Tema para Redação: Ética no Cotidiano (Dicas e Análise)

Você sabe definir a palavra ética?

A definição de ética é o conjunto de valores morais de um corpo social. Sociedades diferentes, de tempos e séculos diferentes, também possuem diferenças em seus valores – comportamentos éticos em uma sociedade podem não nada éticos em outras.

Vamos analisar uma redação de vestibular sobre “Caminhos para uma sociedade ética” para que você saiba como elaborar um texto sobre esse tema:

[1. contextualização] Para Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga, os humanos deveriam ter a ética como uma atitude permanente, um senso de prática no dia a dia.

No entanto, diferentemente do direcionado pelo filósofo, [2. tese] na sociedade moderna, a presença da ética nas atitudes humanas tem se tornado frágil – não se manifestando, por exemplo, em esferas como a política e a social – mostrando a decadência de caminhos para um corpo social ético.

Em primeiro lugar, [3. argumento]  o domínio da política é um dos grandes obstáculos para a ética como valor social. [4. repertório] Segundo Gandhi, líder espiritual e grande defensor dos direitos humanos no século XX, o que destrói a humanidade é a política sem princípios.

Nesse sentido, muitas das representações políticas da atualidade não têm suas práticas como exercícios éticos – colocando os interesses próprios à frente dos sociais e ultrapassando barreiras morais, como a honestidade.

Em segundo lugar, [5. argumento] consequência de representantes que não levam em conta os valores éticos humanos, é uma população que reproduz os mesmos comportamentos de seus líderes.

Análogo a isso, [6. repertório],  Leandro Karnal – historiador e professor brasileiro – afirma que “não existe país com governo corrupto e população honesta”.

Dessa forma, os princípios dos cidadãos do corpo social também se corrompem diante do exemplo de autoridades – criando uma sociedade mais desonesta, violenta e distante de preceitos morais necessários para o bom funcionamento de um corpo social.

Saiba mais: Temas para Redação

[7. conclusão] Portanto, diante dessa discussão, é bastante importante ressaltar que a sociedade moderna tem se distanciado, cada vez mais, dos caminhos de uma contemporaneidade que tenha a ética como preceito.

Peça de quebra-cabeça escrito ética em Inglês

Como mencionado, um dos principais empecilhos para tal infortúnio é o afastamento da própria sociedade, influenciada por seus líderes e representante, do que Aristóteles pôs como essencial aos seres humanos: o senso de prática do dia a dia.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

[1. contextualização] – Toda redação exige uma contextualização do tema. Essa redação usa uma citação do filósofo da Grécia antiga e seu debate sobre a ética. Isso é muito interessante pois a ética, assim como o filósofo grego citado, são estudados nas disciplinas de humanidade durante o Ensino Médio.

Os conteúdos escolares são uma ótima oportunidade para que você aprenda que nem só de citações prontas viverá o vestibulando.

Durante a escrita de seus textos, procure por conteúdos e conhecimentos estudados e consolidados na escola. A História, a Filosofia, a Sociologia e a Literatura contribuem como ótimos repertórios para a escrita do texto dissertativo-argumentativo.

[2. tese] – a tese é o posicionamento crítico a respeito do debatido e discutido pela redação. Aqui, a tese é de que, na modernidade, a ética se dilui, ela não é mais levada em consideração – uma ótima tese, que precisa ser comprovada pelos argumentos subsequentes.

[3. argumento] – o primeiro argumento acerca da decadência da ética nessa redação é o de que isso se dá por conta da forma como a representação política a vê – um item sem valor.

O argumento é sustentado pelo [4. repertório], que aponta que o que destrói uma sociedade é a política sem princípios – confirmando, ao longo da discussão do argumento, que a política sem princípios éticos mostra a decadência da sociedade (o que foi apontado na introdução).

[5. argumento] – o segundo argumento vai apontar a consequência dessa situação: a reprodução do mesmo comportamento dos líderes da sociedade agora pelo corpo social.

O [6. repertório] nos confirma isso, mostrando que não poderia ser diferente, já que “não existe país com governo corrupto e população honesta”, como afirma Karnal. Assim, o argumento consistente desse parágrafo afirma que a população também se torna menos ética, mais desonesta e violenta.

[7. conclusão] – a conclusão dessa redação leva em conta a retomada dos argumentos e fechamento do texto.

Cabe apontar que essa é uma redação escrita dentro do modelo de um texto dissertativo-argumentativo de vestibular – que, diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não exige uma proposta de solução para os problemas mencionados no texto.

Saiba mais: Dicas infalíveis para evitar “falar abobrinhas” na redação e arrasar nos vestibulares!

Nesse sentido, é apontado pela conclusão que os motivos citados ao longo do texto (os argumentos) são o que impede a sociedade brasileira de viver a ética como uma prática do dia a dia – o que retoma a contextualização do tema feita por meio da filosofia de Aristóteles.

Ficou claro como esse tema pode cair em seu vestibular? Você compreendeu como elaborar uma redação sobre ele? 

Acompanhe nossos posts para se atualizar sobre mais temas. Boa prova!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário