O concurso do Banco do Brasil é uma oportunidade valiosa para quem busca uma carreira sólida no setor bancário e deseja trabalhar em uma das maiores instituições financeiras do país.
Para ter sucesso nesse processo seletivo, é fundamental estar bem preparado e conhecer todos os detalhes do concurso.
Neste guia, você encontrará tudo o que precisa saber sobre a prova de redação do concurso do Banco do Brasil.
Uma preparação sólida é essencial para se destacar no concurso do Banco do Brasil.
Você pode considerar se matricular em cursos preparatórios, estudar por materiais específicos, fazer simulados e praticar redações.
A dedicação e o estudo constante são fundamentais para obter um bom desempenho.
À vista dessas necessidades de preparação, muitos ‘concurseiros’ ficam preocupados com a redação – uma das etapas mais importantes na maioria dos concursos.
Ela geralmente avalia sua capacidade de escrita, argumentação e clareza.
Nesse sentido, preparamos esse material para você que está se preparando para o Concurso do Banco do Brasil.
Se você quer descobrir como escrever boa redação, vem com a gente!
Como escrever uma redação vencedora para o concurso do Banco do Brasil
A prova de redação do Banco do Brasil, assim como muitos outros concursos, geralmente exige o gênero textual conhecido como dissertação argumentativa.
Nesse tipo de redação, os candidatos são solicitados a desenvolver um texto no qual apresentam argumentos e evidências para defender um ponto de vista sobre um tema específico.
É preciso que esteja claro para você que a dissertação argumentativa exige que o candidato apresente uma linha de raciocínio clara e coesa, evite divagações e sustente seus argumentos com evidências sólidas.
Além disso, a norma culta da língua portuguesa deve ser seguida, e a redação deve ser escrita de maneira clara e objetiva.
Saiba mais: Concursos
Relembre os principais elementos de uma dissertação argumentativa. Eles incluem:
- Introdução: Apresentação do tema, contextualização, tese (posição que o autor defenderá) e uma visão geral dos argumentos que serão desenvolvidos.
- Desenvolvimento: Apresentação dos argumentos em parágrafos distintos, com evidências, exemplos e raciocínio lógico para sustentá-los. Cada parágrafo geralmente representa um argumento diferente.
- Conclusão: Recapitulação da tese, síntese dos principais argumentos, relevância do tema e uma reflexão final, o que pode incluir uma chamada para uma ação de resolução do problema.
Além disso, escrever uma redação para o concurso do Banco do Brasil exige um planejamento cuidadoso e uma estrutura bem definida.
Veja alguns dos passos essenciais para criar uma redação dissertativa-argumentativa de sucesso:
- Planejamento do Texto:
Antes de começar a escrever, é fundamental planejar sua redação. Isso envolve:
- Entender a Proposta: Leia a proposta da redação com atenção. Certifique-se de compreender o tema, os objetivos e as orientações fornecidas no edital.
- Delimitar o Tema: Identifique claramente o foco do seu texto. O que você deseja abordar dentro do tema proposto?
- Definir os Argumentos: Liste os principais argumentos que irá utilizar em seu desenvolvimento. Organize-os de forma lógica.
- Escolher Exemplos: Pense em exemplos, casos reais ou dados que possam fundamentar seus argumentos. Ter evidências concretas fortalece sua redação.
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- ANÁLISE DE REDAÇÃO
Para a compreensão clara do gênero e do texto que você precisa elaborar, nada melhor que bons exemplos de como construir uma redação específica para esse concurso.
Por isso, preparamos algumas análises e dicas de como (re)produzir as redações notas máximas no Concurso do Banco do Brasil.
- REDAÇÃO 1: Tema – Desenvolvimento Sustentável no Brasil (Ano: 2021 / Cargo: Agente Comercial)
Hodiernamente, o Brasil enfrenta a relevante questão da necessidade de adotar medidas sustentáveis de desenvolvimento em consonância com os objetivos da Agenda 2030 da ONU.
A discussão sobre o desenvolvimento sustentável é amplamente debatida, porém, a implementação efetiva de medidas tem enfrentado obstáculos relacionados à falta de comprometimento do governo e de grandes empresários.
Essa lacuna na ação coloca em risco não apenas a fauna e a flora, mas também as comunidades que são vulneráveis aos impactos ambientais.
Em primeiro plano, vale relembrar que em 1972, a Conferência de Estocolmo reuniu líderes mundiais com o objetivo de melhorar a relação entre o ser humano e o meio ambiente.
No entanto, no Brasil, essa relação não apenas não apresentou melhorias, como continuou a se deteriorar ao longo do tempo.
O desafio reside na percepção equivocada de que alternativas sustentáveis podem prejudicar a produção e, por consequência, desagradar às grandes empresas.
Portanto, torna-se imperativo que o governo institua medidas restritivas, que devem ser adotadas tanto por empresas quanto pelo próprio Estado, com o propósito de alinhar as ações ao conceito de sustentabilidade que foi promulgado na conferência internacional.
Adicionalmente, é imprescindível destacar os impactos ambientais ocasionados pelas atividades empresariais, que têm consequências graves para o meio ambiente e a qualidade de vida das populações locais.
O desastre resultante do rompimento da barragem em Mariana é um exemplo paradigmático, tendo causado a perda de vidas humanas e danos significativos à fauna e flora circundantes.
Face à insuficiente fiscalização governamental, é crucial que o Estado intensifique as inspeções em empresas cujas operações apresentem riscos ao equilíbrio ambiental.
Diante do exposto, torna-se incontornável que o governo, por meio do Ministério do Meio Ambiente, eleve o rigor das fiscalizações sobre grandes complexos industriais, aterros sanitários e mineradoras.
Tais inspeções devem ser conduzidas de forma periódica por peritos ambientais, assegurando que práticas sustentáveis sejam efetivamente implementadas.
O objetivo central consiste em reduzir a poluição decorrente da negligência das empresas e da ausência de fiscalização estatal.
Somente dessa maneira, o Brasil poderá avançar rumo a um desenvolvimento econômico genuinamente sustentável, protegendo seus recursos naturais e preservando o meio ambiente para as gerações vindouras.
Análise:
Introdução – Contextualização e Tese:
A introdução da redação começa com uma contextualização adequada, situando o leitor no tema do desenvolvimento sustentável e sua importância.
O uso da expressão “Hodiernamente” é uma maneira formal de indicar que o problema é relevante nos dias atuais.
A menção à Agenda 2030 da ONU ajuda a ancorar o tema em um contexto global e a demonstrar a importância do desenvolvimento sustentável.
A tese é apresentada de forma clara e concisa no final do parágrafo – “a implementação efetiva de medidas tem enfrentado obstáculos relacionados à falta de comprometimento do governo e de grandes empresários” –, indicando que a implementação efetiva de medidas sustentáveis enfrenta obstáculos relacionados ao governo e aos empresários.
A tese é bem alinhada com o tema proposto, destacando os desafios enfrentados para atingir o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Dicas para fazer igual:
- Comece a introdução contextualizando o tema e sua relevância na atualidade.
- Utilize dados, estatísticas ou referências a acordos internacionais, quando apropriado, para fortalecer o contexto.
- Apresente a tese de forma clara e objetiva, indicando qual é o ponto principal a ser desenvolvido na redação.
Desenvolvimento – Argumentação:
O desenvolvimento da redação é bem estruturado com dois parágrafos argumentativos. Cada parágrafo aborda um aspecto importante relacionado ao desenvolvimento sustentável no Brasil.
O primeiro parágrafo de desenvolvimento aborda a questão da Conferência de Estocolmo em 1972, que estabeleceu as bases para a discussão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente.
Ele identifica um desafio central: a percepção equivocada de que medidas sustentáveis prejudicam a produção e desagradam às grandes empresas.
Isso é essencial para fundamentar a necessidade de ação governamental.
O segundo parágrafo de desenvolvimento destaca os impactos ambientais das atividades empresariais, com o desastre de Mariana como exemplo emblemático.
Ele ressalta a insuficiente fiscalização governamental como um problema crítico. Essa argumentação é importante para mostrar as consequências da falta de regulamentação efetiva.
Dicas para fazer igual:
- Organize seu desenvolvimento em parágrafos argumentativos, cada um tratando de um aspecto relevante do tema.
- Apresente evidências, exemplos e dados sempre que possível para fundamentar seus argumentos.
- Faça uma transição lógica entre os parágrafos para manter a coesão do texto.
Conclusão:
A conclusão retoma os pontos-chave da argumentação e apresenta uma solução concreta para o problema discutido.
Ela destaca a importância de intensificar as inspeções governamentais em empresas com atividades de alto impacto ambiental como uma medida crucial para promover o desenvolvimento sustentável.
Além disso, a conclusão faz um apelo à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente para as gerações futuras.
Dicas para fazer igual:
- Na conclusão, retome os principais argumentos apresentados ao longo do texto.
- Apresente uma solução prática e viável para o problema discutido.
- Faça um apelo à ação ou destaque a importância da resolução do problema.
Coesão do Texto:
O texto utiliza conectores de maneira eficaz para manter a coesão entre as partes. Expressões como “em primeiro plano”, “adicionalmente”, “diante do exposto” e “portanto” ajudam a conectar as ideias de forma lógica e fluida. Isso contribui para a clareza e fluidez da redação.
Repertórios Usados:
- A redação faz uso de dados e referências, como a Conferência de Estocolmo e o desastre de Mariana, para fundamentar os argumentos e dar credibilidade ao texto.
- Também faz referência à Agenda 2030 da ONU, o que ajuda a situar o tema em um contexto global e a destacar sua importância internacional.
Ao citar esses dados, fatos e referências, a redação ganha credibilidade e substância. Isso mostra que o autor não está apenas expressando opiniões, mas está baseando suas afirmações em informações concretas e verificáveis.
REDAÇÃO 2: Tema – Aspectos e impactos negativos que a pandemia trouxe para a educação (Ano: 2021 / Cargo: Agente de Tecnologia)
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu princípios fundamentais para a educação brasileira, entre os quais se destacam a obrigatoriedade, a gratuidade, a liberdade, a igualdade e a gestão democrática.
Esses princípios consolidaram a educação como uma poderosa ferramenta de transformação social e crescimento do país.
No entanto, com a eclosão da pandemia do novo coronavírus, o isolamento social tornou-se uma medida imperativa, resultando na suspensão das aulas presenciais e na adoção do ensino à distância por muitas escolas – transição que não se mostrou viável para todos, devido ao despreparo governamental e à alta desigualdade social.
Primeiramente, é importante ressaltar que a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo, como afirmou Nelson Mandela.
Contudo, com o fechamento das escolas no país, crianças e jovens foram severamente prejudicados, pois o ensino à distância muitas vezes não é acessível a todos, devido à falta de infraestrutura que proporcione esse acesso.
Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que revela que 25% dos brasileiros não possuem acesso à internet.
Diante disso, torna-se evidente que a ausência de políticas públicas adequadas perpetua esse dilema.
Seguindo essa linha de raciocínio, o Brasil historicamente enfrenta desafios na área da educação, e no atual cenário, esses problemas se agravam.
O despreparo do governo para lidar com a educação nacional tornou-se mais evidente com a chegada da pandemia, revelando problemas como a falta de infraestrutura adequada nas escolas para o ensino remoto.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 42% das classes socioeconômicas “D” e “E” possuem acesso à internet.
Além disso, poucos professores receberam a formação necessária para ministrar aulas a distância.
Nesse contexto, torna-se claro o descaso governamental na resolução dos desafios educacionais do país.
Em síntese, a pandemia do novo coronavírus escancarou as fragilidades e desigualdades presentes na educação brasileira.
Embora a Constituição Federal de 1988 tenha estabelecido sólidos princípios educacionais, a realidade atual evidencia a necessidade urgente de ações concretas por parte do governo para garantir que esses princípios sejam efetivamente aplicados.
Portanto, é imperativo que o poder público promova investimentos na infraestrutura escolar e na capacitação dos professores, bem como implemente políticas efetivas de inclusão digital.
Assim, somente por meio de um esforço conjunto, com ações concretas e comprometimento real, será possível superar os desafios impostos pela pandemia e construir uma educação verdadeiramente transformadora, capaz de mudar não apenas o destino dos indivíduos, mas também o futuro do país.
Análise:
Introdução – Contextualização e Tese:
A introdução da redação começa com uma contextualização adequada ao tema, destacando a importância dos princípios fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 para a educação brasileira.
A citação de Nelson Mandela acrescenta uma dimensão global ao tema, enfatizando a relevância da educação como agente de transformação.
A tese é apresentada de forma clara no final do parágrafo, indicando que a pandemia exacerbou as deficiências da educação brasileira, especialmente devido ao despreparo e à desigualdade.
Dicas para fazer igual:
- Inicie a introdução contextualizando o tema e ressaltando sua relevância.
- Apresente a tese de forma direta e concisa, indicando a direção do seu argumento.
Desenvolvimento – Argumentação:
O desenvolvimento da redação é organizado em parágrafos argumentativos bem estruturados.
Cada parágrafo aborda um aspecto relevante relacionado aos impactos negativos da pandemia na educação.
O primeiro parágrafo de desenvolvimento concentra-se na falta de acesso à educação causada pelo ensino à distância.
Ele fundamenta a argumentação com dados do IBGE, demonstrando que uma parcela significativa da população não possui acesso à internet, o que aprofunda a desigualdade educacional.
O segundo parágrafo de desenvolvimento explora o despreparo governamental e a falta de infraestrutura nas escolas para o ensino remoto.
O uso de dados do Ipea ressalta a falta de conectividade em classes socioeconômicas menos favorecidas. Essa argumentação destaca o descaso governamental na resolução dos desafios educacionais do país.
Dicas para fazer igual:
- Organize seu desenvolvimento em parágrafos argumentativos, cada um tratando de um aspecto relevante do tema.
- Utilize dados e estatísticas confiáveis para embasar seus argumentos – traga ao menos um repertório para sustentar e fundamentar cada um dos parágrafos. Essas referências devem ser a fontes respeitáveis, a fim de dar credibilidade à sua argumentação.
Conclusão:
A conclusão retoma os principais pontos discutidos na redação, enfatizando a necessidade urgente de ações concretas por parte do governo para garantir a efetiva aplicação dos princípios educacionais estabelecidos na Constituição.
Ela sugere soluções, como investimentos na infraestrutura escolar, capacitação de professores e políticas de inclusão digital, para superar os desafios educacionais impostos pela pandemia.
A conclusão apela para um esforço conjunto e comprometimento real na construção de uma educação transformadora.
Dicas para fazer igual:
- Na conclusão, faça uma síntese dos principais argumentos apresentados ao longo do texto.
- Apresente soluções práticas e viáveis para o problema discutido. Para isso, faça um apelo à ação ou destaque a importância da resolução do problema.
Coesão do Texto:
Expressões como “primeiramente”, “segundo”, “em síntese” e “portanto” ajudam a conectar as ideias de maneira lógica e fluida, contribuindo para a clareza e fluidez da redação. Nesse sentido, o texto utiliza conectores de forma eficaz para manter a coesão entre as partes.
Repertórios Usados:
A redação faz uso de repertórios sólidos, incluindo dados do IBGE e do Ipea, para fundamentar os argumentos.
Essas referências adicionam credibilidade ao texto, demonstrando que o autor baseia suas afirmações em informações concretas e confiáveis.
A citação de Nelson Mandela também enriquece o repertório, trazendo uma perspectiva global e histórica ao tema.
No geral, esse texto apresenta uma estrutura bem construída, argumentação sólida e uma conclusão eficaz.
Vimos ainda que a coesão do texto é mantida por meio do uso apropriado de conectivos, e os repertórios usados acrescentam substância e credibilidade à redação.
A redação, dessa forma, aborda de forma competente os aspectos e impactos negativos da pandemia na educação brasileira, alcançando assim uma excelente pontuação, como necessários para a aprovação.
O SEGREDO PARA ESTUDAR PARA O TEMA REDAÇÃO DO BANCO DO BRASIL
Os temas das redações dos Concurso do Banco do Brasil costumam causar nos candidatos grande aflição por uma especificidade: o edital informa apenas que o tema da redação será de “ordem geral”.
Nesse sentido, os temas são variados e podem abranger áreas como saúde, educação, meio ambiente, economia, política, cultura, entre outros.
Assim, é fundamental reconhecer essa variedade para estar preparado para qualquer tópico que surja.
Pensando em como fazer isso, a melhor estratégia a se usar ao estudar possíveis temas é dividir os estudos em eixos temáticos.
Um eixo temático é uma categoria ou área de conhecimento que engloba um conjunto de temas relacionados. Cada eixo representa um conjunto de temas relacionados.
Veja alguma eixos pelos quais você pode começar a estudar:
– Educação: Estude e se mantenha informado sobre a qualidade do ensino no Brasil, desafios educacionais e o acesso à educação.
– Saúde: Procure se informar acerca do sistema de saúde brasileiro, das políticas de saúde pública e dos desafios presentes na área da saúde.
– Meio Ambiente: Leia jornais e acompanhe veículos de comunicação que discutam sobre o meio ambiente e temas como preservação, desmatamento e mudanças climáticas.
– Cultura: Esteja por dentro dos temas culturais, como diversidade cultural, patrimônio cultural e impactos culturais na sociedade.
Separe temas de redação que se relacionam com esse eixo para treinar e colocar em prática o que você sabe sobre os temas.
Lembre-se de que a prática constante é a chave para o sucesso na redação do Banco do Brasil.
Organizar seus estudos por eixos temáticos permite que você desenvolva um conhecimento sólido e uma abordagem estruturada para lidar com uma ampla gama de temas.
Com dedicação e preparação adequada, você estará bem equipado para enfrentar os desafios que os temas variados do concurso podem apresentar
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
Os critérios de correção da prova de redação do Banco do Brasil podem variar de um concurso para outro, e é fundamental consultar o edital específico da prova para obter informações detalhadas sobre os critérios de avaliação.
Em 2022, o concurso do Banco do Brasil dispôs a redação como 2° Etapa da avaliação, sendo essa de caráter eliminatório. Acerca dela, o edital criteriou que:
-> A prova de redação é parte do exame para todos os candidatos;
-> A seleção na 2ª Etapa (Prova de Redação) é de caráter eliminatório;
-> A redação deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e vale 100,0 (cem) pontos.
- Os critérios para a avaliação da Redação foram:
a) adequação ao tema proposto;
b) adequação ao tipo de texto solicitado;
c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).
- E a nota zero foi atribuída aos candidatos que:
a) fugiram ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo;
b) fugiram ao tema proposto;
c) apresentaram texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso);
d) foram assinadas e/ou apresentaram qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
e) foram escritas a lápis em alguma parte ou na sua totalidade.
Nesse sentido, como apresentado, os critérios estabelecidos pelo edital do concurso do Banco do Brasil para a avaliação da redação costumam ser claros e bem definidos, o que é essencial para garantir a objetividade e a imparcialidade na correção das redações dos candidatos.
CONHEÇA A BANCA EXAMINADORA
Conhecer a banca examinadora do concurso é fundamental por várias razões. Cada banca examinadora tem seu próprio estilo de avaliação.
Elas podem priorizar diferentes aspectos na correção das provas, como a abordagem dos conteúdos, a clareza na escrita, a aplicação de normas gramaticais, entre outros.
Compreender as preferências da banca permite ajustar sua preparação para atender a esses critérios.
Além disso, Bancas diferentes podem ter prazos distintos para a realização das provas. Algumas podem exigir mais redações ou questões discursivas do que outras.
Conhecer esses detalhes ajuda a gerenciar seu tempo durante a prova de forma eficaz.
Nos concursos do Banco do Brasil, a banca organizadora pode variar de um concurso para outro.
No entanto, algumas bancas foram mais frequentemente associadas à organização dos concursos do Banco do Brasil, como a Cesgranrio e a Fundação Cespe (atual Cebraspe).
Veja as bancas que organizam os concursos BB nos último anos:
- Cesgranrio – 2023
- Cesgranrio – 2021
- Cesgranrio – 2015
- Cesgranrio – 2014
- FGV – 2013
- FCC – 2012
EXEMPLO PARA ESTUDAR E PRATICAR A ESCRITA:
PROVA DE REDAÇÃO DO CONCURSO DO BANCO DO BRASIL DE 2021 – Cargo: Agente de Tecnologia
REDAÇÃO Utilize o texto a seguir apenas como motivador para a produção de sua redação. Nenhum texto desta prova poderá ser copiado. O grave efeito colateral da Covid na educação Há um ano e meio, a pandemia do novo coronavírus deixa seu rastro na vida de todos nós. Também nos rouba o futuro, ao empurrar milhões de crianças e jovens para um prolongado compasso de espera. Esse é o efeito mais perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira. O retorno das atividades presenciais tem se dado de forma arrastada e desigual. Nesse cenário, o ensino remoto ainda é a única chance para que muitos alunos continuem estudando. No entanto, é preciso avançar em ritmo acelerado para garantir às escolas a conectividade que permita o acesso de qualidade às atividades. Sem aulas presenciais e sem conexão adequada, a aprendizagem dos estudantes poderá retroceder até quatro anos, segundo pesquisa. As nossas crianças e jovens não podem esperar mais. É o futuro de cada um deles que está em risco. É o futuro do país que está em jogo. MIZNE, Denis e SAAD, David. O grave efeito colateral da Covid na educação. Disponível em:<https://www.cpp.org.br/informacao/ponto-vista/item/17096-o-grave-efeito-colateral-da-covid-naeducacao>. Acesso em: 20 jul. 2021. No texto, discutem-se as dificuldades do ensino remoto no Brasil e a sua relação com a pandemia de Covid-19, pontuando que há um “efeito perverso de longo prazo da Covid-19, que ceifa o direito ao desenvolvimento pleno e à educação de uma geração inteira.” Considerando as informações veiculadas no texto motivador, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema: Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil |
Orientações presentes na prova:
No desenvolvimento do tema, o candidato deverá:
a) demonstrar domínio da escrita-padrão;
b) manter a abordagem nos limites da proposta, sendo apenado caso copie ou parafraseie texto alheio;
c) redigir o texto no modo dissertativo-argumentativo, não sendo aceitos textos narrativos nem poemas;
d) demonstrar capacidade de seleção, organização e relação de argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista.
Apresentação da redação:
a) O texto deverá ter de 25 a 30 linhas, mantendo-se no limite de espaço para a Redação. b) O texto definitivo deverá ser transcrito para a Página de Redação (o texto da Folha de Rascunho não será considerado), com caneta esferográfica transparente de tinta na cor preta e em letra legível.
BREVE ANÁLISE DA PROPOSTA DE REDAÇÃO
Em análise, a proposta de redação do Concurso do Banco do Brasil de 2021 abordou um tema relevante e atual, que eram os efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil.
Percebe-se que o tema foi abordado de maneira crítica e instigante, evidenciando a preocupação com o futuro educacional do país e exigindo dos candidatos que esses estivessem atentos a isso.
Nesse ano, os candidatos foram orientados a produzir um texto dissertativo-argumentativo – o texto mais comumente cobrado nesse tipo de prova – o que implica apresentar uma tese clara e sustentá-la com argumentos consistentes, como vimos ao longo desse material.
Além disso, o texto deve demonstrar domínio da escrita-padrão, o que envolve o uso correto da língua portuguesa, incluindo vocabulário, ortografia e gramática.
Veja ainda que o tamanho estipulado para a redação (de 25 a 30 linhas) é adequado para que os candidatos desenvolvam suas ideias de forma concisa e eficaz, evitando a prolixidade e tendo domínio do código escrito.
Por fim, é fundamental ressaltar a importância das práticas de escrita na preparação para o Concurso do Banco do Brasil.
A habilidade de expressar ideias de forma clara, coerente e gramaticalmente correta é um dos principais critérios de avaliação na prova de redação.
Portanto, os candidatos devem dedicar tempo aprimorando suas habilidades de escrita, realizando exercícios de produção textual, revisando textos, e, se possível, buscando orientação de professores ou especialistas na área.
CONCLUSÃO
A prática constante ajuda os candidatos a ganhar confiança em sua capacidade de escrever de forma eficaz e a desenvolver um estilo claro e coeso.
Além disso, escrever regularmente permite que os candidatos aprimorem sua capacidade de argumentação, o que é essencial em um texto dissertativo-argumentativo.
Portanto, investir tempo e esforço em práticas de escrita é um passo importante para se preparar de forma sólida e eficaz para a prova de redação do Concurso do Banco do Brasil, aumentando suas chances de sucesso.
Lembrem-se de que a jornada de preparação exige dedicação, disciplina e foco, mas os resultados valerão a pena.
A redação é uma parte crucial do processo seletivo, e com as orientações e práticas adequadas, vocês têm todas as condições de escrever redações vencedoras.
Bons estudos! Estamos torcendo por você.
Que os seus esforços se traduzam em sucesso no Concurso do Banco do Brasil e na conquista de suas metas profissionais.
Vocês têm o que é preciso para alcançar seus objetivos. Avante e rumo à vitória!
Fontes:
www.corrijame.com.br
https://www.bb.com.br/site/concurso-bb/
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