Você já ouviu a famosa frase “Direitos humanos para humanos direitos”?
Esse é um pensamento muito perigoso e, neste artigo, para que você saia do senso comum sobre tema, trouxemos algumas obras para que você entenda os direitos humanos, assim como que caminhos seguir para escrever sobre eles.
O que são direitos humanos?
O primeiro ponto importante que você deve saber sobre os Direito Humanos é que eles são constitucionais. Todas as pessoas – independentemente da cor, do gênero, do sexo ou da orientação sexual – têm direitos garantidos por lei.
Nesse sentido, apesar da lei ser falha em muitos aspectos da sociedade contemporânea, são esses direitos que garantem a ordem social.
Em tempo que os direitos à dignidade e à equidade humana não eram garantidos, por exemplo, a História presenciou diversos infortúnios – como ditaduras, escravidão, inquisições, entre muitos outros.
Saiba mais: Temas Para Redação
Assim, quando esses direitos são ameaçados, os grupos mais frágeis da sociedade costumam sofrer com as piores atrocidades possíveis.
É interessante que você saiba que esses direitos podem ser de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, e, na teoria, eles também são universais aos seres humanos a partir da circunstância do nascimento.
Nesse contexto, toda pessoa tem o direito de obter certidão de nascimento e certidão de óbito, gratuitamente.
Toda pessoa tem o direito à ampla defesa. Toda pessoa tem o direito de não ser torturada.
Veja algumas citações de autoridade muito importantes sobre os direitos humanos – você também pode usá-las como repertório em sua redação!
Citações para usar na redação sobre direitos humanos
· “Não haverá nem descanso nem tranquilidade na América até o negro adquirir seus direitos como cidadão.” (Martin Luther King – pastor batista, líder pioneiro na defesa dos direitos civis e defensor da justiça social);
· “Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumaniza-lo.” (Nelson Mandela – líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra);
· Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” (Papa Francisco);
· “A educação é um elemento importante na luta pelos direitos humanos.
É o meio para ajudar os nossos filhos e as pessoas a redescobrir a sua identidade e, assim, aumentar o seu auto-respeito.” (Malcolm X – ativista dos direitos humanos, ministro muçulmano e defensor do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos);
· “Os direitos do homem são muitos, e raro o direito de gozar deles. Nem todo homem tem direito a conhecer os seus direitos.” (Carlos Drummond de Andrade – poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX).
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
Casos de violação aos direitos humanos para você se aprofundar no tema
1. O Massacre do Carandiru: essa foi uma chacina que ocorreu no Brasil em 2 de outubro de 1992. Nesse caso, uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, causou a morte de 111 detentos.
O caso conta com uma obra chamada Carandiru: O Filme (2003) – muito forte, mas bastante interessante para quem deseja compreender melhor o caso.
2. Holocausto Brasileiro: o que ficou conhecido como Holocausto Brasileiro foi a circunstância de maus-tratos ocorridos no Hospital Colônia de Barbacena a partir de depoimentos de sobreviventes, ex-funcionários e pessoas diretamente envolvidas na rotina do maior hospício do Brasil.
O termo foi criado pela jornalista brasileira Daniela Arbex, e o caso possui um livro jornalístico e um documentário de mesmo nome. A partir das obras, é possível ver como os Direitos Humanos no Brasil são frágeis.
3. Trabalhos análogos à escravidão: entre os muitos casos descobertos de trabalho análogo à escravidão, uma obra interessante para compreender como essa situação contra os direito individuais de uma pessoa pode ser sutil é o PorCast, produzido pela Folha de São Paulo, A Mulher da Casa Abandonada (2022). Nele, a história de vida de uma figura misteriosa é investigada.
O mistério mostra como a mulher da casa mateve uma empregada presa a trabalhos análogos à situação de escravidão, e, ainda, como as elites brasileiras podem manter essas situações em segredo por meio do dinheiro.
4. Comissão Nacional da Verdade: O marco da Comissão Nacional da Verdade foi instalado em 2012, durante o Governo Dilma Rousseff.
A comissão tinha o objetivo de promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres, etc. do período ditatorial de 1964 a 1985 no regime político brasileiro.
Um dos relatórios feitos por essa comissão aponta para uma das maiores barbaridades contra os Direito Humanos – 434 pessoas foram mortas ou desapareceram vítimas de violência do Estado no Brasil.
É possível conhecer mais sobre o tema no documentário Verdade 12.528 (2016) – que traz diversos depoimentos de vítimas de tortura.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los. Bons estudos!
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Guia Completo para Redação Do ENEM - outubro 10, 2023
- Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso - outubro 10, 2023
- AOCP Redação: Como Se Preparar na Hora da Prova - outubro 10, 2023