Tema para Redação: Sociedade do Espetáculo (Dicas e Análise)

 A expressão “Sociedade do Espetáculo” certamente pode parecer um pouco estranha à primeira vista.

Se esse fosse o tema de sua prova de redação no vestibular, você saberia escrever sobre ele?

Mais importante ainda: você sabe exatamente o que é a Sociedade do Espetáculo?

Se você nunca nem mesmo ouviu a expressão, esse artigo explica o que é a sociedade do espetáculo e que caminhos seguir para elaborar um texto dissertativo-argumentativo caso esse seja o tema cobrado em sua redação.

Saiba mais: Temas Para Redação

Sociedade do Espetáculo – O que é

A “Sociedade do Espetáculo” é um livro escrito por Guy Debord – um escritor marxista francês – e publicado em 1967.

O conceito desenvolvido pelo autor para denominar a sociedade contemporânea serve para descrever um corpo social fortemente relacionado e intrincado à mídia e ao consumo.

Debord defende que a sociedade moderna é organizada em função da produção e consumo de imagens, mercadorias e eventos culturais. 

Nesse sentido, a vida procura ser cada vez mais espetacularizada. As pessoas se tornam cada vez mais passivas diante das imagens que recebem e cada vez menos ativa lógica e racionalmente.

Além disso, a referência ao espetáculo também diz respeito às representações sociais e performativas dos indivíduos.

Assim, a popularização das mídias tem fortes relações com a ascensão da sociedade.

Basta pensar, por exemplo, nas redes sociais e perceber que os indivíduos modernos estão sempre performando a fim de serem assistidos pelos outros.  

Guy Debord também produziu um filme de mesmo nome – uma obra muito pertinente aos que se interessam pelo tema ou desejam ter um olhar mais crítico sobre a sociedade capitalista. 


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Como o conceito é cobrado e usado 

Há duas maneiras de usar a Sociedade do espetáculo em sua redação. A primeira é caso esse seja o tema cobrado pela proposta de redação.

Nesse caso, não fique apavorado.

Com o conceito não é conhecido por todos, se ele aparecer como tema da proposta de redação, como certeza, os textos de apoio indicarão o caminho – definindo o conceito e explicando como ele se dá na sociedade atual. 

Veja um exemplo de proposta: 

A partir dos textos de apoio lidos, suas vivências e conhecimentos críticos, elabore uma redação sobre: “Como a sociedade do espetáculo influencia nas relações sociais da modernidade”

Acreditamos, no entanto, que uma proposta como essa seja de uma possibilidade pequena em provas seletivas – a não ser em vestibulares e provas específicas que cobrem esse conceito, como por exemplo, um vestibular específico para a entrada no curso de Ciências Sociais. 

Pino simulando pessoas

Sendo assim, a segunda maneira de usar a Sociedade do Espetáculo em sua redação, é fazer referência ao termo como um repertório sociocultural – uma ótima forma de abordar o tema. 

O Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, possui uma competência que leva em conta exatamente a presença e produtividade de um repertório:

COMPETÊNCIA II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Assim, é muito importante que você saiba como trazer o repertório e relacioná-lo à sua discussão.

Por isso, trouxemos um exemplo de como relacionar Sociedade do Espetáculo como um repertório em sal redação de vestibular para que você tanto compreenda o conceito quanto saiba usá-lo no texto dissertativo-argumentativo. 

Sociedade do Espetáculo com repertório sociocultural

Aqui, elaborarmos um desenvolvimento sobre o tema: “Desafios da influência causada pelas mídias sociais na sociedade contemporânea”:

Em primeiro lugar, uma grande questão que se relaciona com os desafios das mídias sociais e, consequentemente, da influência que elas exercem sobre o comportamento da sociedade é a espetacularização da vida privada.

Nesse sentido, o escritor francês Guy Debord cunhou o termo “Sociedade do espetáculo” para definir uma sociedade que vive em função da produção e consumo de imagens.

A sociedade moderna, exatamente como descrito pelo autor, que é fortemente influenciada pelas imagens provenientes das mídias sociais, se torna cada vez mais dependente delas – um desafio que tem gerado infortúnios (tanto psicológicos quanto físicos – à saúde da população mundial. 

Análise: Veja como, neste caso, a Sociedade do espetáculo é usada como argumento para debater a questão das influências das mídias sociais na vida dos indivíduos da sociedade contemporânea.

Assim, o conceito é usado como um desafio que tem como consequências, além da influência sociais, infortúnios, que podem ser tanto físicos quanto psicológicos – o que pode ser percebido de maneira muito clara quando observamos os resultados do uso exagerado e da dependência das redes sociais.

Segundo um estudo da UNIFESP, por exemplo, atualmente, no país, cerca de 30% dos brasileiros têm uma relação abusiva com a internet, e 5% são considerados dependentes digitais. Gostou dessa relação e desse argumento? 

O conteúdo desse artigo foi útil?

Não deixe de acompanhar nossas postagens para mais dicas de repertório e temas de redação para garantir uma boa nota no vestibular. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

1 comentário em “Tema para Redação: Sociedade do Espetáculo (Dicas e Análise)”

Deixe um comentário