Se você é uma pessoa que acompanha jornais e notícias, talvez tenha uma ideia acerca das guerras civis que acontecem pelo mundo.
Esse é um tema muito pertinente para a cobrança em redação de processos seletivos, pois cobra do aluno um senso crítico a respeito do que acontece no mundo.
Se você não tem nem ideia de que caminho seguir para debater esse tema, elencamos neste artigo algumas informações e conhecimentos sobre as guerras civis no Brasil e no mundo para que você saiba como discutir o tema.
Saiba mais: Temas Para Redação
As guerras civis do Brasil e do Mundo
O termo Guerra Civil se dá pela definição de um conflito armado entre um grupo de civis dentro de um mesmo país.
É definido como civil – de acordo com Direito Internacional Humanitário – um indivíduo/cidadão que não pertence às forças armadas do país.
Assim, de maneira mais simples, você pode compreender que uma Guerra Civil é um conflito entre cidadãos comuns, seja dentro de um mesmo país ou de países diferentes mais próximos por motivações, territoriais, econômicas ou políticas, por exemplo.
Nesse sentido, a população é o ator principal de uma guerra civil.
Entre as guerras civis mais conhecidas no país e no mundo estão:
· Guerra Civil Espanhola (1936-1939): se deu com a chegada dos comunistas (influenciada pela União Soviética) no governo da Espanha. As causas foram a chegada de uma crise econômica e política que ameaçava a ordem social;
· Guerra Civil Americana (1861-1865): conflito esse que dividiu os Estados Unidos, colocando os estados do Norte e do Sul em uma guerra.
· Guerra Civil Síria (2011-): que começou como uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011. Foi motivada após as denúncias de corrupção aliada a outros problemas sociais, como desemprego e centralização de poder.
O ideal é que você pesquise sobre elas a fim de ampliar seus conhecimentos acerca do tema.
Estatística sobre as guerras civis
· De acordo com o Banco Mundial – organização e instituição financeira que tem como objetivo a redução das desigualdades no mundo – 90% das mortes relacionadas com guerras, na década de 1990, são oriundas de guerras civis.
· Relatório ONU – Número de guerras civis quase triplicou em 10 anos.
· Segundo a BBC Brasil – houve mais de 90 guerras civis entre 1945 e 2007, com 20 guerras civis em curso a partir de 2007.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Reflexos de uma a guerra civil para abordar na redação
As consequências que podem ser abordadas em sua redação como reflexo de uma guerra civil são inúmeras.
Elas são responsáveis pela destruição da infraestrutura do país e também por subjugar grande parte da população do país em situação de extrema pobreza, sendo responsável pela morte de milhões de pessoas dentro do território que ela se dá.
É interessante que você entenda também as guerra civis também movimento as migrações de um país para o outro – muitas vezes de forma ilegal, o que gera ainda mais mortes.
Nesse contexto, é muito comum que as pessoas sejam obrigadas a deixar suas casas.
Muitos indivíduos, mesmo os que não queiram se envolver com os grupos de guerrilha, também podem sofrer com ataques à sua integridade física.
Além disso, os países que são afetados pelas guerras civis podem adquirir, afirmam os economistas, uma instabilidade financeira crônica da qual podem nunca se recuperar.
Introdução do texto dissertativo sobre Guerra Civil
Para que você compreenda ainda melhor acerca de como produzir um texto sobre o tema, elaboramos uma introdução de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Impactos das Guerras Civis” para você:
Introdução: Conflitos e guerras sempre fizeram parte das sociedades mundiais. Entretanto, atualmente, as guerras civis pelo mundo têm se destacado pela agressividade e o caráter incessante – como é o exemplo da guerra civil na capital do Oriente Médio, a Síria.
TESE: Nesse sentido é preciso destacar que os conflitos civis no mundo são um grande problema econômico, político e social para a contemporaneidade, e eles continuam se perpetuando tanto ARGUMENTO 1: pela falta de uma liderança
política mundial que promova a paz, ARGUMENTO 2: quando pela
intolerância cada vez mais latente da sociedade moderna. Assim, medidas devem ser tomadas para amenizar o problema.
Que tal aproveitar e terminar essa discussão?
Aproveite essa introdução para terminar o texto a fim de treinar sua argumentação sobre o tema do Ensino Domiciliar.
Gostou desse conteúdo?
Acompanhe nosso blog! Aqui você encontra a discussão de 100 temas de redação totalmente grátis.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023