Como escrever uma redação sobre Cidadania

O Exame Nacional do Ensino Médio de 1999 foi o responsável por abordar o tema “Cidadania e Participação Social”.

Apesar desse fato ter ocorrido há mais de vinte anos, a questão da cidadania e os desafios para a promoção da participação social ainda são desafios muito presentes na sociedade contemporânea.

Analisar, entender e elaborar textos sobre as temáticas já cobradas na redação do ENEM são uma ótima maneira de compreender essa prova, o que ela exige, além de estudar para outros vestibulares – já que muitos temas cobrados no exame já foram repetidos em outros processos seletivos mais específicos.

Você se sente preparado para discutir esse tema?

Se ainda não, ou algumas dúvidas ainda aparecem, indicaremos faremos um parágrafo de desenvolvimento mostrando qual seria uma possibilidade de argumento para o tema.

Mas, antes disso, você sabe o que é argumentar?

Saiba mais: Temas Para Redação

Argumentação no texto dissertativo – como argumentar?

Antes de apresentar bons argumentos, é importante que esteja claro para o vestibulando o que é argumentar.

Segundo o Michaelis – Dicionários Brasileiro de Língua Portuguesa, argumentar é “apresentar fatos, provas ou argumentos; tirar consequências de um princípio ou fato, concluir, deduzir”.

Ou seja, argumentar e persuadir.

No texto dissertativo-argumentativo, seus argumentos têm a função de convencer seu leitor de uma proposição com fatos e provas.

Se uma pessoa diz, por exemplo, que a cidadania no Brasil não é um fato pleno, ela terá que justificar essa afirmativa, provar que ela é verdadeira.

E como comprovamos que uma afirmativa é verdadeira?

Para comprovar que uma afirmativa é verdadeira podemos usar analogias, comparações, dados estatísticos, informações históricas e exemplos do que acontece na sociedade, para, assim, provar que o que estamos afirmando é verdadeiro.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online

Veja como poderíamos usar esse argumento em um parágrafo de desenvolvimento:

Argumentação no parágrafo de desenvolvimento – como elaborar.

Desenvolvimento 1: Em primeiro plano, é importante afirmar o valor e a relevância da cidadania na sociedade do Brasil. Nesse sentido, o advogado brasileiro Henrique Mota Vasconcellos afirma que “a cidadania é a palavra-chave para uma civilização digna”.

Assim, é por meio dos princípios da cidadania que a possibilidade de alcançar os direitos civis, políticos e sociais se dá; fato esse que mostra a cidadania como um dos fundamentos para a construção de um corpo social, político e cultural justos.

Dessa forma, é indubitável que o valor dos princípios cidadãos sejam ressaltados.

Análise: Esse parágrafo de desenvolvimento procura discutir a importância da cidadania para uma sociedade justa e bem organizada.

Como afirmamos, para argumentar, é preciso realizar a ação de persuadir o leitor por meio de fatos, ideias e conclusões pertinentes.

Veja que, para isso, esse desenvolvimento usa um pensamento de um advogado brasileiros bastante conhecido a fim de  ressaltar a importância da cidadania – que é vista nesse caso como princípio de civilização para uma sociedade.

A partir disso, a argumentação já pode dispor o que faz da cidadania uma questão tão importante: sua promoção dos direitos civis, políticos e culturais, assim como suas contribuições na construção de um corpo social pleno.

Quadro mostra pessoas andando

Compreendeu como elaborar uma boa argumentação sobre o tema?

Para além disso, elencamos para você alguns ótimos repertórios para entender a questão da cidadania no Brasil e arrasar em sua argumentação.

Repertórios para entender o tema da cidadania no Brasil

·   Cidadão de Papel (1994): esse livro de Gilberto Dimenstein aborda os direitos da criança e do adolescente e sua aplicação na sociedade brasileira.

Sua tese principal é a de que um cidadão que usufrui uma cidadania aparente – denominada cidadania de papel – é configurado também como um cidadão de papel.

·         Citação para refletir: “Cidadão, num país em que não há nem sombra de cidadania, significa apenas cidade grande”. — Millôr Fernandes (dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro)

·      Constituição Federal de 1988: a Constituição Federal tem entre seus fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana. Seu artigo 5º relaciona todos os direitos e garantias fundamentais.

Ficou claro argumentar sobre o tema?

Não deixe de se aprofundar e pesquisar mais sobre a temática. Essa é uma questão muito pertinente de ser cobrada em provas de vestibular.

Use os repertórios citados acima – tenha certeza de que, com eles, você pode construir uma ótima linha argumentativa.

Acompanhe nossos posts para se atualizar sobre mais temas. Boa prova!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário