Tema para Redação: Lixo (Dicas e Análise)

Segundo a Onu Meio Ambiente – agência das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente – o Brasil é o atual campeão na produção de lixo entre os países da América Latinha, responsável por 40% do lixo produzido.

A questão do lixo no Brasil é um tema de bastante relevância ambiental. Ela tem uma grande relação com o consumismo da sociedade moderna e se configura como um tema frequente em vestibulares. 

Você sabe como esse tema é cobrado?

Além disso, você saberia como produzir uma redação com esse tema?

Daremos alguns exemplos acerca de como ele pode aparecer em sua prova.

Saiba mais: Temas de Redação

Alguns exemplos de recorte em uma redação sobre o lixo

Imagina abrir sua prova de redação no vestibular e dar de cara com o tema “Os impactos do lixo têxtil no meio ambiente”. Pode ser que a maioria dos vestibulandos se assustaria com tal tema.

No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), 170 mil toneladas do lixo brasileiro são de produtos têxteis, e é por isso que esse seria um recorte bastante relevante para uma prova de vestibular.

Para que você não seja pego de surpresa, alguns recortes relevantes para se estudar:

  • O lixo eletrônico e seus impactos socioambientais

O lixo eletrônico pode ser conhecido como resíduo computacional ou resíduo eletrônico e se configura como todo descarte de materiais eletrônicos obsoletos. Pense em quantos celulares você já teve – onde eles foram parar depois de se tornarem inutilizáveis?

O lixo eletrônico é composto por itens como computadores, celulares, notebooks, impressoras, monitores, TVs, equipamentos eletroportáteis – como calculadoras, câmeras, rádios e muito mais.

O grande problema de todos esses materiais descartáveis é o de que eles contêm resíduos tóxicos muito perigosos para o meio ambiente.

Nesse sentido, a contaminação dos solos e rios por essas substâncias, por exemplo, não é somente uma contaminação – na maioria das vezes, ela pode ser irreversível e bioacumulativa (quando um composto químico é capaz de se acumular em organismos vivos).

Entre os impactos socioambientais do lixo eletrônico estão: a contaminação dos solos, da água, dos lençóis freáticos; prejuízos à fauna, à flora, à saúde pública; contaminação da cadeia alimentar e consequentemente dos seres humanos.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
  • O lixo e sociedade de consumo no Brasil

A partir do século XIX, a industrialização transformou a sociedade de consumo. No séc. XXI o consumismo chegou ao seu auge. Hoje, ecologistas e ambientalistas alertam que se o consumo desenfreado continuar nos próximos anos, colheremos resultados irreversíveis ao planeta terra.

Entre os grandes desafios ambientais do consumo está o lixo produzido por ele – um debate que deve ser posto em pauta, e, por isso, bastante provável para uma prova de redação.

Os impactos do consumo – que vão desde a exploração de recursos naturais até uma quantidade exorbitante de lixo – geram desdobramentos como a poluição do ar, da terra e da água, má gestão de resíduos (pois, com proporções grandes de lixo, a destinação dele pode ser feita de maneira a gerar mais poluição), prejuízos à saúde pública, degradação ambiental, impactos paisagísticos e muito mais.

Em um tema como esse, o segredo é relacionar de maneira clara a questão do consumo e do lixo que ele gera – essa relação deve estar bastante clara ao longo de todo seu texto.

Temas que levam em conta um problema e seus desdobramentos devem ser bem estudados a fim de que não aconteçam tangenciamentos (como seria o caso de abordarmos somente um dos aspectos do tema – isto é somente o consumo ou somente o lixo).

Quadro mostrando lixeiras de coleta seletiva
  • Meios para o controle e tratamento de lixo no Brasil

Atualmente, segundo o site de notícias Agência Brasil, a cidade de Brasília, a capital do Brasil, abriga o maior lixão a céu aberto da América Latina – isso, a 15 quilômetros do Palácio do Planalto.

Além disso, nos mostra o site de notícias, hoje, 53% do lixo brasileiro está em aterros sanitários – método de descarte que causa a poluição de lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

Nesse sentido, é possível ver o descaso com o controle do lixo brasileiro. Entre os caminhos para o tratamento e controle de resíduos, estão: investimentos em processo de compostagem e reciclagem no país; redução na produção de resíduos; melhor gerenciamento do destino do lixo.

Entretanto, para isso, é necessário investimento público nesses tipos de tratamento do que é descartado pelos brasileiros.

Se o lixo é um problema, a sociedade contemporânea, suas instituições e políticas devem estar sempre empenhadas a resolver a questão.

Um tema que debata o controle e o tratamento do lixo Brasil é categoricamente propício à discussão em vista disso.

Repertórios socioculturais para discutir a questão do lixo no Brasil

Para que você compreenda ainda melhor essa questão no Brasil, separamos alguns repertórios para que sua discussão acerca do lixo brasileiro seja aprofundada:

  • Lixo Extraordinário (2011) – o documentário acompanha a relação do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, em Duque de Caxias (RJ).
  • Ilha das Flores (1989) – sob a direção de Jorge Alberto Furtado, esse filme/documentário é um convite a se pensar na questão do consumo, do lixo e da desigualdade social.
  • Wall-e (2008) – apesar de ser uma animação da Pixar, esse é um ótimo filme para compreender os impactos do lixo. Ela retrata o problema do lixo de maneira humorada, abordando tecnologia, a importância das plantas e os perigos da obesidade.

Gostou desse artigo? Não deixe de nos acompanhar para mais dicas sobre redação e temas para o vestibular. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário