Tema para Redação: Violência Urbana (Dicas e Análise)

Todo texto precisa de uma sequência lógica.

Você sabia que boa parte do encadeamento de um texto é produzido por recursos coesivos? 

Os recursos coesivos são elementos coesivos que te ajudam a expor suas ideias com clareza e logicidade. Por isso, preparamos esse artigo para que você tenha consciência de seus usos e importância. 

A grade de correção do Enem também dispõe de uma competência inteira para uso de conectivos e recursos coesivos. Veja: 

Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação” (Grade de correção – ENEM).

Por isso, preparamos uma redação sobre violência urbana para que, através da análise dos recursos coesivos utilizados nela, você aprenda de uma vez por todas como usar corretamente os conectivos em seu texto. 

Saiba mais: Temas para Redação

Violência Urbana – Redação 

Segundo Jean-Paul Sartre, a violência, seja qual for, é sempre um fracasso. Nesse sentido, a sociedade brasileira pode ser vista como um retrato desse fracasso, visto que se faz imersa em situações e violência – entre elas, uma se destaca: a violência urbana, que tem como causa falta de acesso a direitos básicos, e consequência insegurança e medo populacional. 

Em primeiro lugar [1], é preciso ressaltar que um dos princípios da violência em cidades e espaços urbanos é a falta de acesso a direitos básicos garantidos constitucionalmente. Segundo a Constituição Federal de 1988, toda pessoa tem direito ao trabalho.

Entretanto[3], na atualidade, os altos índices de desemprego no país têm ocasionado situações de violência urbana, como aumento da criminalidade, roubos, latrocínios, entre outras violências. 

Quadro mostra uma pessoa tentando pegar uma bolsa que pertence a outra.

Em segundo lugar [2], consequência desses atos violentos é o sentimento de insegurança causada a cidadãos de todo o país.

Consonante a isso[4], o brasileiro é o segundo no mundo com mais medo de andar sozinho, afirma uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Essa insegurança – fortemente atrelada aos índices de violência no país – se configura como uma questão que exige medidas interventivas, visto que sua perpetuação limita os cidadãos brasileiros, retirando-lhes outro direito constitucional: o de ir e vir. 

Portanto, conclui-se que tais medidas devem ser tomadas por uma iniciativa governamental.

Assim, o Ministério do Trabalho deve criar políticas de geração de emprego no Brasil – isso por meio do investimento em infraestrutura pública, o que deve gerar oportunidades empregatícias a diversos brasileiros – extinguir ou, ao menos, diminuir a violência causada pelos altos índices de desemprego no país. 


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Observe como, nessa redação, os conectivos estabelecem uma sequência lógica de ideias. O [1] “em primeiro lugar” – que indica o primeiro argumento – pressupõe que haverá, em seguida um [2] “em segundo lugar”. 

O “Entretanto” [3] cria oposição à ideia estabelecida e instituída pela Constituição Federal do Brasil. O conectivo “Consonante a isso” [4] retoma a ideia anterior referente aos atos de violência no Brasil.

O “portanto” [5] é um conectivo conclusivo – o que o torna pertinente no parágrafo de conclusão, que tem a função de trazer uma finalização ao texto. 

Você sabe a respeito da função e uso de cada conectivo? 

Cada conectivo da língua portuguesa possui a função de estabelecer um tipo de relação ao longo do encadeamento de ideias.

Separamos os conectivos mais usados em textos dissertativos-argumentativos, assim como seus sentidos e significados para que você esteja seguro acerca de como usá-los em sua produção textual. 

  • Conectivos com a função de adição: adicionalmente, ademais, além disso;
  • Conectivos com a função de conclusão: portanto, logo, então, assim, por conseguinte, pois;
  • Conectivos com a função de comparação: da mesma maneira, da mesma forma, similarmente;
  • Conectivos com a função de exemplificação: isto é, por exemplo, exemplificando;
  • Conectivos com a função de conclusão: para que, a fim de que, com o fito de;
  • Conectivos com a função de sequência: em primeiro lugar, em segundo lugar, concluindo, para terminar. 
  • Conectivos com a função afirmativa: certamente, evidentemente, é evidente, decerto.

Além desses ainda há muitos outros conectivos que valem a pena ser pesquisados e usados em seus textos. 

Você sabe a importância desse tema de redação?

Para além do discutido, o que você achou da redação sobre violência urbana? Você saberia escrever sobre o tema?

A violência já foi e continua sendo tema de muitos vestibulares, por isso, é muito importante pesquisar sobre a temática, adquirir conhecimentos e repertórios. 


Se você gostou desse artigo, nos acompanhe para mais dicas de redação, análise de texto e temas que podem cair em sua redação de vestibular, de concursos ou do Exame Nacional do Ensino Médio. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário