Tema para redação: Felicidade (Dicas e Análise)

À primeira vista pode ser que os vestibulandos achem o tema felicidade um pouco bobo ou irrelevante.

Contudo é importante que você saiba que ele não é.

Uma pergunta para você: se o tema fosse “Felicidade social”, por exemplo, você saberia como elaborar uma redação sobre ele?

Assim, elencamos alguns possíveis recortes que poderiam enfocar a felicidade para que você compreenda como essa pode ser uma temática relevante em seus estudos:

·   Consumo como modo de felicidade – um problema atual.

·   É possível ser feliz no século XXI?

·   Felicidade e redes sociais – consequências da felicidade como atuação

·   A importância da família na felicidade do sujeito

Saiba mais: Temas Para Redação

Quando nos propomos a estudar redação, para além do estudo dos temas, precisamos estar atentos ao gênero exigido, à articulação de ideias, ao tamanho do texto, entre muitas outras questões.

Nesse sentido, é muito recomendado – tanto para os alunos iniciantes quanto para aqueles que já treinam o redação a mais tempo – que leiam análises de bons textos dentro do gênero que desejam escrever.

Assim, você conseguirá identificar entre as redações pontos em comum que funcionam muito bem na hora de escrever.

Pensando nisso, elaboramos a análise de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea” para que você possa compreender como escrever uma redação que leve em conta essa temática.

Análise de redação nota máxima – tema: “A mercantilização da felicidade na sociedade contemporânea”

(Fonte: Escrever Online – Aluna: Izabela Rodrigues – redação reescrita)

Em “Alice no país das maravilhas”, Lewis Carroll elabora uma cena em que gato risonho promete a Alice a felicidade eterna assim que ela provar de seu bolo de chocolate.

Fora da ficção, na realidade contemporânea, percebe-se que o cenário da mercantilização da felicidade é o mesmo, já que os indivíduos criaram a ideologia da necessidade de consumo para ser feliz.

A partir desse contexto, é fundamental entender a raiz midiática da mercantilização da felicidade, bem como o principal impacto dessa questão para a sociedade hoje.

Comentários: Já abordamos em diversos conteúdos de nosso blog como você pode usar filmes, séries, documentários, livros, etc. para fundamentar e fazer analogias sobre o tema que você está a discutir – o que mostra conhecimento de mundo e capacidade de articulação de ideias.

Dessa maneira, esse texto faz isso muito bem ao usar Alice no País das Maravilhas para fazer uma redação acerca da compra da felicidade.

A tese também fica muito bem estabelecida nesse texto – a de que o cenário da mercantilização da felicidade é uma realizada já que os indivíduos criaram uma necessidade de consumo para serem felizes.

O primeiro aspecto para que essa comercialização da felicidade exista é a mentalidade capitalista como sendo uma das motivadoras.

Isso acontece pois o indivíduo da sociedade moderna capitalista põe o lucro acima das relações interpessoais e não se preocupa com os efeitos disso.

Nesse sentido, a partir da Segunda Revolução Industrial as indústrias passaram a desenvolver produtos em grande escala e com a vida útil reduzida para aumentar as vendas – incentivando e criando, assim, o princípio do consumismo.

Hoje, a estratégia é vender os produtos com a qualidade inferior e durabilidade reduzida se configura como um recurso de estimular a alegria e satisfação dos consumidores, assim, quanto mais as pessoas consomem mais satisfeitas se sentem – o que faz com que o consumo seja contínuo e o lucro se sobressaia cada vez mais.

Comentário: A tese do texto apontava que um dos princípios da mercantilização da felicidade se configurava como os princípios da sociedade capitalista.

Aqui, essa questão é muito bem defendida com um repertório legitimado que é o da Revolução Industrial – ele aponta a partir de que momento a princípio de mercado começou a se destacar na sociedade.

Ademais, faz-se pertinente mencionar o domínio midiático como um fator que causa grande impacto na mercantilização da felicidade na sociedade.

Isso ocorre de tal forma que a mídia manipula a pessoas de acordo com seus interesses, como foi estudado pelo filósofo Deleuze, em sua obra “Sociedade do Controle”, a qual  aponta que as pessoas sentem a vontade de estar feliz o tempo todo e, quando não consegue obter tal resultado, elas se frustram.

Dessa forma, a sociedade moderna se submete ao consumo como uma fórmula perfeita da alegria e da satisfação não percebendo o impacto que o capitalismo tem sobre suas vidas.

Mulher Sorrindo

Comentários: Logo na introdução, um caminho para a discussão da mídia é aberto – o texto diz que “é fundamental entender a raiz midiática da mercantilização da felicidade”.

Nesse sentido, o aspecto midiático da mercantilização da felicidade é muito bem explorado aqui, principalmente em vista do repertório usado para defender o que foi afirmado – “Sociedade do Controle”, que tem como principal objetivo instaurar padrões de comportamento para a coletividade, que neste caso é a necessidade da felicidade

Portanto, faz-se necessário a obtenção de uma visão crítica sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação junto do Ministério da Economia (agentes) pode criar o “Movimento Consumo Consciente” (ação), que deve ocorrer uma vez a cada mês nas escolas de Ensino Médio e também nas mídias (detalhamento).

Tal ação acontecerá por meio de dinâmicas e palestras com os jovens a fim de ensiná-los e alertá-los acerca do consumismo e seus riscos e também propagandas conscientizadoras na TV (meios).

Assim, os jovens irão crescer sabendo se esquivar das questões do consumismo (efeito/finalidade).

Comentário: Neste parágrafo de conclusão, marcamos cada um dos elementos necessários em uma conclusão para que você saiba exatamente o que deles estar presente em sua proposta de intervenção.

Gostou desta análise?

Que tal aproveitar para produzir sua própria redação? Lembre-se que a escrita é um exercício que se evolui por meio da prática.

Acompanhe nosso blog  para mais conteúdo de redação, temos mais de 100 temas com discussões gratuitas disponíveis para você estudar.

Vem com a gente!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário