Para escrever um bom texto sobre cyberbullying, é necessário explicar qual é a definição deste termo: ele é um conceito relativamente novo, surgiu com as redes sociais, e veio para mostrar que relacionamentos on-line podem ser extremamente negativos, mesmo com todas as facilidades que as redes trouxeram para a sociedade
Segue abaixo um exemplo de texto dissertativo-argumentativo desse tema, seguindo a estrutura com parágrafo de introdução, dois parágrafos de argumentação e um parágrafo de conclusão.
Saiba mais: Temas Para Redação
Confira:
- Faça uma introdução apresentando o conceito sobre o tema, apontando os malefícios que essa prática negativa pode causar à vida de jovens e crianças. Durante a introdução, já deixe claro seu posicionamento e opinião sobre o tema, para facilitar a construção de uma tese durante os parágrafos de argumentação:
O cyberbullying é uma forma de bullying que ocorre através da internet e redes sociais.
É uma ameaça cada vez mais presente na sociedade, principalmente entre crianças e jovens.
É importante discutir este assunto, pois ele sai dos limites do muros de escolas, clubes e outros ambientes, e pode causar graves danos à vítima, como depressão, ansiedade e, em casos graves, levá-las a cometer suicídio.
- No primeiro parágrafo de argumentação, apresente como os bullies praticam o cyberbullying. Escreva como ele pode ser prejudicial, ao ser comparado ao bullying tradicional, tecendo tal comparação ao relacionar a dificuldade de ele ser freado, pois ele ultrapassa os limites físicos e se espalha rapidamente. O movimento distorce tecnologias utilizadas para beneficiar a comunicação entre as pessoas e as transforma em verdadeiras armas:
A maneira que os bullies praticam o cyberbullying é pelo uso de tecnologias para humilhar, intimidar ou ameaçar alguém.
Isso pode acontecer por mensagens de texto, postagens em redes sociais, compartilhamento de fotos ou vídeos íntimos sem o consentimento da pessoa, entre outros.
Além disso, o fato de ser realizado através da internet e redes sociais dificulta identificar o agressor e mais fácil para ele se esconder atrás de uma falsa identidade.
Porém, simultaneamente, a prática foge dos limites reais, espalhado muito mais rápido no mundo virtual, impossibilitando frear a disseminação de informações falsas e vexatórias.
- No segundo argumento, você pode abordar os problemas acarretados pelo excesso de procedimento estéticos. Além de falar de cirurgias invasivas, também se pode citar a tão temida dismorfia corporal, o qual é um transtorno psicológico em que existe preocupação excessiva pelo corpo, fazendo com que a pessoa sobrevalorize pequenas imperfeições ou imagine essas imperfeições. Isso traz um impacto muito negativo para a sua autoestima, além de afetar sua vida no trabalho, escola e no convívio com amigos e familiares.
Além disso, é importante considerar questões éticas relacionadas ao uso de procedimentos estéticos.
Por exemplo, a cirurgia plástica pode levantar questões sobre a manipulação do corpo humano e o impacto sobre a autoestima e o bem-estar emocional, causando doenças.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
A dismorfia é uma doença psiquiátrica que impede a pessoa de “enxergar” o quanto seu corpo está modificando, fazendo com que ela busque ainda mais procedimentos.
É preciso levar em conta as implicações éticas e sociais de tais decisões e ter certeza de que as escolhas relativas à aparência estejam alinhadas com os valores pessoais e as necessidades emocionais.
- Para a conclusão, reafirme o posicionamento adotado durante todo texto, criticando o excesso de modificações corporais resultantes de cirurgias e procedimentos estéticos invasivos e ainda busque uma solução para resolver a problemática, argumentando sobre a importância de manter-se saudável. Isso se chama proposta de intervenção e é a conclusão perfeita para textos dissertativos-argumentativos.
Finalmente, é importante encontrar um equilíbrio entre cuidar da aparência e preservar a saúde.
Isso pode incluir práticas de autoaceitação, como aprender a amar o próprio corpo, independentemente da aparência, e práticas saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada e realizar atividade física regularmente.
Encontrar um equilíbrio saudável entre estética e saúde é fundamental para garantir uma vida feliz e realizada.
Na redação acima, priorizamos a importância de se manter saudável no momento em que se procura tratamentos estéticos.
Dentro desse tema, também é possível salientar que existem doenças psiquiátricas que podem ser desenvolvidas com o vício em procedimentos estéticos, incluindo o foco na saúde mental além da física.
[Oportunidade] Curso de Redação Online
Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.
- Quais são os conectivos para a redação? - novembro 10, 2023
- Quais são os marcadores de opinião na redação? - novembro 10, 2023
- Quantos pontos no ENEM para passar no curso de medicina? - novembro 10, 2023