Como escrever uma redação sobre Inclusão Social

A inclusão social envolve todas as ações tomadas para incluir em patamar de igualdade grupos e minorias que sempre foram marginalizados ao longo da história das sociedades.

Por muitas questões históricas e sociais determinados grupos – como indígenas, imigrantes, pessoas parte da comunidade LGBTQiap+, pessoas com deficiência (PCDs), idosos, pessoas em situação de rua, entre outros – enfrentaram e enfrentam processos de exclusão que perduram na sociedade contemporânea.

A questão da inclusão já foi tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, no ano de 2017, que abordou os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o que foi muito importante para a visibilidade e discussão acerca da comunidade surda brasileira, suas oportunidades de acesso à educação e ao trabalho, assim como as redações de equidade entre PCDs e os demais cidadãos brasileiros.

Para além disso, há uma questão muito importante sobre a qual queremos discutir quando o assunto é inclusão social.

É muito comum que palavras como inclusão ou Inclusividade – dentro do senso comum – remetam ao acesso de pessoas com deficiência a certos espaços.

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Entretanto, a inclusão social ultrapassa essa visão simplista do que é incluir pessoas na sociedade.

Como já apontamos, muitos grupos foram excluídos da convivência e ocupação de espaços sociais ao longo do tempo, e cada pessoa e grupo precisa ter suas necessidades de inclusão e equidade sanadas.

Assim, vamos analisar um texto dissertativo-argumentativo que foi nota 1000 no ENEM 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil – para que você possa compreender como escrever uma redação que leve em conta essa temática.

Redação nota 1000 – ENEM 2017 – Análise

(Fonte da redação nota 1000 – ENEM 2017: Inep. Aluna: Larissa Fernandes Silva de Souza)

Tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Introdução: A Declaração Universal dos Direitos Humanos – promulgada em 1948 pela ONU – assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.

Entretanto, o precário serviço de educação pública do Brasil e a exclusão social vivenciada pelos surdos impede que essa parcela da população usufrua desse direito internacional na prática.

Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover melhorias no sistema de educação inclusiva do país.


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  • Comentário: Como o tema proposto pelo ENEM no ano de 2017 era a formação educacional dos surdos, começar com a declaração de que todos os seres humanos têm direito à educação é uma ótima forma de contextualizar o tema. A partir disso, a aluna usa uma contraposição para apontar qual é a situação dos serviços públicos no Brasil – ao contrário do que os direitos exigem: uma educação baseada na exclusão, principalmente quando se diz respeito à parcela surda da população. Por fim, logo na introdução, essa redação já se articula muito bem com as demais partes do texto, pois aponta uma tese – que se configura como um problema que precisa ser demonstrado – e indica a necessidade de solução para o problema, já direcionando o olhar do leitor para uma possível proposta de intervenção.

Desenvolvimento 1: Deve-se pontuar, de início, que o aparato estatal brasileiro é ineficiente no que diz respeito à formação educacional de surdos no país, bem como promoção da inclusão social desse grupo.

Quanto a essa questão, é notório que o sistema capitalista vigente exige alto grau de instrução para que as pessoas consigam ascensão profissional.

Assim, a falta de oferta do ensino de libras nas escolas brasileiras e de profissionais especializados na educação de surdos dificulta o acesso desse grupo ao mercado de trabalho.

Além disso, há a falta de formas institucionalizadas de promover o uso de libras, o que contribui para a exclusão de surdos na sociedade brasileira.

  • Comentário: Nesse primeiro parágrafo, a tese firmada na introdução é muito bem defendida. A aluna aponta a falta de uma educação surda como uma questão de ausência Estatal – o que causa exclusão e mostra a ineficiência do governo em promover formação educacional no país. Nesse sentido, compreendemos que um dos desafios para a formação dos surdos Brasil – que era o que o tema exigia que fosse abordado – é muito bem disposto aqui.
Quadro mostra mãos juntando pinos de jogos

Desenvolvimento 2: Vale ressaltar, também, que a exclusão vivenciada por deficientes auditivos no país evidencia práticas históricas de preconceito.

A respeito disso, sabe-se que, durante o século XIX, a ciência criou o conceito de determinismo biológico, utilizado para legitimar o discurso preconceituoso de inferioridade de grupos minoritários, segundo o qual a função social do indivíduo é determinada por características biológicas.

Desse modo, infere-se que a incapacidade associada hodiernamente aos deficientes tem raízes históricas, que acarreta a falta de consciência coletiva de inclusão desse grupo pela sociedade civil.

  • Comentário: Nesse segundo parágrafo de desenvolvimento, o argumento se direciona para a questão histórica da ausência da formação dos surdos. Assim, a aluna apresenta uma das motivações para os desafios na formação educacional dos surdos. Aqui um repertório legitimado e bem relacionado também é usado para fundamentar a argumentação e para reforçar as causas históricas do preconceito.

Conclusão: É evidente, portanto, que há entraves para que os deficientes auditivos tenham pleno acesso à educação no Brasil.

Dessa maneira, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no sistema público de ensino do país, por meio de sua adaptação às necessidades dos surdos, como oferta do ensino de libras, com profissionais especializados para que esse grupo tenha seus direitos respeitados.

É imprescindível, também, que as escolas garantam a inclusão desses indivíduos, por intermédio de projetos e atividades lúdicas, com a participação de familiares, a fim de que os surdos tenham sua dignidade humana preservada.

Comentário: Neste caso, além de propor uma intervenção para os desafios citados, essa conclusão também aponta uma ação interventiva, um agente para a realização dela, um meio pelo para essa realização, a finalidade assim como um detalhamento – contemplando todos os elementos exigidos na Competência V da grade de correção do ENEM e alcançando nota máxima na prova.

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Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los. Bons estudos!


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Deisy Souza

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