Tema para Redação: Insegurança Alimentar (Dicas e Análise)

Segundo o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar de 2022 – após a pandemia de Covid19 no Brasil – mais de 33 milhões de pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar, isto é, não têm garantia do que comer.

Esse cenário aponta para um aumento de 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome no país.

Alguns dos motivos para esse cenário, que tem a ver com o aumento da desigualdade social e a piora da condição social no Brasil, são a crise econômica, a má distribuição de alimentos e o manejo inadequado dos recursos naturais.

Você sabia que essa era uma situação tão grave?

Se não, selecionamos e indicamos abaixo 5 repertórios que podem ser usados para entender a situação – para além disso, eles também podem ser usados durante a escrita de sua redação.

Saiba mais: Temas para Redação

  1. Histórias da Fome no Brasil (2014)

Esse documentário mostra uma cronologia da fome no Brasil. Desde os tempos de colônia até os atuais, o país sempre foi marcado pela desigualdade e consequentemente pela fome.

A produção – que contou com apoio da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a Agricultura juntamente do Centro de Excelência contra a Fome do Programa de Alimentos da ONU – aponta como a questão da insegurança alimentar no Brasil é também uma questão histórica.

Sob a direção de Camilo Tavares, o documentário se encontra disponível no YouTube e impacta quem o assiste, mostrando como a questão é um problema desumano e atual.

  1. Fome (2016)

Com a direção de Cristiano Burlan, esse filme de 2016 conta a história de um senhor em situação de rua que vaga pela cidade de São Paulo.

O filme nos mostrará, no entanto, que o homem que acompanhamos é um ex-professor renomado da Universidade de São Paulo (USP).

Na trama, uma jovem pesquisadora se interessa por sua história, e, assim, podemos ver um pouco da solidariedade que ainda vive nas pessoas.

Esse filme traz uma ótima reflexão sobre o valor da vida, as questões da segregação social gerada pelo capitalismo e acerca da fome no Brasil. Se configura não somente como um ótimo repertório para a redação, mas também a reflexão acerca de como estamos agindo como sociedade.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
  1. O Poço (2019)

Esse é um filme impactante. Muitas pessoas ainda sentem o estômago revirar ao falar sobre o longa-metragem.

Mostrando a degradação da humanidade frente aos sistemas que ela mesma criou, o filme de direção de Galder Gaztelu-Urrutia, foi premiado em diversos festivais além, teve várias indicações ao Oscar 2020.

A realidade diatópica de O Poço mostra um lugar recluso composto por 333 níveis. Duplas de indivíduos vivem cada um dos níveis do abismo – todos os dias uma plataforma com a comida desce por cada um deles criando uma luta desumana pela comida e pela sobrevivência.

Os primeiros planos estão sempre bem alimentados, enquanto, aos últimos, a comida nunca chega – o longa é um soco no estômago, cheio de reflexões acerca de desigualdade social, individualismo, consciência de classe e insegurança alimentar.

Um quadro com carrinhos de compras escrito HELP em papelão
  1. Estamira (2004)

Esse premiado documentário de 2004 tem a mesma direção do longa Tropa de Elite (2007): Marcos Prado e José Padilha.

Estamira é uma personagem que vive com um grupo de amigos em um lixão da cidade do Rio de Janeiro. Portadora de um transtorno mental, ela filosofa de maneira eloquente sobre a vida e as questões sociais.

Nessas gravações documentais de uma realidade brasileira dura, somos levados a encarar a negligência social, o desamparo e a desigualdade de forma bastante angustiante.

Esse é um documentário para ruminar depois de consumir – um ótimo recurso para compreender a insegurança alimentar e a pobreza no país.

  1. Garapa (2009)

Essa última indicação também se trata de um documentário dirigido por José Padilha.

Garapa acompanha a história de três famílias cearenses em situação grave de insegurança alimentar.

Esse é um filme doloroso, mas quem o assiste não continua pensando a questão da fome no Brasil da mesma maneira.

O nome da produção se refere a uma bebida de mesmo nome, garapa, feita da mistura de água com açúcar, dada às crianças para enganar a fome – muitas vezes, mostra o filme, esse é o único alimento por dias.

Apesar da fome ser uma questão complexa no Brasil, entendê-la é simples, pois está escancarada na situação de diversas famílias e indivíduos brasileiros.

São muitas as obras que trataram a insegurança alimentar, por esse ser um problema atual, que pede por intervenção.

Posto isso, tratamos essa questão como tema de provas de vestibular e, para isso, selecionamos os inúmeros repertórios para nos auxiliar a compreender esse infortúnio.

Entretanto, mais que isso, a insegurança alimentar, como vimos, precisa ser estudada e acompanhada para além da demanda de provas de seleção.

Gostou do conteúdo deste artigo? Não deixe de acompanhar nossas postagens para mais dicas de repertório e temas de redação para garantir uma boa nota no vestibular. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário