Tema para Redação: Empreendedorismo (Dicas e Análise)

Para escrever uma redação sobre empreendedorismo, é necessário que o candidato saiba o que essa palavra significa.

Isso obrigará que ele possua repertório sociocultural e conheça bem o assunto.

Na introdução será necessário explicar o tema para o leitor, realizando isso de forma clara e objetiva, para ser de fácil compreensão.

Saiba mais: Temas Para Redação

Vale também citar exemplos de filmes e séries, obras literárias e personalidades para facilitar o entendimento.

Segue abaixo um exemplo de texto dissertativo — argumentativo desse tema, seguindo a estrutura com parágrafo de introdução, dois parágrafos de argumentação e um parágrafo de conclusão.

Mulher com braço cruzado e feliz

Confira:

Empreender é um verbo, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que significa “realizar”.

Portanto, a ação é de trazer soluções para solucionar um problema que existe em qualquer área. Na série A Vida e a História de Madam C. J. Walker, disponível na Netflix, a até então lavadeira, Sarah Breedlove, se tornou empreendedora ao produzir seus próprios produtos de cabelo.

A vida da empresária não foi fácil, ela precisou lutar muito para a expansão de seu negócio, e com a falta de incentivo ao pequeno negócio, representa a realidade do empreendedor brasileiro.

Buscando inspiração para construir argumentos, poderíamos utilizar uma personalidade empreendedora conhecida no Brasil e a necessidade que leva ao empreendedorismo, a realidade financeira do brasileiro.

Também é preciso enaltecer a atitude de quem empreende diante de uma situação econômica caótica, com resquícios de pandemia e impactos gerados pro eventos geopolíticos.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Citar a falta de educação financeira nas escolas brasileiras também se faz essencial em um texto sobre o tema:

Com os altos índices de inflação, sobreviver e pagar as contas tem sido um desafio constante na vida do brasileiro.

Com o aumento do dólar, algumas empresas precisaram fechar suas portas, deixando milhares de brasileiros sem emprego.

A solução encontrada por muitos deles foi empreender para poder pagar as contas e sobreviver.

A atitude dessas pessoas acaba contribuindo com a economia do país e desenvolvendo novos nichos de mercado, construindo possibilidades de novas vagas de emprego.

Uma das personalidades mais influentes do meio é Luiza Trajano, que trabalha no Magazine Luiza desde seus 12 anos e já passou por todos os setores da loja.

Hoje comanda todo o grupo, um dos maiores varejistas do país, há 25 anos.

A empresária transformou a rede que lidera em uma das pioneiras em tecnologia de venda e e-commerce, projeto este que apoia milhares de empreendedores por todo Brasil, que podem utilizar o nome Magalu em um marketplace aberto para comercializar qualquer tipo de produto.”

Abrir um novo empreendimento, no Brasil, é um ato de valentia. As escolas brasileiras não apresentam programas e disciplinas que eduquem os jovens para ter uma saúde financeira e os incentive a empreender e inovar.

Também é essencial que o governo facilite ainda mais o acesso ao crédito para que empresários possam desenvolver seus negócios.

Crédito esse, que deveria ser focado no pequeno empreendedor, fato que não aconteceu nos anos pós-pandemia.

As grandes empresas tiveram acesso a fomentos que fizeram muita falta às pequenas empresas, criando assim um alto número de portas de empreendimentos fechada, pois a burocracia e os valores cobrados desses pequenos empreendimentos são tão altos que acabam destruindo a saúde dessas empresas.

Se tudo que foi citado acima for considerado, somados aos investimentos em marketing e a oferta de produtos inovadores, o futuro do novo empreendimento estará garantido.

Para a conclusão deste tema, é necessário que o candidato traga uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução  que melhore as condições de abertura de novos empreendimentos no país.

Tudo isso precisa ser dito reafirmando o posicionamento assumido anteriormente no texto, enaltecendo o empreendedorismo no Brasil.


Ser empreendedor visa características, algumas marcantes é a pró-atividade, disciplina e conhecimento.

É aquele que cria e inova ideias, sem medo e com muita segurança para assumir e calcular riscos, visando sempre o futuro dos negócios, explorando oportunidades com determinação e dinamismo.

Entendemos que administrador é formado para direcionar, planejar e liderar, porem é inseguro para assumir riscos nos negócios.

A crise econômica oferece oportunidades crescentes para empreendedores, ao passo que o governo deveria facilitar o financiamento desses novos empreendimentos para estimular a economia e a sociedade.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Luciana Bataglia Mesquita
Últimos posts por Luciana Bataglia Mesquita (exibir todos)

Deixe um comentário