Tema para Redação: Natal (Dicas e Análise)

Escrever sobre o Natal pode ser um exercício muito prazeroso.

Essa é uma data que, para além das festas, do consumo e comemorações, leva as pessoas de todo o mundo a refletirem sobre a importância da família, do amor, da amizade e da fraternidade – é uma época em que as pessoas se tornam mais gentis e caridosas.

Você sabia que além do Brasil e dos Estados Unidos – países reconhecidos pelas grandes festas de natal – outros também comemoram essa data.

Entre eles estão: Alemanha, Colômbia, Austrália, França, Itália e muitos outros.

Produzir uma redação sobre o natal pode ser uma atividade que percorre diversos caminhos. Veja algumas propostas de redação sobre essa data universal:

·   Relato de Memória sobre o natal

·   Carta de natal para um amigo que há anos você não vê

·   Planejamento de uma festa de natal

Vamos indicar o caminho para produzir cada um desses tipos de redação

Saiba mais: Temas para Redação

Relato de memória sobre o natal

O relato é um gênero discursivo narrativo. Ele é muito comum no dia a dia das pessoas. O próprio nome já adianta – deve ser um relato de caso, experiência, sentimentos.

No relato de memória sobre o natal, você deve escolher uma memória de seu natal para relatar de maneira narrativa.

Quando escolhemos uma experiência para relatar, é preciso estar atento a um aspecto: não é preciso narrar tudo e não é necessário que tudo seja totalmente verdade. Um relato literário é normalmente romantizado pela escrita.

Você já ouviu a expressão “quem conta um conto aumenta um ponto”? O relato de memória leva esse ditado totalmente a sério. Isso não quer dizer contar mentiras ou inventar uma história mirabolante, mas detalhes, ensinamentos e reflexões podem e devem ser acrescentados em um relato.

Assim, escolha um acontecimento de natal para relatar. Não precisa ser necessariamente uma experiência debaixo de uma árvore abrindo presentes, mas escolha um acontecimento que se revele semelhantemente mágico.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Carta de natal para um amigo que há anos você não vê

A estrutura de uma carta conta com: cabeçalho, vocativo (saudação inicial), corpo do texto (apresentação e desenvolvimento), despedida e assinatura.

Nesse sentido, ao escrever uma carta de natal para um amigo que você não vê há anos, você deve levar em consideração que a carta precisa ter como destinatário essa persona – seu amigo – e deve levar em conta o natal.

Neste caso, é necessário estar atento para não desviar do tema. Você pode relatar sobre acontecimentos dos últimos anos, mas a temática principal de seu texto deve ser a ocasião de natal.

O que pode acontecer é do redator desse tipo de temática acreditar que apenas colocar a data de 25 de dezembro seja o suficiente para indicar que o texto se trata de uma carta de natal. Entretanto, o tema e suas intenções precisam ser abordados ao longo de sua conversa como leitor da carta.

Quadro com a imagem do Papai Noel próximo a uma árvore

Planejamento de uma festa de natal

Uma redação sobre o planejamento de uma festa de natal deve contar tanto com partes do texto narrativas quanto com outras partes descritivas – os tipos textuais se mesclam nesse caso.

Para uma produção textual como essa, comece dizendo o porquê do planejamento, indique suas intenções com a festa e justifique com argumento a necessidade dela. Descreva tudo quanto for necessário para ela – qual será o espaço, quantas pessoas serão convidadas, o que será necessário – liste as brincadeiras e programações ao longo da noite (você também pode apontar os horários e quanto tempo durará cada atividade).

Por fim, tenha em vista que, apesar de podermos abusar da criatividade em um texto como esse, ele não deve ser muito extenso.

Pense que você precisará consultá-lo para a realização da festa, então quanto mais objetivo nas informações você for, melhor seu texto será.

Escrever sobre o natal pode parecer uma coisa infantil, mas, com a infinidade de gêneros possíveis na língua portuguesa, ela pode se tornar uma atividade de redação adulta também.

Alguns pequenos vestibulares são mestres em cobrar gêneros específicos e surpreendentes. Por isso, é muito importante estar preparado.

Gostou desse conteúdo? Que tal aproveitar o discutido aqui e produzir uma redação sobre algum dos temas e gêneros apresentados?

Acompanhe nossos posts para aprofundar seus conhecimentos sobre possíveis temas de redação. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário