A situação-problema no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) refere-se ao elemento central da proposta de redação que os candidatos devem desenvolver.
É a parte do tema da redação que apresenta uma questão, um dilema ou um desafio relacionado a um tópico específico.
A situação-problema é projetada para instigar a reflexão crítica e a argumentação dos participantes.
Ao propor o texto, há sempre um curto material de apoio que o estudante pode utilizar para auxiliar sua reflexão.
Saiba mais: Dúvidas Comuns
Como no exemplo:
Na proposta acima, do ano de 2014.
Esse foi um ano em que a proposta de redação foi considerada bastante difícil, mesmo com os textos de apoio. Por isso, as dicas que vou passar serão essenciais para melhorar seu desempenho da sua próxima redação!
#1 ENTENDA A SITUAÇÃO-PROBLEMA PELAS PALAVRAS-CHAVE
Minha primeira dica, como professora, é você, após ler os textos motivadores, buscar quais as palavras-chave do tema.
Observe a proposta do ENEM de 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
A partir dessa leitura podemos eleger algumas palavra-chaves como:
- Violência contra a mulher
- Sociedade brasileira
- Gênero
- Feminicídio
- Machismo
- Lei Maria da Penha
- Cultura do estupro
- Desigualdade de gênero
- Políticas públicas
- Educação para igualdade de gênero
- Conscientização
- Direitos das mulheres
- Impunidade
- Estatísticas de violência
- Relações abusivas
Com isso, é possível escolher qual será a abordagem do seu texto, pois nem tudo cabe nele. Selecionar o que será comentado e argumentado em cada parágrafo.
No próximo exemplo, vamos utilizar a temática “Publicidade infantil em questão no Brasil” (2014):
- Publicidade infantil
- Regulação publicitária
- Ética na publicidade
- Consumo infantil
- Comportamento do consumidor infantil
- Influência da mídia
- Marketing para crianças
- Legislação brasileira
- Efeitos da publicidade na infância
- Responsabilidade social corporativa
- Publicidade enganosa
- Proteção da criança
Nesse exemplo, os estudantes deveriam estar cientes de que as crianças são mais vulneráveis, e que o sistema capitalista, ao incentivar o consumo, contribui para criar uma situação em que as crianças se tornam consumidores sem que elas mesmas tenham controle sobre isso.
Sendo assim, as palavras-chave colaboram a organizar quais e como as informações devem surgir nos parágrafos.
#2 REFLITA SOBRE A SITUAÇÃO-PROBLEMA
Definido o limite do tema proposto é o momento que você, estudante e vestibulando, deve refletir: Essa temática é um problema? Por quê? Quais as consequências?
Pergunte a si mesmo quem são as partes interessadas ou as pessoas afetadas pelo problema. Isso pode ajudá-lo a entender melhor as diferentes perspectivas que precisam ser consideradas em sua redação.
Considere as implicações do problema.
Pergunte-se por que esse problema é relevante, qual o seu impacto na sociedade, na política, na cultura ou em outros aspectos.
Por exemplo, propagandas que vinculam alimentos a super-heróis, fazendo com que as crianças acreditem que, ao consumir esses produtos, adquirem superpoderes.
Nesse caminho, é necessário refletir sobre um controle mais rigoroso sobre as propagandas direcionadas a esse público infantil, uma vez que as crianças são mais suscetíveis a acreditar em tudo e têm menos experiência de vida do que os adultos.
Já para a outra temática, as palavras-chave nos levam a possíveis diálogos sobre as raízes e fatores que contribuem para a violência contra as mulheres no Brasil, como o machismo, a desigualdade de gênero, a cultura de estupro e os estereótipos de gênero.
Mas o estudante também pode analisar como a mídia representa a violência de gênero e seu papel na percepção pública do problema ou examinar a importância da educação para a igualdade de gênero e da conscientização sobre a violência contra a mulher.
Resumindo, você deve usar as palavras-chave para desdobrar suas reflexões sobre a problemática.
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#3 CRIE SUA TESE
A redação dissertativa-argumentativa começa com uma ideia principal que mostra a opinião do autor sobre o assunto. Essa ideia vai ser explicada melhor nos parágrafos seguintes e a chamamos de “tese”.
Geralmente, essa ideia é dada no começo e depois é desenvolvida ao longo do texto.
É importante entender essa ideia para saber do que se trata o texto e para acompanhar a história.
No começo da redação, o escritor pode fazer uma pergunta que você vai descobrir a resposta mais tarde, ou pode contar uma história relacionada ao tema que vai ser analisado.
Agora, observe o primeiro parágrafo do texto de e Antônio Ivan Araújo, aluno que recebeu nota máxima em sua redação sobre “Publicidade infantil em questão no Brasil” (2014):
“A publicidade infantil movimenta bilhões de dólares e é responsável por considerável aumento no número de vendas de produtos e serviços direcionados às crianças.
No Brasil, o debate sobre a publicidade infantil representa uma questão que envolve interesses diversos.
Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças, pois, do contrário, elas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos e emocionais.”
Nesse exemplo, a tese apresentada é que o governo deve regular a veiculação e o conteúdo das campanhas publicitárias voltadas para crianças no Brasil, pois, caso contrário, essas crianças podem sofrer prejuízos em sua formação, incluindo impactos físicos, psicológicos e emocionais.
#4 DICAS INFALÍVEIS
- Procure pistas no texto de apoio: Se a situação-problema for acompanhada de textos de apoio, leia-os também com atenção. Eles podem fornecer informações adicionais e pistas para a interpretação.
- Reflita sobre possíveis soluções: Mesmo que a situação-problema não solicite explicitamente soluções, é útil pensar em abordagens possíveis para resolver ou mitigar o problema. Isso ajudará a informar sua argumentação na redação.
- Anote suas ideias: À medida que você interpreta a situação-problema, faça anotações sobre suas observações, análises e ideias iniciais. Isso pode ser útil quando você começar a planejar e escrever a redação.
- Evite interpretações precipitadas: Evite tirar conclusões precipitadas ou fazer suposições sem uma base sólida no texto da situação-problema. Certifique-se de que suas interpretações estejam fundamentadas nas informações fornecidas.
- Planeje sua abordagem: Depois de interpretar a situação-problema, planeje como você abordará o desenvolvimento da redação. Decida quais argumentos e evidências você usará para responder ao problema e como estruturar seu texto.
- Não ferir os direitos humanos: Lembre-se que apoiar a violência cometida por alguém equivale a ir contra os princípios dos direitos humanos, assim como as diretrizes estabelecidas no edital do Enem. Qualquer ideia ou sugestão que seja apresentada deve estar alinhada com os direitos humanos. Qualquer forma de agressão física, verbal ou psicológica é inaceitável.
- Fortaleça seu repertório: é fundamental que todo estudante que se prepara para o Enem esteja atualizado. Isso implica na leitura de livros, consulta a portais de notícias e acompanhamento dos telejornais diários, pois os temas das provas sempre estão relacionados a assuntos de relevância social.
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