos de elaboração e argumentação do texto: o do valor que se deve dar a vida e seus aprendizados ou o da realidade dos indivíduos da modernidade que pouco valor dão à aprendizagem que se alcança com a própria vivência.


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Exemplo de redação sobre o tema

Preparamos um exemplo de redação sobre o tema para você. Veja:

Ao longo da vida, os seres humanos adquirem aprendizados e entendimentos que os ajudam a viver. Esses são dotados de capacidades de aprendizagem que podem contribuir com as diversas áreas da sociedade – como a intelectual e a social.

Entretanto, é bastante perceptível que, na modernidade, muitos empecilhos impedem que os indivíduos valorizem os conhecimentos adquiridos com a experiências – entre eles estão a supervalorização dos conhecimentos institucionalizados e a pouca valorização das sabedorias populares.

Em primeiro lugar, a institucionalização do conhecimento gera a valorização apenas da aprendizagem adquirida em ambientes acadêmicos, escolares e profissionalizantes.

Segundo Paulo Freire, “quem ensina aprende ao ensinar.

Quem aprende ensina ao aprender”. Entretanto, a sociedade moderna valoriza apenas determinadas pessoas – em geral bem posicionadas academicamente – enquanto todos os indivíduos, em vista da vivência podem ensinar, como afirma Freire, ao aprender.

Em segundo lugar, a pouca valorização das sabedorias populares – isto é o conhecimento da população, que, na maioria das vezes, é perpassado entre as gerações e adquirido à medida que se vive – é outro empecilho a valorização do “viver e aprender”.

Albert Einstein – físico alemão – afirmava “olhem para as estrelas e aprendam com elas”.

Quadro com uma carinha feliz desenhada em um papel amarelo

Nesse mesmo sentido, é preciso olhar para as sabedorias da vivência para aprender com elas, pois o contrário – como mostra a sociedade atual – gera pessoas individualistas e que desprezam a sabedoria do popular.

Portanto, é preciso olhar criticamente para a valorização do conhecimento institucionalizado e do desprezo pelos conhecimentos populares.

Para isso, é preciso que a escola trate o assunto por meio da valorização da sabedoria popular, por meio de aulas interativas de pesquisa e investigação das sabedorias adquiridas por meio da vivência, valorizando, assim, os conhecimentos que podem ser encontrados fora do ambiente institucional, a fim de que a sociedade compreenda que viver é aprender.

Veja que esse texto coloca como em questão a forma como a sociedade institucionalizou o conhecimento – dando ênfase majoritariamente aos conhecimentos científicos – desprezando os conhecimentos populares que advém da vivência das pessoas.

Apontando essas questões como principais problemas, a forma que ele encontra para resolvê-los é a escola, como principal agente de transformação da sociedade, proporcionar aos alunos o senso de importância de aprendizagem fora do ambiente escolar, valorizando o conhecimento adquirido pela prática como uma sabedoria.

Ficou claro como esse tema pode cair em seu vestibular? Você compreendeu como elaborar uma redação sobre ele? 

Acompanhe nossos posts para se atualizar sobre mais temas. Boa prova!


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Deisy Souza

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