O aborto e tudo o que diz respeito a ele sempre foi um tema muito polêmicos no mundo inteiro, pois se mistura a debates religiosos, de direitos humanos, de direitos das mulheres – se relacionando com questões de saúde entre muitas outras.
É importante que você saiba que não existe um posicionamento correto no momento de produzir uma redação sobre esse tema.
Não importa se o posicionamento do corretor de sua prova é a favor ou contrário à descriminalização do aborto, por exemplo.
O que importa para uma redação dissertativa-argumentativa é que você sustente seu posicionamento, sua tese, com argumentos coerentes e consistentes ao que você propõe debater.
Você pode estar se perguntando, caso ainda não tenha um posicionamento sobre o tema: existe alguma posição mais fácil de defender na escrita do meu texto?
Acreditamos que não. Por isso, trouxemos aqui os argumentos favoráveis e contrários ao tema para que você saiba os pontos positivos e negativos de ambos os lados e, assim, saiba se posicionar sobre o tema.
Saiba mais: Temas para Redação
Por que ser contra o aborto?
Há muitos países em que o aborto é criminalizado. Entre eles estão o Brasil, a Venezuela, o Chile, Senegal, Angola, Iraque, Síria, Indonésia e outros. Entre os argumentos utilizados para permanência da criminalização do aborto do Brasil estão:
· A legalização da prática poderia acabar se tornando o método contraceptivo.
· Um feto se configura como um ser vivo em formação, por isso, não cabe a ninguém retirar-lhe a vida – esse argumento, no entanto, se choca com algumas questões científicas acerca de a partir de que idade um feto torna-se um ser vivo (afirma a ciência que partir da formação cerebral).
· A legalização do aborto aumentaria os números das recorrências da prática no Brasil.
· O direito e a proteção à vida do feto – a prática se configura como um exercício cruel contra a vida do feto como da mãe.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Por que ser a favor do aborto?
Entre os países em que o aborto já é legalizado estão Estados Unidos, Canadá, Uruguai, África do Sul, Portugal, França, Itália, Espanha, Alemanha, Irlanda, Rússia, Austrália e outros.
É importante considerar que nos países em que a realização do aborto permitida é estabelecida até qual período da gravidez a genitora pode realizar a interrupção.
A grande maioria desses países permite essa interrupção apenas até 12 semanas de gestação.
Entre os argumentos a favor da legalização do aborto, estão:
· A interrupção da gravidez é uma manifestação do direito das mulheres sobre seus próprios corpos.
· Cientificamente, não existe um método contraceptivo cem por cento eficaz – nesse sentido, gravidez indesejada por acontecer mesmo com o uso deles.
· Abortos realizados em condições controladas levam ao menor risco à saúde da mulher.
· O aborto é uma questão de classe, já que a maioria das mulheres que morrem durante o processo clandestino são das camadas mais pobres da população.
Considerações sobre o aborto
Além do discutido, é interessante que você saiba – para não cometer incoerências na escrita de seu texto – que, no Brasil, o aborto é permitido e legalizados em alguns casos. São casos mais delicados para a genitora e o bebê gerado. Destacamos cada um deles para que você tenha conhecimento:
· No caso de feto anencefálico – quando o feto apresenta alguma má formação neural, isto é, quando não possui o cérebro devidamente formado. Nesse caso, é preciso que haja a constatação médica de: feto anencefálico e inviabilidade da vida.
· No caso de a gravidez ser fruto de um estupro – neste caso, o Sistema Único de Saúde acompanha todo o processo por meio de profissionais especializados, assistentes socias, além a polícia também precisar está necessariamente envolvida.
· No caso em que a gravidez signifique risco de vida para a mãe e não haja outro meio de salvamento de sua vida.
Alguns repertórios para compreender melhor a questão do aborto
→ Documentário Eu vou contar (2017) – trata a experiência de nove mulheres que tiveram a experiência do aborto em clínicas clandestinas ou com métodos abortivos caseiros. Sob a direção de Debora Diniz, o documentário se encontra disponível no Youtube.
→ Série Sex Education (Netflix, 2019) – entre muitos temas interessantes como a homofobia, o assédio sexual, tabus e questões da adolescência, a série também traz uma discussão interessante sobre o abroto por meio das vivências da personagem Meave.
→ Roe x Wade: Direitos das Mulheres nos EUA (2010) – Nesse documentário você acompanha pessoas que defendem o direito ao aborto e outras que se opões. É um ótimo recurso para compreender ambos os lados.
A questão do aborto está longe de ser um tema fácil de ser debatida, mas com estudo para aprofundá-la, é possível debatê-la sem medo. Aproveite os novos conhecimentos para escrever uma redação e colocá-los em prática.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023