Tema para Redação: Educação Financeira (Dicas e Análise)

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Nos últimos anos, a educação brasileira tem discutido e dado certa importância para o tema da educação financeira nas escolas.

No entanto, a maioria das pessoas em nossa sociedade cresceram sem acesso a esse tipo de conhecimento nas escolas.

Não é que esse tipo de educação possa ser adquirida somente nas escolas – muitas pessoas aprendem a administrar suas finanças, a investir dinheiro, a dirigir negócios próprios na prática – mas, ainda sim, esse o conhecimento relacionado a finanças é necessário a todos, e, por isso, pode ser uma ótima alternativa instituí-lo ainda da infância e na adolescência.

Além disso, esse é um ótimo tema para redações de vestibular. Escrever um texto dissertativo-argumentativo – o tipo mais cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio e na maioria dos vestibulares – sobre educação financeira pode não ser muito difícil.

É possível enumerar diversos motivos pelos quais conhecimentos sobre a área financeira devem ser ensinados na escola – eles permitem: escolhas conscientes inteligentes acerca das finanças; bom relacionamento com o dinheiro; planejamentos realistas e controle financeiro; desenvolvimento da própria autonomia.

Também podemos pontuar diversos outros motivos do porquê a ausência da educação financeira é um prejudicial a vida dos brasileiros:

Essa ausência pode gerar impulsos consumistas, dívidas – que causam adoecimento emocional, como depressão e ansiedade – e até mesmo baixas capacidades de investimento em todo o país.

Entretanto, você saberia elaborar uma conclusão sobre esse tema? E uma proposta de intervenção – como exigido na redação modelo ENEM – você saberia?  Veremos alguns caminhos a seguir.

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Caminhos possíveis para uma conclusão

Há dois caminhos a se seguir na conclusão de um texto-dissertativo argumentativo.

O primeiro deles é o de um parágrafo conclusivo, em que o autor deve resumir seus argumentos – retomando sua tese – concluindo o raciocínio construído desde o início do texto.

Esse tipo de conclusão é mais comum nas redações de vestibulares específicos e textos dissertativos-argumentativos exigidos em provas de concurso.

O segundo caminho a ser seguido no parágrafo conclusivo é o de uma conclusão com proposta de solução.

Esse estilo de conclusão tem se tornado bastante comum por conta do Exame Nacional do Ensino Médio – que cobra o modelo.

Por conta disso, alguns outros vestibulares já têm adotado o modelo – esteja atento às orientações da prova e também ao edital do vestibular, nele você saberá o que será cobrado.

Neste segundo caminho é importante que você esteja atento, pois a prova do ENEM exige que você apresente em sua conclusão: uma proposta de intervenção – o que deve ser feito para resolver os problemas trazidos e citados em seus texto; um agente – quem será responsável por implementar a proposta trazida; um meio – que deve apresentar como/por meio de que essa intervenção será realizada; uma finalidade – que precisa apontar para que fim/para quê/a fim de que essa intervenção deve ser feita; e, por último, um detalhamento – que você deve fazer sobre pelo menos um dos quatro itens elaborados anteriormente.


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Exemplo de conclusão com proposta de intervenção – Tema: Educação Financeira

Como a conclusão da redação modelo ENEM se configura como mais que uma síntese do que foi discutido no texto, detalharemos um exemplo, a seguir, para que você esteja preparado e seguro ao produzir esse tipo de conclusão:

(Este exemplo de parágrafo conclusivo foi elaborado para uma redação com o tema: “A importância da Educação Financeira nas escolas brasileiras”)

Portanto, [1] dado o exposto, medidas educativas são necessárias para a efetividade da educação financeira, assim como a mudança acerca de entraves que a impedem.

Nessa perspectiva, [2] Ministério da Educação brasileiro (MEC), juntamente à mídia, [3] deve trabalhar em ações que promovam o esclarecimento da sociedade acerca da importância da restrição, análise e conhecimento de gastos para se alcançar uma vida estável financeiramente. Essa ação deve se dar [4] por meio de palestras nas escolas – [6] que trabalhem debates e conteúdos programáticos com o tema educação financeira – assim como da disponibilização de propagandas sobre o tema nos canais midiáticos.

Tudo isso [5] a fim de desconstruir paradigmas e criar senso crítico sobre as próprias finanças. Somente assim, a sociedade será mais educada financeiramente.

Quadro mostrando a família de bonecos, com referencias a dinheiro e moedas

[1] Essa conclusão começa retomando o exposto para apontar que é necessário resolver as questões citadas ao longo da redação – essa é uma parte muito importante desse parágrafo, pois, ela é o que indica que esse texto está se encaminhando para fim.

[2] agente dessa proposta: Ministério da Educação, juntamente as mídias – coloque dois agentes sempre que os dois forem necessários para resolver todos os problemas citados. Saiba que, caso você cite apenas um e ele não seja suficiente para resolver todas as questões argumentadas na redação, isso pode gerar a perda de pontos na competência 3 – que diz respeito à coerência do texto.

[3] ações de solução: trabalhar em ações que promovam o esclarecimento da sociedade acerca da importância da restrição, análise e conhecimento de gastos para se alcançar uma vida estável financeiramente

[4] meios da ação: palestras nas escolas e disponibilização de propagandas sobre o tema nos canais midiáticos – ao indicar os meios, use a expressão “por meio” ou “através de” para deixar claro ao seu corretor o que você quer indicar neste momento da proposta.

[5] finalidade: desconstruir paradigmas e criar senso crítico sobre as próprias finanças.

[6] Neste caso, o detalhamento está no meio: que trabalhem debates e conteúdos programáticos com o tema educação financeira – essa descrição detalha as palestras que servem como meio da ação.

Gostou desta análise de conteúdo? Acompanhe nossos posts para estudos acerca da estrutura da redação. Bons estudos!


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Deisy Souza

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