O concurso da Polícia Penal é uma oportunidade desafiadora para aqueles que desejam uma carreira na área de segurança e administração do sistema prisional.
Para se destacar e conquistar uma vaga, também é fundamental uma preparação sólida e estratégica, e, nesse sentido, a redação é uma parte crucial.
Isso porque ela é a oportunidade de demonstrar suas habilidades de comunicação escrita, clareza de pensamento e capacidade de expressar ideias de forma coerente e persuasiva.
Se você tem o desejo de prestar esse concurso e está se preparando para ele, neste material, forneceremos dicas práticas e estratégias para que você alcance e conquiste uma excelente nota na parte discursiva do exame da polícia penal.
Aqui, você encontrará desde informações básicas, mas muito valiosas para a prova, até a análise de textos que te ajudarão a compreender exatamente o que é esperado de você. Vamos lá?
Saiba mais: Concursos
- Conhecendo o Exame:
Os concursos públicos para a Polícia Penal representam uma importante oportunidade de carreira para aqueles que desejam atuar na segurança e administração do sistema prisional.
Conhecer esse processo seletivo e as diversas etapas exigidas nele é crucial para superar os desafios significativos devido à alta concorrência.
O concurso para a Polícia Penal segue um padrão similar a carreiras como a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Em geral, a seleção consiste em quatro etapas distintas, são elas:
1) Prova Objetiva, Redação e Análise de Títulos; 2) Avaliação Psicológica e Exames Médicos; 3) Investigação Social – essa tem como objetivo avaliar a idoneidade moral dos aspirantes ao cargo; 4) Curso Introdutório ou de Formação – que é o período no qual os candidatos recebem treinamento específico para o cargo, abrangendo aspectos teóricos e práticos.
Com foco na parte discursiva do exame, a seguir, vamos começar nosso trabalho com a redação para o concurso público da Polícia Penal.
- Conhecendo a prova de Redação:
As provas de redação nos concursos para a Polícia Penal geralmente seguem um formato específico, mas é preciso entender que cada concurso de cada estado brasileiro publica um edital específico.
Para exemplificar, o edital do Concurso Público de 2021 para Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal indicava que seriam corrigidas apenas as Provas de Redação dos candidatos que obtivessem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à Prova Objetiva e mínimo de 40% em cada disciplina.
Isso significa que os candidatos precisavam alcançar uma pontuação igual ou superior a 60% da pontuação total possível na prova objetiva para que suas redações fossem avaliadas, e além de alcançar essa nota mínima de 60% na prova objetiva como um todo, os mesmo candidatos também precisavam garantir pelo menos 40% da pontuação possível em cada disciplina específica dentro da prova objetiva.
Nesse concurso específico, a prova de redação teve o valor de 100 pontos, com o mínimo de 20 linha e o máximo de 30 linhas – diferentemente de outros concursos, a exemplo do edital do Concurso Público de 2023 da Polícia Penal do Espírito Santo, que indica a prova de redação com mínimo de 20 linhas e máximo de 50 linhas.
Há concursos, por exemplo, que apenas penalizam o candidato caso a prova discursiva ultrapasse ou tenha menos linhas que o solicitado, enquanto outros, não chegam a sequer avaliar a prova discursiva nessas circunstâncias.
Por isso, é fundamental ressaltar a importância de ler atentamente o edital de qualquer concurso público, pois esse é o documento oficial que define todas as regras, requisitos e detalhes específicos relacionados ao concurso.
Ainda assim, baseado em editais anteriores, muitos destaques podem ser feitos a respeito dos critérios de avaliação mais comuns nas provas de redação da Polícia Penal.
Eles costumam ser divididos em: Correção formal e Correção de conteúdo. Veja a seguir como alcançar uma nota máxima em cada um deles.
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Correção formal da prova de redação:
A correção formal da prova de redação é uma etapa crucial em qualquer concurso público ou avaliação que inclua essa modalidade de avaliação.
Ela se concentra na avaliação da qualidade da linguagem escrita dos candidatos, abordando vários aspectos, como ortografia, acentuação, propriedade vocabular, morfossintaxe, pontuação e elementos de coesão.
Vamos analisar esses critérios de avaliação em detalhes:
1. Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular:
- Ortografia: Nesse critério, os avaliadores verificam se as palavras foram escritas corretamente de acordo com as regras ortográficas da língua portuguesa. Erros ortográficos, como trocas de letras ou omissões, podem resultar em perda de pontos.
- Acentuação: É avaliado se as palavras receberam acentos gráficos de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa. A ausência de acentos ou o uso incorreto deles pode afetar a nota.
- Propriedade Vocabular: Os avaliadores observam se o candidato utiliza um vocabulário apropriado e preciso para a comunicação do tema proposto. O uso inadequado de termos ou a repetição excessiva de palavras podem prejudicar a pontuação.
2. Morfossintaxe:
- Nesse critério, é avaliada a estrutura das frases e a construção das sentenças.
- Os avaliadores verificam a concordância verbal e nominal, a regência verbal e nominal, a colocação pronominal e outros aspectos relacionados à gramática e à sintaxe da língua portuguesa.
- Erros gramaticais significativos podem resultar em perda de pontos.
3. Pontuação / Elementos de Coesão:
- Pontuação: A avaliação da pontuação analisa se as frases estão corretamente pontuadas, garantindo clareza e coerência no texto. O uso adequado de vírgulas, pontos, ponto e vírgula, entre outros sinais de pontuação, é fundamental para a compreensão do texto.
- Elementos de Coesão: Nesse critério, os avaliadores observam como o candidato utiliza elementos de coesão textual, como pronomes, conjunções, advérbios e outros conectores, para criar uma progressão lógica e coesa no texto. Esses elementos ajudam a estabelecer relações entre as ideias e garantem a fluidez da leitura.
A correção formal da prova de redação visa avaliar a competência linguística dos candidatos em diversos aspectos relacionados à língua portuguesa.
Nesse sentido, é muito importante se concentrar nesses critérios de correção ao estudar, a fim de identificar onde estão suas maiores dificuldades na redação e se dedicar a pontos específicos que poderão elevar sua nota.
Correção do conteúdo da prova de redação:
A correção de conteúdo da prova de redação também é uma etapa fundamental na avaliação das habilidades de redação dos candidatos.
Nesse processo, os avaliadores analisam o conteúdo do texto, incluindo aspectos relacionados ao desenvolvimento do tema, tipologia textual, coerência textual, seleção de argumentos e construção da argumentação.
Vamos explorar esses critérios de avaliação com mais detalhes:
1. Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual:
- Desenvolvimento do Tema: Este critério avalia a capacidade do candidato de explorar de forma adequada e aprofundada o tema proposto na redação. Os avaliadores observam se o candidato apresenta uma compreensão clara do assunto e se consegue desenvolver argumentos relevantes e consistentes em relação a ele.
- Tipologia Textual: Refere-se ao gênero textual ou estilo de escrita exigido na redação. Dependendo do concurso ou da avaliação, o candidato pode ser solicitado a escrever um texto dissertativo, narrativo, descritivo, argumentativo, entre outros. É importante que o candidato identifique corretamente a tipologia textual exigida e a aplique de acordo com as normas e convenções do gênero.
- Coerência Textual: A coerência textual envolve a conexão lógica e fluidez do texto. Os avaliadores avaliam se as ideias e argumentos apresentados no texto estão bem organizados e se há uma progressão lógica de pensamento. Incoerências ou falta de conexão entre as partes do texto podem afetar negativamente a nota.
2. Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação:
- Seleção de Argumentos: Os avaliadores observam se o candidato escolhe argumentos apropriados e relevantes para sustentar sua posição ou opinião em relação ao tema. Argumentos fracos, irrelevantes ou inadequados podem prejudicar a qualidade da redação.
- Construção da Argumentação: Esse critério analisa como o candidato constrói sua argumentação ao longo do texto. Os avaliadores observam se o candidato apresenta argumentos de forma clara, fundamentada e persuasiva. Uma boa construção da argumentação inclui a introdução de tese, desenvolvimento de argumentos e conclusão coerente.
Em resumo, a correção de conteúdo da prova de redação avalia a capacidade do candidato de expressar suas ideias de forma clara, consistente e bem estruturada.
Ter uma compreensão aprofundada do tema, escolher argumentos relevantes e apresentá-los de maneira convincente é essencial para obter uma boa pontuação nessa parte do concurso.
Portanto, ao se preparar para a prova de redação, os candidatos devem praticar a elaboração de argumentos sólidos, a estruturação lógica do texto e a capacidade de análise crítica do tema proposto.
Veja como cada um dos aspectos foi cobrado nos Concursos para Agente Penal de 2021 em Minas Gerais e de 2023 no Espírito Santo:
Minas Gerais / 2021 – Critérios para a correção da prova discursiva:
Correção formal | Pontuação Máxima |
Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular | 20 |
Morfossintaxe | 20 |
Pontuação / Elementos de Coesão | 20 |
Total de Pontos | 60 |
Correção de conteúdo | Pontuação Máxima |
Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual | 20 |
20 Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação | 20 |
Total | Pontos 40 |
Espírito Santo / 2023 – Critérios para a correção da prova discursiva:
CRITÉRIOS | ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO | PONTOS – Total: 40 |
1) Aspecto formal | Domínio da norma culta da língua, no seu registro formal; pontuação, ortografia, concordância, regência, uso adequado de pronomes, emprego de tempos e modos verbais. | 30 |
2) Aspecto textual | Respeito à estrutura da tipologia textual solicitada, paragrafação; uso adequado de conectivos e elementos anafóricos, observância da estrutura sintático-semântica dos períodos. | 30 |
3) Aspecto técnico | Atendimento à proposta temática, seleção e organização de argumentos consistentes que fundamentem a tese, progressão temática coerente, propriedade vocabular, clareza, apropriação produtiva e autoral do recorte temático. | 40 |
- Gênero da redação
O gênero textual mais comum nos últimos anos nas provas de redação dos concursos para a Polícia Penal é a dissertação-argumentativa.
Esse gênero exige que os candidatos apresentem uma tese clara sobre um tema proposto e a sustentem com argumentos sólidos e evidências.
Nas funções do Concurso da Polícia Penal, por exemplo, os candidatos são geralmente solicitados, por meio desse tipo textual, a expressar sua opinião ou ponto de vista sobre um tema relevante para apresentar argumentos convincentes que sustentem essa posição.
Nesse sentido, é muito comum que os temas abordem questões relacionadas à segurança no sistema prisional, direitos humanos, políticas de ressocialização de detentos, reforma do sistema carcerário, entre outros tópicos pertinentes.
Em 2021, o concurso de Minas Gerais abordou o tema: “A arte pode exercer um papel importante na socialização e na promoção dos direitos humanos?”, valendo 100 pontos totais.
Preparamos para você uma análise de redação nota máxima a partir desse tema. Veja a seguir:
Análise do texto dissertativo-argumentativo – Concurso da Polícia Penal 2021 / SEJUSP MG
Prova aplicada para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário – Policial Penal.
Tema: “A arte pode exercer um papel importante na socialização e na promoção dos direitos humanos?”
Na obra “Utopia”, de Thomas More, um defensor incansável de seus ideais que enfrentou injustamente a forca pelas mãos do rei britânico, é retratada uma visão de sociedade ideal e igualitária.
No entanto, a realidade brasileira é marcada pela exclusão social.
Diante desse cenário, a arte emerge como uma poderosa ferramenta para combater essa problemática (tese), desempenhando um papel fundamental na socialização e na promoção dos direitos humanos.
Em primeiro lugar, a arte – abrangendo todas as suas formas, desde a música até a pintura e o cinema – tem a capacidade de promover a integração entre indivíduos que, de outra forma, poderiam permanecer isolados.
Isso fica evidente nos carnavais regionais brasileiros, por exemplo, em pessoas de diferentes origens e grupos sociais se reúnem, celebram e compartilham experiências, criando um senso de pertencimento coletivo que transcende barreiras.
Nesse sentido, assim como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 27 – “toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade” – a arte exerce um papel crucial na promoção do direito humanos de usufruir, em sociedade, da vida cultural.
Em segundo lugar, outro aspecto relevante é a capacidade da arte de fazer críticas sociais que são capazes de levar o corpo social à luta pela promoção dos direitos humanos.
Dessa forma, muitas produções artísticas revelam, de maneira contundente, os problemas da sociedade, provocando reflexões, debates e reivindicações de direitos.
Um exemplo é o livro “Quarto de Despejo”, que retrata a vida de uma ‘favelada’ em meio ao contexto político da Era JK.
Assim, obras literárias como essa fornecem voz às pessoas marginalizadas e sub-representadas, destacando as injustiças que enfrentam em sua busca por uma vida digna – motivando a ação social em prol da justiça social e dos direitos humanos.
Em suma, a arte exerce um papel fundamental na socialização e na promoção dos direitos humanos.
Ela promove a interação entre indivíduos de diferentes origens, contribui para a formação de cidadãos conscientes e críticos e sensibiliza a sociedade para questões relacionadas aos direitos fundamentais.
À vista disso, sendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos um guia em direção a uma sociedade mais justa, a arte é uma poderosa aliada nessa jornada.
Portanto, é imperativo que a sociedade e o Estado valorizem e apoiem as manifestações artísticas, reconhecendo seu potencial transformador na construção de um mundo mais humano e inclusivo.
Análise:
Sobre a Tese:
Em primeiro plano, é interessante observar como esse texto tem um pilar: A tese – a arte emerge como uma poderosa ferramenta para combater a problemática da falta de uma sociedade justa e igualitária, promovendo socialização a promoção dos direitos humanos.
Essa tese precisa ser defendida ao longo do texto com argumentos que comprovem que, de fato, a arte é uma ferramenta para a promoção dos Direitos Humanos.
Veja que é isso que o tema – “A arte pode exercer um papel importante na socialização e na promoção dos direitos humanos?” – exige.
Esse tema nos é dado como uma pergunta, e a resposta para ela deve ser: sim, a arte pode exercer um papel na promoção dos direitos humanos; ou, não, a arte não exerce esse papel.
Em qualquer um dos casos, seria preciso justificativas que reforçassem o que o texto afirmou em sua tese – o que nos leva a outro ponto muito bem elaborado e amarrado nesse texto: os argumentos.
Acerca dos argumentos:
Veja que a tese é reforçada ao longo dos parágrafos de argumentação.
Os argumentos escolhidos detalham como a arte promove a integração e a crítica social, apoiando-se em exemplos relevantes: como os carnavais regionais, que, segundo o autor, contribuem com o acesso à vida cultural do país (que é um direito humano garantido pela Declaração dos Direitos Humanos); e como o livro “Quarto de Despejo”, que, assim como outras literaturas críticas, contribui com o estímulo da luta pelos direitos básicos e justiça social, promovendo a busca pelos direitos humanos.
Assim, a qualidade da argumentação é notável – cada ponto é articulado de forma lógica e coerente por meio dos exemplos utilizados pelo autor, que faz uma conexão direta entre os conceitos apresentados e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, reforçando sempre a importância da arte como um meio de vivenciar a vida cultural em sociedade e de promover a justiça social.
Coesão do texto:
Veja ainda como os recursos coesivos do texto também são bem empregados, tornando a leitura fluida e facilitando a compreensão da argumentação.
O autor utiliza conectores como “Nesse sentido”, “Outro aspecto relevante” e “Em suma” para conectar as ideias e estruturar os parágrafos de forma lógica e nos lugares corretos.
Ao usar “Em primeiro lugar” e “Em segundo lugar”, o texto mostra ao seu avaliador que essa redação é fundamentada em dois argumentos base.
Ao começar o último parágrafo com “Em suma” – e não usar esse conectivo durante os primeiros parágrafos, por exemplo (o que é um costume de muitos alunos, quando estes desejam resumir uma ideia) – o texto aponta que esse é um parágrafo conclusivo.
Assim, cada conectivo usado demonstra uma intenção por parte do candidato produtor do texto – deixando claro o domínio sobre os recursos coesivos.
Conclusão do redação:
A conclusão retoma de maneira eficaz a tese apresentada – o que é muito importante nessa parte do texto – reafirmando o papel fundamental da arte na promoção dos direitos humanos e na socialização.
Além disso, a conclusão reforça a importância de valorizar e apoiar as manifestações artísticas para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Por mais que essa pequena proposta de intervenção não seja obrigatória em um texto como esse, apresentar a responsabilidade da sociedade e dos Estado sobre essa promoção demonstra como o candidato tem clara a importância desse agentes na questões apresentadas da argumentação do texto – concluindo de maneira muito bem relacionada a todas das demais partes da redação, e, assim, alcançando uma excelente pontuação.
Gostou desta análise?
Que tal seguir a qualidade desse texto como um modelo de estudos?
Aplique em seus textos os pontos positivos destacados e tente reproduzir um modelo de argumentação semelhante para evoluir em sua escrita.
No tópico seguinte do nosso material sobre o Concurso da Polícia Penal, elaboramos para você dicas excelentes para alcançar uma redação como a analisada aqui.
Texto dissertativo argumentativa – Concurso da Polícia Penal
Formular uma tese sólida e desenvolver argumentos convincentes é o primeiro pilar fundamental para o sucesso em um concurso da polícia penal.
Sabendo que o texto dissertativo-argumentativo é o tipo textual mais pedido nas últimas seleções desse tipo de concurso, as etapas a seguir te mostrarão como elaborar uma tese sólida e uma argumentação convincente:
1. Entenda o tópico:
- Comece por compreender completamente o tópico ou questão que será abordado no concurso da polícia penal. Leia todas as informações fornecidas e pesquise amplamente para obter um entendimento abrangente do assunto.
2. Escolha uma tese clara:
- Sua tese deve ser uma declaração concisa que responda diretamente à pergunta ou tópico proposto. Certifique-se de que sua tese seja clara, específica e passível de debate.
Retome o exemplo da análise feita acima:
Tema: “A arte pode exercer um papel importante na socialização e na promoção dos direitos humanos?”
Resposta 🡪 Tese: a arte emerge como uma poderosa ferramenta para combater à problemática da falta de uma sociedade justa e igualitária, promovendo socialização a promoção dos direitos humanos
3. Faça uma pesquisa sólida:
- Colete evidências e informações relevantes que apoiem sua tese.
- Use fontes confiáveis, como livros, artigos acadêmicos, estudos de caso e relatórios governamentais. Certifique-se de anotar todas as fontes para referência futura.
Veja os exemplos usados na análise da redação acima:
– Obra “Utopia”, de Thomas More (Introdução);
– Os carnavais regionais;
– A Declaração Universal dos direitos Humanos;
– Livro “Quarto de Despejo”, de Maria Carolina de Jesus.
4. Organize suas ideias:
- Crie um esboço ou mapa mental para organizar suas ideias e argumentos de forma lógica. Isso ajudará a estruturar seu ensaio ou resposta de forma coerente.
5. Desenvolva argumentos convincentes:
- Para cada argumento que você pretende usar para apoiar sua tese, siga a estrutura básica de introdução, evidência e conclusão:
- Introdução: Apresente o argumento de forma clara e sucinta.
- Evidência: Apresente fatos, dados, exemplos ou citações que sustentem seu argumento. Certifique-se de que sua evidência seja precisa e relevante.
- Conclusão: Resuma o argumento e explique como ele está diretamente relacionado à sua tese.
6. Mantenha uma lógica sólida:
- Certifique-se de que sua argumentação siga uma lógica clara e consistente ao longo de seu ensaio ou resposta. Evite saltar de um ponto para outro sem conexão.
8. Use uma linguagem clara e concisa:
- Escreva de forma clara e direta, evitando jargões desnecessários ou linguagem complexa. Certifique-se de que seu argumento seja compreensível para o público-alvo do concurso.
9. Revise:
- Após escrever sua tese e argumentação, revise e edite cuidadosamente seu trabalho para eliminar erros gramaticais, ortográficos e de estilo. Certifique-se de que sua argumentação flua de maneira suave e coesa.
Conclusões:
Em busca de conquistar uma carreira na área de segurança e administração do sistema prisional, é essencial que os candidatos aos concursos da Polícia Penal se preparem adequadamente para a prova de redação.
Neste guia, destacamos a importância de conhecer profundamente o processo seletivo, entender os critérios de correção formal e de conteúdo, e estar atento ao gênero textual exigido.
A preparação para a prova de redação da Polícia Penal requer dedicação, conhecimento dos critérios de avaliação e prática constante.
Seguindo as orientações deste guia, você estará mais bem preparado para alcançar uma produção nota máxima e se destacar nesse importante processo seletivo.
Lembre-se de que a redação é uma oportunidade valiosa para demonstrar suas habilidades de comunicação escrita, clareza de pensamento e capacidade de expressar ideias de forma coerente e persuasiva.
Portanto, dedique-se a aprimorar suas competências e esteja confiante em sua jornada rumo ao sucesso na Polícia Penal. Bons estudos!
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