Se a empatia for o tema de sua redação de vestibular, é muito importante que você saiba que ela não será cobrada de maneira simplista.
A empatia é uma questão muito importante para se viver em sociedade.
Ela é um sentimento que está ligado tanto à capacidade de ajudar o próximo quanto ao interesse de lutar pelos direitos de outros indivíduos – contribuindo com o bem-estar social.
Cada vez mais especialistas indicam que a sociedade moderna caminha para a valorização da competição entre as pessoas e, consequentemente, para a falta de empatia entre os cidadãos.
Aparados por esse tema, abordaremos como relacionar um bom repertório a uma redação sobre empatia.
Neste artigo, você aprenderá, para além de relacionar um dado extratextual à sua redação, a como discutir o tema.
Saiba mais: Temas Para Redação
A importância de um repertório bem relacionado
Se você já visitou outros posts do nosso blog deve ter percebido que frequentemente abordam os filósofos, filmes, séries, alusões históricas para escrever e produzir textos sobre temas específicos.
Isso porque essas informações e conhecimentos de mundo são muito importantes para mostrar criticidade em sua redação – além disso, elas são necessárias para uma melhor argumentação, assim como são exigidas por muitos vestibulares assim como pelo Exame Nacional do Ensino Médio.
Um repertório se configura como conhecimentos e referências a autores, pesquisas, músicas, livros, disciplinas específicas e muito mais – eles devem ser usados como apoio à sua argumentação.
Para que o repertório esteja bem relacionado a sua argumentação, ele deve ter três aspectos: legitimação, pertinência, produtividade.
· Legitimação: um repertório legitimado é uma informação aceita pela sociedade.
Um exemplo prático: se você cita um pensador que defende que a terra plana, a legitimação de seu repertório pode ser posta à prova – isso porque essa é uma informação não verídica, e, por isso, não aceita pela sociedade.
· Pertinência: a pertinência de seu repertório também é bastante importante.
Fazer a citação da fala de um religioso para falar sobre economia pode ser menos pertinente que citar o pensamento de um economista em sua redação.
· Produtividade: seu repertório deve ser produtivo. Isso quer dizer que ele precisa estar bem relacionado ao que você está discutindo.
Somente colocá-lo na redação, sem uma explicação, ou esperar que a relação seja feita pelo leitor não é suficiente.
Essa produtividade é o que aponta se seu repertório foi bem utilizado ou não.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Como tornar um repertório produtivo
Para garantir a produtividade de seu repertório, você deve estabelecer uma relação entre o discutido e a citação, alusão histórica, canção ou o que você decidir usar como repertório.
Veja como fazer isso em um parágrafo de desenvolvimento de uma redação com o tema “Consequências da falta de empatia na sociedade contemporânea”.
Em primeiro lugar, é muito importante ressaltar que a falta de empatia da sociedade contemporânea é fortemente influenciada pelo pelas novas formas de relação da modernidade
[1]. Nesse sentido, segundo Zygmunt Bauman, a modernidade é caracterizada por relações frágeis e líquidas
[2]. Assim, a fragilidade da e a liquidez das relações modernas geram indivíduos cada vez menos empáticos com as dores, necessidades e direitos das outras pessoas
[3]. Consequências dessa realidade são pessoas cada vez mais individualistas, que não lutam por direitos sociais, não cultivam amizades, não se importam com o sofrimento de pessoas em situações vulneráveis.
[1] Veja como esse repertório se encaixou perfeitamente ao tema da falta de empatia. Para começar, ele relaciona a falta de empatia das pessoas com relações da sociedade contemporânea.
Ou seja, a falta desse sentimento é uma consequência de como as pessoas pensam, se comportam e se relacionam na modernidade.
[2] Em seguida, esse desenvolvimento traz um dos teóricos mais conhecidos entre os estudantes de redação. Zygmunt Bauman foi um sociólogo e filósofo polonês que elaborou uma teoria sobre a liquidez das relações contemporâneas.
Assim, ele é utilizado para exemplificar o que o desenvolvimento começou abordando – “que a falta de empatia da sociedade contemporânea é fortemente influenciada pelo pelas novas formas de relação da modernidade”.
[3] Para garantir que o repertório se fizesse produtivo e bem relacionado, esse desenvolvimento afirma que são essas relações líquidas (descritas por Bauman), que tornam as pessoas mais individualistas e menos empáticas, o que gera como consequência: a falta de luta por direitos sociais, do cultivo das amizades e da importância com o sofrimento das outras pessoas.
[4] Veja que, para além desse bom relacionamento do repertório, esse desenvolvimento discute muito bem o tema, pois cita as consequências do problema – o que era imprescindível em vista do tema: “Consequências da falta de empatia na sociedade contemporânea”.
Aproveitando nossa discussão, porque não escrever agora mesmo uma redação sobre o tema?
Aproveite as dicas de produtividade para estudar o tema e escrever sobre ele. Gostou desse artigo?
Acompanhe nossos posts para aprofundar seus conhecimentos sobre redação e garantir uma nota incrível no vestibular.
Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023