Tema para Redação: Evasão Escolar (Dicas e Análise)

A redação pode ser um tema de muita aflição para quem está se preparando para o Enem ou para algum outro tipo de vestibular.

Muitas pessoas têm um certo receio de escrever e, quando o assunto é ter a escrita avaliada em processos seletivos, esse receio pode aumentar. 

Apesar da preocupação com a redação ser um assunto que permeia a vida dos vestibulandos, estudando para os processos seletivos, você vai descobrir que as redações de vestibular são textos que exigem métodos e estratégias de escrita – o que pode ser aperfeiçoado com técnica e dedicação. 

Hoje, a maioria das redações de processos seletivos cobram gêneros dissertativos, isto é, textos muito semelhantes à redação modelo ENEM – o exame mais prestado entre os estudantes do Brasil. 

Saiba mais: Temas de redação

O texto dissertativo-argumentativo

A redação modelo ENEM consiste em um texto dissertativo-argumentativo em que os alunos devem se posicionar acerca de um tema de relevância social. 


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Dissertar significa expor algum assunto de maneira sistemática, enquanto argumentar significa apresentar fatos, ideias e razões lógicas que comprovem uma afirmação.

Para dissertar e argumentar sobre um assunto é preciso se posicionar sobre ele – isso quer dizer que é preciso apontar o que você acredita acerca desse tema.

Esse posicionamento se chama tese, e ele será defendido por meio da dissertação e argumentação que você desenvolverá ao longo do texto. 

Quadro dizendo volta as aulas.

Para exemplificar, veremos um exemplo de uma tese bem elaborada sobre Evasão Escolar no Brasil. Mas, antes disso, você sabe qual é a importância desse tema?

A importância do tema Evasão Escolar

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e adolescentes que saíram da ecola aumentou 171% durante a pandemia.

Esse é um cenário bastante crítico para o Brasil e descumpre o que é garantido constitucionalmente: o direito à educação. 

É importante saber que o tema da redação do Enem, assim como de outros vestibulares, muda conforme sua relevância no contexto do país. 

Logo, a prova discursiva do vestibular, como costumamos chamar a redação, aborda temas sociais que se mostram relevantes na atualidade. Veja alguns deles: 

  • Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (ENEM -2017)
  • O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (ENEM – 2020)
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (ENEM – 2016)
  • Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil (ENEM – 2022)

Por isso, é preciso estar sempre atento às questões de relevância social do país – a evasão escolar é uma delas – sabendo discutir e possuir um posicionamento crítico sobre. 

A Tese – Evasão Escolar

Veja a introdução abaixo: 

Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, é dever do Estado garantir o acesso à Educação, sendo de sua responsabilidade promover políticas públicas a fim de zelar pela permanência escolar dos estudantes. No entanto, ao contrário disso, a recorrência da evasão escolar no Brasil aponta para um descumprimento dos direitos de muitos estudantes, colocando em risco o futuro de diversos jovens do país. 

Nessa introdução, o tema Evasão Escolar é discutido como um problema brasileiro. O início do parágrafo contextualiza o tema da educação no Brasil.

Ele usa a Constituição Federal – o documento legislativo mais importante do país – para falar sobre quais são os direitos dos estudantes do Brasil (o acesso à educação).

A partir da informação constitucional de que é direito do aluno o acesso à escola e dever do Estado promover isso, o texto se posiciona criticamente apontando que esse direito não é cumprido, pois a evasão escolar é uma realidade brasileira. 

Ou seja, a evasão escolar – que se configura quando um aluno deixa de frequentar a escola – presente no Brasil mostra que o direito de acesso à escola é descumprido.

Essa é nossa tese, isto é, o que acreditamos, e, ao longo do texto, devemos defendê-la, mostrando – com dados, argumentos e exemplificações bem feitas – a relevância e veracidade de sua discussão.

Dica sobre como estabelecer uma tese

Se o conceito de tese ainda parece complicado para você, talvez essa dica ajude: a tese é uma declaração afirmativa ou negativa de seu ponto de vista.

Mas atenção! Apesar da tese se configurar como seu ponto de vista, ela não deve ser expressa na 1° pessoa: ex. “acredito que a evasão escolar seja um problema no Brasil”. Por isso, evite expressões como “eu acho”, “eu acredito”, “penso que”. 

O mais adequado é usar o modo impessoal: “Acredita-se”, “Percebe-se”, “É possível perceber que”. 

Compreendeu como elaborar uma boa tese sobre o tema evasão escolar? A estratégia é a mesma para outros temas. 

O mais importante é saber que a tese indica seu posicionamento no texto e estar por dentro dos temas mais atuais e relevantes para saber se posicionar criticamente sobre eles. 

Acompanhe nossos posts para se atualizar sobre outros temas que podem cair nas redações de vestibular.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário