Segundo a UNESCO, atualmente, menos de 13% da população carcerária tem acesso à educação.
Além disso, a organização também aponta que dos mais de 700 mil presos em todo o país brasileiro, 8% são analfabetos, 70% não concluíram o Ensino Fundamental e 92% não terminaram o Ensino Médio.
De toda a população carcerária do Brasil, não chega a 1% o número de presos que têm diploma de Ensino Superior.
Adentrando no assunto da educação prisional e sua importância, hoje, menos de 13% dos presos do Brasil têm acesso a alguma atividade educativa enquanto estão encarcerados.
A educação prisional no Brasil é uma questão muito importante de ser debatida.
A falta dela dificulta a reintegração da população carcerária na sociedade criando um ciclo de reincidência de crimes e encarceramento da população mais pobre do país.
Sendo assim, esse é um tema muito pertinente a uma prova seletiva de redação, por exemplo.
Se esse fosse o tema cobrado por sua prova, você saberia discuti-lo e argumentar sobre ele?
Neste artigo vamos indicar caminhos para discutir o tema A importância da educação prisional no Brasil.
Você vem?
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Importância da educação prisional no Brasil
Há um conhecido pensamento do maior educador brasileiro no mundo – Paulo Freire – que afirma que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
O assunto da educação prisional pode ser muito polêmico, pois as pessoas que se encontram presas, na grande maioria das vezes são culpadas em crimes e atrocidades, assim, muitas pessoas podem pensar acerca do porque tais pessoas teriam direito ao acesso à educação ou atividades de desenvolvimento de habilidades.
Entretanto, é preciso compreender que o princípio do sistema prisional no Brasil é, em teoria, afastar aqueles indivíduos da sociedade – onde eles não tem mais condição de estar, pelo bem social – para que eles paguem por seu crimes, mas também revitalizar os indivíduos para que esses possam um dia voltar e viver de maneira correta dentro da sociedade.
Quando a educação não é levada em conta, a chance de que haja alguma mudança no caráter dos cidadãos presos é muito baixa.
Além disso, ao sair do ambiente carcerário sem um ofício ou habilidades que contribuam com o indivíduo para a realização de um trabalho ou a conquista de um emprego, a chance de que ele volte a cometer crimes é muito grande.
Saiba mais: Temas Para Redação
Veja que é nesse sentido que podemos compreender o famoso pensamento de Paulo Freire.
Pode ser que nem todas as pessoas que tenham acesso à educação dentro dos presídios sejam ressocializadas, mas o acesso a uma educação de qualidade e à qualificação dos presos é um fator que contribui com a diminuição da reincidência de crimes.
Sendo assim, por mais que a educação não resolva totalmente o problema, sem ela sequer chegaremos a resolver parte dele.
Argumentos – consequências da falta da educação prisional no Brasil
Para elaborar uma argumentação sobre o tema – o que certamente sua redação exigirá – você pode discutir as consequências desse problema no Brasil.
Elencamos algumas delas para que você possa refletir e elaborar seus argumentos.
· Aumento da população carcerária – se qualificação para a entrada no mercado de trabalho, a reincidência de crimes se torna mais alta, contribuindo com a superlotação dos presídios (o que pode contribuir ainda com situações insalubres, facilidade na entrada de drogas no sistema prisional, aumento de crimes cometidos dentro dos presídios).
· Aumento da criminalidade – há uma forte relação entre educação e criminalidade. De acordo com o JUSBRASIL, o aumento do nível educacional diminui a criminalidade demonstrada através dos dados de pessoas privadas de liberdade atualmente no Brasil.
O contrário disso, faz com o que os índices de crimes aumentem muito.
· Retirada de direitos básicos – como mostrado nesse artigo, a população enclausurada no brasil é quase majoritariamente pobre e com baixos níveis de ensino.
É preciso lembrar que a educação no Brasil é um direito Constitucional, a falta dela, antes que essas pessoas cheguem ao sistema prisional já é uma interferência nesse direito e a permanência da falta de uma educação prisional perpetua esse cenário inconstitucional.
Repertório para fundamentar e entender o tema
Para que você possa se aprofundar e conhecer esse tema ainda mais de perto, separamos alguns documentários que mostram a situação carcerária no país.
Afinal, o que é melhor que estudar e aprender por meio do audiovisual? (risos). Veja:
· O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) – esse documentário retrata a ineficácia do sistema prisional brasileiro e suas falhas na ressocialização dos indivíduos presos no Brasil.
A obra aponta para as inúmeras e claras violações de direitos e garantias dessa parcela da população.
· Pelo Direito de Recomeçar (2013) – essa é uma obra que também trata o tema da ressocialização (dessa vez no sistema prisional tocantinense.
De maneira muito interessante, o documentário ainda apresenta soluções para o problema de como reinserir os presos no mundo do trabalho.
· Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil (2015) – essa obra que é dívida em duas partes trata a tortura promovida pelo sistema carcerário e destinada principalmente a mulheres. Ambas as partes estão disponíveis no YouTube.
Gostou desse conteúdo? Nos acompanhe para mais dicas sobre redação. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023