Espiando a ESPCEX: Guia Prático para uma Redação de Sucesso

Se você está prestes a enfrentar este desafio importante em sua jornada acadêmica – o Concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) – uma das etapas cruciais desse processo seletivo é a redação.

Neste guia, vamos destacar o que é a redação no contexto do Concurso EsPCEx, assim como dar a você dicas práticas para uma redação de sucesso. 

Em primeiro lugar, é preciso que seja claro para você que a redação é muito mais do que apenas uma tarefa a ser cumprida durante o concurso.

Ela é um instrumento de avaliação que permite aos examinadores entender suas habilidades de comunicação escrita, análise crítica, argumentação e organização de ideias.

Além disso, a redação é uma oportunidade valiosa para você demonstrar seu conhecimento e sua capacidade de pensar de forma crítica sobre questões relevantes para o contexto militar e para a sociedade como um todo. 

A partir desse guia, você verá que estará muito mais preparado para esse grande exame. Vamos lá!

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Passo a Passo para Redação do Concurso EsPCEx:

A redação do Concurso EsPCEx geralmente envolve a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo.

Nesse formato, você será apresentado a um tema ou problema e deverá desenvolver uma argumentação sólida, apoiada por evidências e raciocínio lógico, para defender sua posição ou ponto de vista sobre o assunto.

No concurso da Escola Preparatória de Cadetes de 2020, o tema cobrado foi: “Apenas uma sociedade versada na Ciência pode escolher o seu destino responsavelmente”.

Diante desse recorte, você saberia como produzir um texto dissertativo-argumentativo?

Se ainda bate aquele medo diante da folha em branco, abaixo, desenvolvemos um passo a passo de como seria produzir uma redação para esse tema (o que você pode aplicar e treinar em outros recortes também). 

1° – A prova de redação da EsPCEx geralmente inclui textos de apoio que fornecem informações e argumentos relacionados ao tema da redação.

Isso quer dizer que esse textos podem nortear o prestador do concurso acerca de quais argumentos seguir na escrita de seu texto

Veja: a prova de 2020, que tinha o tema citado acima, possuía quatro textos de apoio, o primeiro, por exemplo, tratava a questão da importância da ciência em contraposição à pseudociência.

Ele mencionava a necessidade de uma compreensão mais ampla de que o conhecimento requer evidência adequada e destacava que a ciência é valiosa por sua busca por evidências sólidas e céticas, enquanto a pseudociência muitas vezes se baseia em relatos enganosos e populares.

O segundo texto de apoio abordava a transição do pensamento antropocêntrico, em que o homem se tornou o centro da natureza, para a ciência como uma conquista recente da humanidade, destacando que a ciência busca afastar crenças supersticiosas e produzir um conhecimento sistemático e preciso baseado na razão, diferenciando-se do senso comum.

Isso enquanto o terceiro texto base discutia os benefícios do investimento em ciência e pesquisa e o quarto falava sobre a importância da ciência e tecnologia em nossa vida cotidiana.

Veja que cada um dos temas discutidos nos textos de apoio podem se tornar argumentos na redação do participante.

Nesse sentido, se o candidato aponta que apenas uma sociedade versada na Ciência pode escolher o seu destino responsavelmente, ele pode argumentar apontando:

1) que é preciso combater as pseudociências em ascensão na contemporaneidade para escolher de maneira responsável seu destino;

2) que para escolher esse destino é preciso se afastar de crenças supersticiosas e se aproximar de um pensamento baseado na razão;

3) que o investimento em ciência e pesquisa é o que proporciona a evolução responsável da sociedade;

4) que a confiança na ciência proporciona não somente benéficos a ascensão da sociedade como um todo, como também direitos e garantias no plano individual, isto é, na vida cotidiana dos cidadão de uma sociedade. 

2° – Sendo os textos de apoio guia da argumentação, os candidatos que sabem aproveitar disso, não precisam gastar tempo pensando quais serão seus argumentos para defender o ponto de vista.

Em provas que cobram o texto dissertativo-argumentativo, como é o caso da prova de redação da EsPCEx, você pode escolher de dois a três argumentos para defender seu ponto de vista ao longo do desenvolvimento.

Destacamos aqui dois dos apontados acima para utilizarmos no que estamos elaborando como nosso texto:

1) é preciso combater as pseudociências em ascensão na contemporaneidade para escolher de maneira responsável seu destino;

2) para escolher o próprio destino é preciso se afastar de crenças supersticiosas e se aproximar de um pensamento baseado na razão.

3° – Para desenvolver esse  argumentos, vamos relacioná-los a dois repertórios que podem ser usados para garantir autoridade e uma argumentação coerente no desenvolvimento.

A importância disso na EsPCEx se dá em vista de que o repertório desempenha um papel fundamental na redação, pois se refere ao conjunto de conhecimentos, informações, exemplos e referências que um escritor possui e utiliza para embasar seus argumentos e enriquecer seu texto.

Para defender o combate das pseudociências em ascensão na contemporaneidade, usaremos uma citação de Mário Bunge – físico, filósofo da ciência e humanista argentino, defensor do realismo científico – que afirma que “a pseudociência e a pseudotecnologia são versões modernas do pensamento mágico”.

Enquanto para defender que, para a ascensão da sociedade, é preciso se afastar de crenças supersticiosas e se aproximas de pensamentos baseados na razão, podemos fazer referência da René Descartes – o criador do pensamento cartesiano, isto é, o sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna – quem propôs a razão como única fonte segura de conhecer a realidade.


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Veja como poderíamos elaborar um desenvolvimento com esses dois argumentos em dois parágrafos simples: 

Desenvolvimento 1:

Na contemporaneidade, assistimos a um aumento alarmante das pseudociências, que muitas vezes se disfarçam de conhecimento legítimo. Mário Bunge – filósofo da ciência e defensor do realismo científico – corretamente identificou essas pseudociências como versões modernas do pensamento mágico.

Esse fenômeno é preocupante, pois leva as pessoas a tomarem decisões com base em informações não fundamentadas em evidências científicas sólidas.

Quando uma sociedade se deixa levar por essas pseudociências, coloca em risco seu destino responsável, uma vez que suas escolhas podem ser guiadas por superstições e falsas promessas, em detrimento do bem-estar coletivo.

Desenvolvimento 2:

Em segundo lugar, para escolher seu destino responsavelmente, uma sociedade deve se afastar de crenças supersticiosas e se aproximar de um pensamento baseado na razão. René Descartes, com seu famoso “Cogito, ergo sum” (“Penso, logo existo”), enfatizou a importância da razão como a única fonte segura de conhecer a realidade.

A razão permite que as pessoas avaliem informações de maneira crítica, discutam ideias com base em evidências e tomem decisões informadas.

Dessa forma, quando a sociedade valoriza a razão, ela está mais apta a enfrentar os desafios complexos que o mundo moderno apresenta, promovendo escolhas responsáveis que consideram o bem comum e o progresso coletivo.

Breve análise: 

Veja como os argumentos se relacionaram diretamente aos repertórios apresentados.

O primeiro argumento destaca a preocupação com o aumento das pseudociências na contemporaneidade, o que é sustentado pelo repertório fornecido.

Isso permite apontar o risco que as pseudociências representam para a sociedade, pois as pessoas podem tomar decisões com base em informações não fundamentadas em evidências científicas sólidas.

Nesse sentido, o repertório torna-se fundamental para a argumentação, pois valida a preocupação apresentada e fornece embasamento teórico à discussão.

O segundo argumento enfatiza a importância de uma sociedade se afastar de crenças supersticiosas e adotar o pensamento baseado na razão.

Assim, o repertório de Descartes se torna imprescindível para fundamentar a ideia de que a razão é a única fonte segura de conhecimento – permitindo destacar como a razão permite às pessoas avaliarem informações de maneira crítica.

Nesse sentido, em ambos os desenvolvimentos, os repertórios são habilmente integrados aos argumentos, fortalecendo a argumentação como um todo.

Eles não apenas ilustram os pontos feitos, mas também fornecem credibilidade e autoridade aos argumentos, tornando o desenvolvimento da redação mais persuasivo e bem fundamentado. 

Quadro mostra uma mulher comemorando

Características específicas do Concurso EsPCEx:

Agora que já passaram pelo passo a passo de como construir um desenvolvimento para a prova de redação na EsPCEx, é importante que você, como candidato, esteja atento a algumas características específicas dessa prova discursiva.

Para aqueles que já prestaram o Exame nacional do Ensino Médio, a chance de se obter êxito nessa prova é grande, isso pode significar que existe uma semelhança muito grande entre o formato exigido pelo ENEM e o formato EsPCEx. Veja:

1) A redação deve ter entre 25 e 30 linhas, conforme as instruções específicas do concurso.

É importante respeitar rigorosamente esse limite, pois ultrapassá-lo pode resultar em penalizações na nota.

2) Os temas da redação para o Concurso EsPCEx geralmente abordam questões de relevância social, política, econômica ou cultural.

Eles são semelhantes aos temas abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), requerendo dos candidatos a capacidade de argumentação, análise crítica e elaboração de propostas de solução.

3) É essencial desenvolver uma argumentação sólida e coesa ao longo do texto.

Os candidatos devem apresentar argumentos consistentes e sustentá-los com evidências e exemplos pertinentes ao tema.

Além disso, é importante refletir sobre diferentes perspectivas do assunto, demonstrando uma visão crítica e analítica.

4) A clareza na organização das ideias e a conexão entre os parágrafos são aspectos fundamentais da redação.

Os candidatos devem usar conectivos adequados para garantir a fluidez do texto e evitar ambiguidades, sendo pontuados também na coesão do texto. 

5) A maioria dos temas da EsPCEx solicita que o candidato apresente uma proposta de intervenção para o problema discutido.

Essa proposta deve ser viável, prática e coerente com o contexto apresentado no texto.

6) Erros gramaticais e de ortografia podem impactar negativamente a pontuação final da redação. Portanto, é importante revisar o texto cuidadosamente antes de entregá-lo.

Diante dessas características e cobranças específicas da prova, uma boa preparação – que inclua prática constante de escrita e estudo dos temas atuais – é essencial para alcançar sucesso na redação do Concurso EsPCEx.

Análise de redação Nota Máxima na ESPCEX

As redações com nota máxima servem como um padrão de excelência em escrita e argumentação.

Elas demonstram o que é possível alcançar em termos de clareza, coesão, coerência e profundidade de pensamento, inspirando outros candidatos a atingirem um nível similar – definindo um padrão de excelência, motivando candidatos, assegurando uma avaliação justa, estimulando a criatividade, demonstrando conhecimento e concedendo o prestígio aos autores que as produziram. 

A seguir, preparamos para você a análise de uma redação que alcançou a nota máxima no concurso EsPCEx de 2019, que teve como tema: “A desigualdade social e a pobreza como problemas sociais”

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que transcendem fronteiras e afetam sociedades em todo o mundo.

[1]Enquanto a pobreza é uma realidade que pode ser encontrada em nações de diferentes níveis de desenvolvimento, a desigualdade social é um fenômeno particularmente acentuado em países em desenvolvimento. Ambos os problemas têm consequências profundas e duradouras para as comunidades afetadas, demandando a atenção e ação imediata.

Em primeiro lugar,

[2]pobreza é um flagelo que assola nações de todos os níveis de desenvolvimento, provando ser um problema intrinsecamente humano e universal.

[3]Como afirmou Voltaire, “Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros.” Essa citação ressalta a triste realidade de que a

[4]pobreza frequentemente é resultado de sistemas sociais e econômicos injustos, nos quais alguns prosperam à custa do sofrimento dos menos afortunados – provocando a privação de necessidades básicas, como alimentação adequada, acesso à saúde e educação.

Assim sendo, a erradicação da pobreza não é apenas um imperativo moral, mas também um investimento no bem-estar e no desenvolvimento sustentável das sociedades.

Em segundo lugar, [5]a desigualdade social é um fenômeno particularmente acentuado em países em desenvolvimento, como é evidenciado pelo Brasil, que – de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) – retornou ao Mapa da Fome em 2022. Mais de 60 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.

[6]Isso demonstra que a desigualdade social não é apenas um problema econômico, mas também um problema de acesso a recursos básicos.

Nesse sentido, a disparidade social – muitas vezes, enraizada em estruturas históricas e políticas que beneficiam alguns em detrimento de outros – perpetua um ciclo de marginalização e exclusão, dificultando o progresso social e econômico, o que faz de sua superação um desafio complexo, mas crucial.

[7]Em suma, a desigualdade social e a pobreza são desafios intrincados que afetam profundamente a população mundial e, sobretudo, a sociedade brasileira.

[8]Para enfrentar esses problemas de maneira eficaz, é necessário um esforço contínuo e coordenado que envolva não apenas políticas nacionais, mas também um compromisso global com a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Somente assim será possível construir um futuro mais equitativo e justo para todos os brasileiros.

Análise: 

[1] Introdução: A introdução apresenta de forma clara e direta a tese sobre a desigualdade social e a pobreza como problemas sociais globais.

Ela estabelece a base para o desenvolvimento subsequente da argumentação, destacando a importância e a relevância dos problemas.

[2] Primeiro Argumento – Pobreza: O primeiro argumento sobre a pobreza é bem formulado e fornece uma visão geral do problema, enfatizando sua universalidade.

Veja que a citação de Voltaire é pertinente, pois ilustra o ponto de vista de que a pobreza muitas vezes é resultado de sistemas sociais injustos.

[3] Repertório – Citação de Voltaire: A citação de Voltaire é relevante e fortalece a argumentação, demonstrando a dimensão moral da questão da pobreza.

[4] Desenvolvimento do Argumento – Pobreza: O desenvolvimento desse argumento é sólido, explicando como a pobreza está relacionada a sistemas sociais e econômicos injustos, que perpetuam o sofrimento dos menos afortunados.

Nesse sentido, a privação de necessidades básicas, como alimentação adequada, saúde e educação, é destacada como resultado da pobreza.

[5] Segundo Argumento – Desigualdade Social: O segundo argumento sobre a desigualdade social também é bem formulado e traz à tona a situação do Brasil como exemplo.

Veja que a citação da Organização das Nações Unidas (ONU) fornece credibilidade aos dados apresentados.

[6] Repertório – Dados da ONU: A referência aos dados da ONU fortalece a argumentação sobre a desigualdade social no Brasil, fornecendo evidências concretas acerca do que está sendo defendido.

[7] Conclusão Parcial: A conclusão parcial do segundo argumento enfatiza a complexidade e a gravidade do problema da desigualdade social, destacando que essa questão vai além do aspecto econômico e envolve o acesso a recursos básicos.

[8] Conclusão Final: A conclusão final retoma os principais pontos do texto, destacando a importância de abordar esses desafios sociais de maneira coordenada e global.

Assim, ela reforça a necessidade de políticas nacionais e compromissos globais para promover a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Avaliação geral da redação: 

Tese: A tese apresentada no início do texto é clara e direta, é bem formulada e fornece uma visão geral do tema a ser discutido no texto

Qualidade dos Argumentos: Os argumentos apresentados na redação são bem desenvolvidos e sustentam a tese de maneira sólida.

Eles abordam tanto a pobreza quanto a desigualdade social, destacando a universalidade da pobreza e a acentuação da desigualdade em países em desenvolvimento.

Dessa forma, os argumentos são relevantes para o tema e bem fundamentados.

Qualidade dos Repertórios: Os repertórios utilizados na redação são apropriados e enriquecem a argumentação.

Como vimos, a citação de Voltaire, por exemplo, reforça a ideia de que a pobreza muitas vezes é causada por sistemas sociais injustos; enquanto a referência à Organização das Nações Unidas (ONU) e aos dados sobre a situação no Brasil em 2022 também fortalecem os argumentos, fornecendo evidências concretas para sustentar as afirmações feitas.

Proposta da Conclusão: A conclusão da redação retoma os pontos-chave discutidos ao longo do texto – o que é muito importante – e reforça a importância de enfrentar a desigualdade social e a pobreza de maneira eficaz.

Ela destaca a necessidade de esforços coordenados em nível nacional e global para promover a justiça social e a igualdade de oportunidades.

Assim sendo, conclusão também é coesa com os argumentos apresentados e fecha o texto de maneira adequada.

Critérios de avaliação do Concurso ESPCEX

Os critérios de avaliação estabelecidos para o Concurso EsPCEx são fundamentais para garantir uma análise justa e objetiva das redações dos candidatos.

Cada um desses critérios desempenha um papel importante na avaliação do desempenho dos participantes. Veja a seguir quais são cada um deles:

Tema: 

A avaliação do tema é essencial para verificar se o candidato compreendeu e abordou o tópico proposto de maneira adequada.

A estrutura sugerida (introdução, desenvolvimento e conclusão) é um guia valioso para organizar as ideias e argumentos de forma clara e coerente.

Linguagem: 

A atenção à linguagem é crucial para garantir a coesão e a clareza do texto.

O candidato deve evitar gírias, coloquialismos e outros elementos que prejudiquem a formalidade do texto. Manter a coesão textual e evitar repetições desnecessárias também é importante.

Apresentação: 

A apresentação se refere às regras de formatação e legibilidade do texto.

A exigência do uso de caneta esferográfica preta ou azul e a necessidade de evitar rasuras são aspectos importantes para garantir a apresentação adequada da redação.

Gramática: 

O domínio das regras gramaticais e ortográficas é essencial.

Erros gramaticais podem resultar em penalizações na pontuação da redação.

É importante que os candidatos revejam seus textos em busca de erros gramaticais e ortográficos antes de entregá-los.

Quantidade de Linhas: 

O limite de 25 a 30 linhas é estabelecido para garantir que os candidatos abordem adequadamente o tema, sem serem excessivamente longos ou muito breves.

É importante que os participantes controlem o comprimento de suas redações de acordo com esses limites para evitar penalizações.

Semelhantemente ao que conhecemos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), esses critérios fornecem um quadro claro para a avaliação das redações e incentivam os candidatos a desenvolverem habilidades essenciais de escrita, como a capacidade de argumentar de forma coesa, seguir regras gramaticais e apresentar ideias de maneira clara e organizada.

Por isso, siga sempre esses critérios no treino de suas redações!

Conclusão:

Chegamos ao fim da nossa jornada passo a passo para a redação do Concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Neste guia prático, você explorou minuciosamente a importância da redação no contexto do Concurso EsPCEx e alcançou dicas valiosas para uma redação de sucesso.

Examinamos para você uma redação que alcançou a nota máxima no Concurso EsPCEx de 2019, analisando detalhadamente como cada parte do texto contribuiu para seu sucesso. Temos certeza que isso serviu como um exemplo prático do que é esperado de uma redação excepcional.

Além disso, é crucial que você se lembre sempre dos critérios de avaliação estabelecidos para o Concurso, pois eles garantem uma análise justa e objetiva das redações dos candidatos.

Esses critérios funcionam como um guia claro para o desenvolvimento de redações de alta qualidade e contribuem para o aprimoramento das suas habilidades de escrita.

Portanto, agora você está muito melhor preparado para enfrentar o desafio da redação no Concurso EsPCEx.

Lembre-se de praticar regularmente, revisar seus textos em busca de melhorias e estar atento às características específicas da prova.

Com dedicação e esforço, você pode alcançar o sucesso desejado. Bons estudos e boa sorte na prova!


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Deisy Souza

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