Dicas práticas para redação sobre Saneamento Básico

O saneamento básico se configura como um conjunto de ações e práticas que são fundamentais para o bom andamento da vida em sociedade.

Apesar do saneamento ter se dado de diversas maneiras ao longo da história, esse conjunto de serviços atualmente se configuram como: esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e controle das no movimento pluvial.

Nesse sentido, se o tema de sua redação fosse o Saneamento Básico, você saberia elaborar um texto a respeito da importância desse conjunto de ações, das consequências de suas faltas e etc.?

Quando nos propomos a estudar redação, para além do estudo dos temas, precisamos estar atentos ao gênero exigido, à articulação de ideias, ao tamanho do texto, entre muitas outras questões.

Nesse sentido, é muito recomendado – tanto para os alunos iniciantes quanto para aqueles que já treinam o redação a mais tempo – que leiam análises de bons textos dentro do gênero que desejam escrever.

Assim, você conseguirá identificar entre as redações pontos em comum que funcionam muito bem na hora de escrever.

Pensando nisso, elaboramos a análise de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Saneamento Básico no Brasil” para que você possa compreender como escrever uma redação que leve em conta essa temática.

Saiba mais: Temas Para Redação 

Análise de redação sobre “Saneamento Básico no Brasil”

Introdução: Segundo a Constituição Federal de 1988, no Brasil, a saúde se configura como um direito do cidadão.

Nesse sentido, o Estado deve dispor de políticas públicas e planejamentos capazes de ofertar o que é previsto em seu documento de ordem máxima.

Entretanto, a promoção da saúde brasileira não é plenamente promovida já que, atualmente, problemas inerentes a ela se dão em vista da falta de saneamento básico – que se perpetua em decorrência das faltas do governo em colocar o problema em primeiro lugar.

Assim, faz-se necessária uma análise acerca das causas e consequências dessa problemática.

Comentário: O início desse texto é muito bem articulado. Para contextualizar, a Constituição Federal é utilizada como um repertório de autoridade – o que conversa muito bem com a tese de que o direito à saúde no Brasil não é cumprido em vista da falta de saneamento básico.

Para além, essa tese também abre caminho para a argumentação, apontando que essa situação ocorre em vista da falta de atenção do governo – o que deve ser sustentado ao longo do texto com dados, repertórios e argumentos.

O quadro mostra mão sendo lavadas na pia

Desenvolvimento 1: Em primeiro lugar, cabe o destaque dado pela Lei Orgânica da Saúde, 8.080 de 1990, que aponta como função do Estado a disposição da promoção da saúde por meio do saneamento básico.

Entretanto, segundo dados de uma pesquisa desenvolvida pela PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra em Domicílios – em 2018, apenas 66% das residências brasileiras contam com uma rede de esgoto adequada.

Logo, percebe-se que a situação não é tratada com a prioridade que merece em vista da ineficiência administrativa do governo brasileiro.

Comentário: Ao analisarmos uma redação, é preciso lembrar que as ideias precisam, obrigatoriamente, estar bem articuladas e organizadas.

Se o primeiro parágrafo abria caminho para o argumento acerca da ineficiência governamental, aqui, vemos que o aprofundamento desse argumento foi muito bem feito – apresentando dados estatísticos que comprovam a afirmação feita.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Desenvolvimento 2: Em segundo lugar, é pertinente discutir quais são as consequências do descaso com o saneamento básico no Brasil.

Nesse sentido, essa situação possui uma implicação direta com o processo de adoecimento populacional.

Segundo dados do Sistema de Mortalidade (SIM), entre os anos de 2008 e 2017, 73,4 mil indivíduos morreram em decorrência de patologias ligadas à carência de saneamento básico.

Nesse sentido, doenças como diarreias, leptospirose, verminoses e desinteirais se configuram com resultados da falta de saneamento no Brasil, retirando o direito à saúde em diversos indivíduos – situação que mostra que medidas interventivas precisam ser tomadas a fim de solucionar o problema.

Comentário: O segundo parágrafo de desenvolvimento desse texto é muito bem construído e fundamentado sobre as consequências desencadeadas pelo problema abordado no texto.

Textos dissertativos-argumentativos na forma “causa e consequência” são uma ótima dica para um planejamento textual.

Neste segundo caso, o argumento também foi muito bem fundamentado por um dado do Sistema de Mortalidade brasileiro.

Conclusão: Em suma, percebe-se que medidas acerca do problema devem ser tomadas.

Logo, cabe ao Governo Federal, por meio de um plano de incentivo fiscal, estimular e beneficiar os municípios que implementarem e comprovarem, através de documentos e registros fotográficos, obras e ações voltadas ao saneamento básico, direcionando, assim, 50% dos investimentos através de repasse fundo a fundo.

Desse modo, os princípios constitucionais seriam respeitados, assim como meios de promoção à saúde implementados.

Comentário: O texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM, comumente, exige que a conclusão da redação traga 5 elementos: uma ação de intervenção para os problemas que foram mencionados ao longo do texto; uma agente – que  deve ser o responsável pela ação realizada; um meio pelo qual a ação será realizada; um feito ou finalidade para ação; e um detalhamento acerca de pelo menos um dos elementos.

Nessa redação, podemos perceber que, além de articular muito bem a proposta de intervenção para problema citado ao longo do texto, todos os elementos exigidos na estrutura de uma conclusão são devidamente abordados.

Gostou desse conteúdo?

Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los.

Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário