Tema para Redação: Consumismo (Dicas e Análise)

Todos nós, em algum momento da vida, já fomos consumistas. O simples fato de desejar um produto do qual não necessitamos aponta para hábitos de consumo.

A sociedade atual incentiva e é movida pelo consumo – logo, hábitos consumistas podem ser muito comuns nas mais diversas pessoas do mundo.

Aparados por esse tema abordaremos como relacionar o repertório a uma redação sobre consumismo.

Se você já visitou outros posts do nosso blog deve ter percebido que frequentemente abordam os filósofos, filmes, séries, alusões históricas para escrever e produzir textos sobre temas específicos.

Isso porque essas informações e conhecimentos de mundo são muito importantes para mostrar criticidade em sua redação – além disso, elas são necessárias para uma melhor argumentação, assim como são exigidas por muitos vestibulares assim como pelo Exame Nacional do Ensino Médio.

Saiba mais: Tema para Redação

Repertório bem relacionado

Um repertório se configura como conhecimentos e referências a autores, pesquisas, músicas, livros, disciplinas específicas e muito mais – eles devem ser usados como apoio à sua argumentação.

Para que o repertório esteja bem relacionado a sua argumentação, ele deve ter três aspectos: legitimação, pertinência, produtividade.

  • Legitimação: um repertório legitimado é uma informação aceita pela sociedade. Um exemplo prático: se você cita um pensador que defende que a terra plana, a legitimação de seu repertório pode ser posta à prova – isso porque essa é uma informação não verídica, e, por isso, não aceita pela sociedade.
  • Pertinência: a pertinência de seu repertório também é bastante importante. Fazer a citação da fala de um religioso para falar sobre economia pode ser menos pertinente que citar o pensamento de um economista em sua redação.
  • Produtividade: seu repertório deve ser produtivo. Isso quer dizer que ele precisa estar bem relacionado ao que você está discutindo. Somente colocá-lo na redação, sem uma explicação, ou esperar que a relação seja feita pelo leitor não é suficiente. Essa produtividade é o que aponta se seu repertório foi bem utilizado ou não.

[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Como tornar um repertório produtivo

Para garantir a produtividade de seu repertório, você deve estabelecer uma relação entre o discutido e a citação, alusão histórica, canção ou o que você decidir usar como repertório.

Veja como fazer isso em um parágrafo de desenvolvimento de uma redação com o tema “Os hábitos de consumo no Brasil”.

Em primeiro lugar, é muito importante ressaltar que o consumismo no Brasil é fortemente influenciado pelos hábitos de consumo da sociedade moderna.

Nesse sentido, segundo Zygmunt Bauman, a modernidade é caracterizada por sua liquidez, exemplificando a volatilidade do desejo.

Assim, as relações modernas  brasileiras – entre elas as relações econômicas de compra e consumo – são caracterizadas por se tornarem rapidamente obsoletas, contribuindo com o consumo compulsivo e, assim, com os maus hábitos de consumo no Brasil.

Quadro mostrando uma uma mulher com várias sacolas

Veja uma análise da utilização desse repertório:

O repertório usado é o conceito de Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman. Veja que, em primeiro lugar, esse é um repertório legitimado, quer dizer: as relações modernas são reconhecidas pela rapidez, volatilidade e um ritmo muito diferente dos ritmos das sociedades antigas – legitimidade do repertório: ok.

Em segundo lugar, o repertório é pertinente. Zygmunt Bauman é um filósofo e sociólogo polonês.

É bastante pertinente que ele fale sobre as análises da sociedade e a forma como ela se comporta e se relaciona – pertinência do repertório: ok.

Em terceiro lugar, é interessante como o repertório se relaciona com a argumentação feita.

Veja que é afirmado nesse parágrafo que os hábitos de consumo brasileiros são influenciados pelas relações da sociedade moderna – como são essas relações? Líquidas, voláteis, se tornam obsoletas rapidamente.

Nesse sentido, os hábitos de consumo demonstram a mesma coisa: nas relações de compra e consumo, as coisas se tornam obsoletas rapidamente, contribuindo com o consumismo dos indivíduos brasileiros – produtividade do repertório: ok.

Repertórios para discutir o consumismo

Também separamos alguns repertórios que podem ser usados por você para discutir o tema consumismo:

  • Happiness (2017) – esse curta-metragem, de Steve Cutts, discute a busca incessante da felicidade por meio de hábitos consumistas. Nele, é possível refletir sobre o acúmulo de bens associado ao sucesso. Essa animação se configura como um ótimo repertório para discutir o consumismo na sociedade contemporânea.
  • O Dilema das Redes (2020) – esse documentário que tem a direção de Jeff Orlowski mostra como as redes sociais têm influência sobre nossa vida, nosso comportamento e consumo – ele também levanta ótimas questões sobre a publicidade, que está diretamente ligada ao consumo.
  • Criança: A Alma do Negócio (2008) – esse outro documentário mostra o consumo compulsivo de produtos infantis por parte das crianças. Disponível no Youtube, é um ótimo documentário para pensar os limites da propaganda infantil.

Aproveitando nossa discussão, porque não escrever agora mesmo uma redação sobre o tema?

Aproveite as dicas de repertórios e produtividade para estudar o tema e escrever sobre.

Gostou desse artigo? Acompanhe nossos posts para aprofundar seus conhecimentos sobre redação e garantir uma nota incrível no vestibular. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário