Prova de Redação Encceja: Tudo que você precisa saber (Com temas para treinar)

A prova do ECCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma avaliação de extrema importância no Brasil.

A proposta dessa avaliação é a de conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que desejam obter o diploma em uma ideia posterior a da Educação Básica. 

A avaliação do ECCEJA é composta por diferentes áreas de conhecimento, e cada uma dessas áreas tem um conjunto de disciplinas específicas.

Para a obtenção da certificação do Ensino Fundamental, o participante do processo seletivo deve realizar avaliações de acordo com as áreas: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.

Já para obter a certificação do Ensino Médio, o participante fará as provas das seguintes áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Redação.

Neste material, forneceremos informações, dicas importantes e exemplos para que você possa se preparar adequadamente e obter um bom desempenho na etapa de redação desse exame. 

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Principais características da prova de redação 

  1. Estrutura da Prova:

A prova de redação do ENCCEJA consiste em um texto dissertativo-argumentativo, em que o participante deve apresentar uma tese, desenvolver argumentos e propor uma conclusão.

A estrutura geralmente é composta por três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção.

  1. Tema e textos de apoio:

No dia da prova, os participantes recebem um enunciado com um tema para desenvolver na redação.

O tema é geralmente relacionado a questões sociais, políticas, culturais ou ambientais. Além disso, são fornecidos textos de apoio, que podem conter informações, dados estatísticos, opiniões de especialistas ou trechos de obras literárias relacionados ao tema.

Esses textos servem como base para que o participante possa fundamentar seus argumentos.

  1. Critérios de correção: 

A redação do ENCCEJA é avaliada de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

São considerados os seguintes aspectos:

1° Critério – Domínio da escrita formal: Avalia-se o uso correto da norma culta da língua portuguesa, incluindo gramática, ortografia, pontuação e concordância verbal e nominal.


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Erros frequentes podem ser penalizados.

2° Critério – Coerência e coesão textual: Verifica-se a organização das ideias e a relação entre as partes do texto, observando a estruturação lógica e a conexão entre os parágrafos e argumentos.

O uso adequado de conectivos e recursos de coesão é essencial.

3° Critério – Argumentação e desenvolvimento: Analisa-se a capacidade do participante de expor argumentos consistentes e fundamentados, com clareza e objetividade.

É importante apresentar exemplos, dados, informações relevantes e opiniões embasadas.

4° Critério – Adequação ao tema proposto: Verifica-se se o participante compreendeu e desenvolveu adequadamente o tema proposto, demonstrando uma abordagem pertinente e relevante.

Desvios ou fugas ao tema podem ser penalizados.

5° Critério – Proposta de intervenção: Na conclusão, é esperada uma proposta de solução para o problema abordado.

A originalidade, viabilidade e consistência da proposta são avaliadas, assim como sua articulação com o desenvolvimento do texto.

Exemplo de redação modelo ENCCEJA:

Veja um exemplo de um texto dissertativo-argumentativo no modelo ENCCEJA. O tema do texto abaixo é o “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”, que foi o tema cobrado no ano de 2019.

Antes da leitura do texto, confira a proposta: 

PROPOSTA: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre A organização do tempo e o acesso às redes sociais, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.

Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDAÇÃO:

Atualmente, vivemos em uma sociedade altamente conectada, em que as redes sociais desempenham um papel significativo na vida das pessoas.

O acesso fácil e instantâneo a essas plataformas traz consigo uma série de desafios relacionados à organização do tempo e ao bem-estar individual.

Nesse contexto, é fundamental refletirmos sobre estratégias para conciliar o uso saudável das redes sociais e a administração adequada do tempo, respeitando os direitos humanos.

Em primeiro lugar, é importante reconhecer os benefícios que as redes sociais oferecem.

Elas permitem a conexão com amigos e familiares, o compartilhamento de experiências, a disseminação de informações relevantes e a participação em debates sociais.

Além disso, são ferramentas poderosas para o fortalecimento de comunidades, a promoção de causas sociais e o acesso à cultura e ao entretenimento.

Contudo, é necessário ponderar os efeitos negativos do uso excessivo e descontrolado das redes sociais.

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan constatou que interrupções causadas pelas notificações das redes sociais, por exemplo, podem levar ao comprometimento de tarefas básicas.

Assim, o tempo dedicado a essas plataformas pode comprometer atividades essenciais, como o estudo, o trabalho, o convívio familiar e a prática de exercícios físicos.

Além disso, o constante bombardeio de informações pode causar ansiedade, dependência e impactos negativos na saúde mental.

Portanto, diante desse cenário, é imprescindível buscar um equilíbrio entre o tempo dedicado às redes sociais e outras áreas da vida.

Uma proposta de intervenção efetiva consiste na conscientização e educação sobre o uso responsável e saudável das redes sociais.

Esse trabalho pode ser realizado pelas escolas, por meio de programas de educação midiática, que visam desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos estudantes, capacitando-os para uma interação consciente com as plataformas digitais.

Quadro mostrando uma pessoa surpresa sobre a nota 1000 na redação

Análise da redação modelo ENCCEJA – A organização do tempo e o acesso às redes sociais

Preparamos uma análise da redação aqui disponibilizada para que você saiba exatamente os pontos positivos desse texto a fim de reproduzi-los em suas redações.

  1. Análise da introdução: 

A redação apresentada aborda de forma adequada a temática proposta, que é a organização do tempo e o acesso às redes sociais.

No início, o autor faz uma introdução que destaca a importância das redes sociais na sociedade atual e o desafio de conciliar seu uso com a administração do tempo.

Sua tese (o que será defendido ao longo do texto) é: “O acesso fácil e instantâneo a essas plataformas traz consigo uma série de desafios relacionados à organização do tempo e ao bem-estar individual”. 

  1. Análise do desenvolvimento: 

O desenvolvimento é composto de dois parágrafos. Em um texto de 30 linhas, esse é o mais ideal. Assim, você pode desenvolver dois bons argumentos, cada um em um parágrafo. 

Nesse texto, o autor apresenta os benefícios das redes sociais (1° ARGUMENTO), como a conexão com outras pessoas, compartilhamento de experiências e engajamento em causas sociais.

Esse argumento, que é fundamentado por exemplos, é fundamental para mostrar que as redes sociais possuem um papel positivo na vida das pessoas.

O texto também aborda os efeitos negativos do uso excessivo das redes sociais (2° ARGUMENTO), como a interrupção de tarefas, a falta de tempo para atividades importantes e os impactos na saúde mental.

Esse argumento é embasado em um estudo da Universidade de Michigan, o que confere credibilidade ao posicionamento do autor.

  1. Análise da conclusão: 

Como conclusão o texto elabora uma prosta de intervenção. Como já adiantamos, a redação proposta pelo Encceja exige a apresentação de uma proposta de intervenção, que consiste em apresentar uma solução ou medida prática para lidar com um problema ou desafio abordado no tema da redação.

Essa proposta deve ser coerente com a temática e respeitar os direitos humanos. Ela também deve conter os seguintes elementos:

  1. Agente: É o responsável por executar a intervenção. Pode ser um órgão governamental, uma instituição, a sociedade civil, entre outros. 
  2. Ação: Refere-se à medida ou ação que será realizada para enfrentar o problema ou desafio abordado. Deve ser clara e objetiva, descrevendo de forma precisa o que será feito.
  3. Meio: Indica o recurso ou estratégia utilizada para implementar a intervenção. Pode envolver o uso de tecnologias, campanhas de conscientização, investimentos financeiros, políticas públicas, entre outros.
  4. Finalidade: Define o objetivo ou resultado esperado com a intervenção. Deve ser coerente com o problema abordado e apontar para a melhoria da situação.
  5. Detalhamento: É necessário fornecer mais detalhes sobre como a intervenção será realizada ou quais etapas serão seguidas ou prazos ou recursos envolvidos ou algum outro aspecto relevante.

De volta à análise: o autor sugere a conscientização e educação sobre o uso responsável e saudável das redes sociais.

Essa proposta de intervenção é adequada ao tema, pois busca solucionar o problema apresentado, além de respeitar os direitos humanos.

A menção aos programas de educação midiática nas escolas reforça a importância da formação dos estudantes para uma interação consciente com as redes sociais. 

Nesse texto, os cinco elementos exigidos pela avaliação da redação também estão presentes (o que garante nota máxima no 5° Critério de correção já abordado aqui). Veja: 

  • Agente: Escolas
  • Ação: Conscientização e educação sobre o uso responsável e saudável das redes sociais
  • Meios: Programas de educação midiática
  • Finalidade: Desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos estudantes
  • Detalhamento: “capacitando-os para uma interação consciente com as plataformas digitais”

Você pode usar essa análise como uma referência.

Aqui apresentamos a estrutura e os elementos necessários para produzir um texto dissertativo-argumentativo de qualidade, além de apresentar uma proposta de intervenção consistente. 

Utilize esses pontos como referência em suas futuras redações, buscando sempre argumentos embasados, organização coerente e coesa, e uma proposta de intervenção que aborde soluções efetivas para os problemas abordados.

No próximo item também separamos para você o que não fazer na prova de redação aplicada pelo Encceja. Fique por dentro!

O que não fazer em um texto dissertativo-argumentativo modelo ENCCEJA: 

No modelo de textos que estamos estudando aqui, é importante evitar algumas práticas que podem comprometer a qualidade e a coerência do seu texto. Veja a seguir o que não fazer:

  1. Fugir do tema: Mantenha-se focado no tema proposto, evitando divagações e abordando somente os aspectos relevantes relacionados à questão em discussão. Desenvolva seus argumentos de forma consistente, sem se desviar do assunto principal.
  1. Não apresentar uma tese clara: Sua introdução deve conter uma tese claramente formulada, ou seja, a ideia central que será defendida ao longo do texto. Evite generalizações vagas ou argumentos pouco precisos. Seja objetivo e evidencie sua posição logo de início.
  1. Não sustentar os argumentos: Ao apresentar seus argumentos, é fundamental embasá-los com exemplos, fatos, dados estatísticos ou referências de autoridade. Evite fazer afirmações sem fundamentação adequada, pois isso enfraquece sua argumentação e prejudica a credibilidade do texto.
  1. Não estruturar corretamente o texto: É essencial organizar seu texto em parágrafos bem estruturados (com um tamanho médio), com início, desenvolvimento e conclusão. Evite a falta de coesão entre as partes, a falta de clareza na exposição dos argumentos e a ausência de uma conclusão que retome os principais pontos discutidos. O mais indicado para um texto de 30 linhas é que você elabore uma estrutura de 4 parágrafos, sendo eles: 1. Introdução; 2. Desenvolvimento (argumento 1); 3. Desenvolvimento (argumento 2); 4. Conclusão (proposta de intervenção).  
  1. Não utilizar linguagem formal: Lembre-se de que o ENCCEJA exige uma modalidade escrita formal da língua portuguesa. Evite o uso de gírias, expressões coloquiais, abreviações e linguagem muito informal. Mantenha um estilo claro, objetivo e adequado ao contexto acadêmico.
  1. Não apresentar uma proposta de intervenção: Uma parte fundamental do texto dissertativo-argumentativo é a apresentação de uma proposta de intervenção coerente com o tema abordado. Não deixe de oferecer soluções ou medidas práticas para lidar com o problema discutido, respeitando sempre os direitos humanos.

Esses erros, apesar de não levarem a uma nota zero, por exemplo, podem prejudicar bastante a pontuação final, principalmente se cometidos juntos.

Ao evitá-los, você estará mais apto a produzir um texto de qualidade, que demonstre suas habilidades de argumentação e reflexão crítica.

Lembre-se também de revisar seu texto, corrigindo erros gramaticais e de coesão, para garantir uma apresentação clara e coesa de suas ideias.

Além disso, separamos algumas situações que realmente podem à nota zero na prova de redação Encceja.

Não são muitas, mas é preciso conhecê-las e estar atento a elas para a não correr nenhum risco de zerar uma prova para a qual você se preparou por tanto tempo.

Situações que levam à nota zero:

A seguir, estão algumas das razões que podem resultar em nota zero em sua prova de redação:

  • Fuga total ao tema: Caso o participante não aborde o tema proposto ou escreva sobre um assunto completamente diferente, sua redação poderá receber nota zero.
  • Folha em branco: Se o participante não escrever absolutamente nada na folha de redação, não haverá material para avaliação, resultando em nota zero.
  • Desrespeito aos direitos humanos: Caso o texto contenha conteúdo discriminatório, preconceituoso, ofensivo ou que viole os direitos humanos, a redação será anulada e receberá nota zero.
  • Texto ilegível: Se a escrita for tão ilegível que torne impossível a leitura e avaliação do texto, a redação será considerada inválida e receberá nota zero.
  • Cópia integral do texto motivador ou de partes dele: É esperado que o participante elabore sua própria redação, desenvolvendo argumentos e reflexões próprias. Copiar integralmente o texto motivador ou partes significativas dele resultará em nota zero pois se configura como plágio.
  • Redação com menos linhas que o exigido: A redação deve ter o mínimo de linhas exigido pela prova para ser considerada válida (em alguns anos esse número foi 4, em outro 5, em outros 7 e em outros 10). É preciso ler o enunciado da proposta e conferir o mínio exigido. Caso o texto seja muito curto e não atinja esse limite mínimo, receberá nota zero.

Essas situações são algumas das que podem levar à atribuição de nota zero na prova de redação.

Por isso, é fundamental estar atento ao tema proposto, desenvolver uma argumentação consistente, respeitar os direitos humanos, ter uma escrita legível e apresentar um texto original e bem estruturado.

Dicas de como estudar para realizar um texto dissertativo-argumentativo modelo ENCCEJA: 

Aqui estão algumas dicas para estudar e se preparar para realizar um texto dissertativo-argumentativo no modelo ENCCEJA:

  • Conheça o formato: Familiarize-se com a estrutura e características de um texto dissertativo-argumentativo. Estude como é a introdução, o desenvolvimento dos argumentos e a conclusão. Entenda a importância de apresentar uma tese clara e desenvolver argumentos consistentes. Esse material já foi um ótimo começo para entender isso, não deixe de se aprofundar.
  • Leia textos diversos: Amplie sua bagagem de conhecimento lendo textos de diferentes gêneros, como artigos de opinião, reportagens, ensaios e editoriais. Isso irá enriquecer seu repertório argumentativo e ajudar na formação de opinião sobre diversos assuntos.
  • Esteja atualizado: Mantenha-se informado sobre os acontecimentos atuais e os principais debates sociais, políticos, culturais e ambientais. Acompanhe notícias, revistas, sites e blogs relevantes para estar preparado para argumentar sobre temas contemporâneos.
  • Pratique a escrita: Escrever é prática, não inspiração. Escreva regularmente para desenvolver suas habilidades de escrita. Treine a construção de argumentos, a organização das ideias e a clareza na exposição dos pontos de vista. Revise seus textos para aprimorar a gramática, a coesão e a coerência.
  • Faça exercícios de redação: Procure por provas anteriores do ENCCEJA e pratique a escrita de textos dissertativo-argumentativos dentro do tempo estipulado. Isso ajudará a simular as condições reais da prova e aprimorar sua capacidade de argumentação sob pressão.
  • Estude técnicas de argumentação: Pesquise sobre técnicas de argumentação, como o uso de exemplos, dados estatísticos, citações de especialistas e contra-argumentação. Aprenda a estruturar os parágrafos de forma coerente e a utilizar conectivos adequados para estabelecer a lógica do texto.
  • Revise e corrija seus textos: Após escrever um texto, revise-o cuidadosamente em busca de erros gramaticais, repetições e incoerências. Corrija eventuais falhas e faça ajustes necessários para melhorar a clareza e a qualidade do texto.
  • Conheça os critérios de avaliação: Estude os critérios de avaliação utilizados pelo ENCCEJA para a correção da redação. Compreenda o que é esperado em relação à estrutura, argumentação, coesão textual, uso adequado da norma padrão da língua portuguesa e respeito aos direitos humanos.

Lembre-se de que a prática constante, o estudo dos temas relevantes, a leitura diversificada e a busca por aprimoramento são fundamentais para desenvolver suas habilidades de escrita e obter um bom desempenho na prova de redação.

Veja a seguir alguns temas atuais que criamos para você aproveitar e treinar sua escrita.

10 propostas para você treinar a escrita do texto dissertativo-argumentativo modelo ENCCEJA: 

  1. O impacto das redes sociais na sociedade contemporânea.
  2. A importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
  3. Os desafios da educação inclusiva no Brasil.
  4. Os efeitos da desigualdade social na construção de uma sociedade justa.
  5. O papel da tecnologia na transformação do mercado de trabalho.
  6. A necessidade de políticas públicas para combater a violência contra a mulher.
  7. Os benefícios e desafios da globalização na economia mundial.
  8. O impacto das fake news na democracia e na formação de opinião pública.
  9. Os desafios da segurança pública no Brasil e possíveis soluções.
  10. O papel da cultura na construção da identidade nacional.

Para começar, em suas primeiras escritas, escolha um tema que desperte seu interesse e que esteja atualizado sobre o assunto.

Assim, você poderá desenvolver argumentos sólidos e embasados em informações relevantes. 

Pratique a escrita desses temas seguindo a estrutura sobre a qual já discutimos aqui, apresentando uma tese clara, desenvolvendo argumentos consistentes e concluindo de forma coesa com uma proposta de intervenção de resolva os problemas levantados por você. 

Algumas conclusões para você que está se preparando para a prova de redação do ENCCEJA

Neste material você obteve informações e orientações valiosas para quem deseja um bom desempenho na prova de redação do ENCCEJA.

Essa prova textual, como vimos, segue uma estrutura dissertativo-argumentativa, exigindo que os participantes apresentem uma tese, desenvolvam argumentos e proponham uma conclusão com proposta de intervenção. Esteja bastante atento a isso.

É essencial que você compreenda os critérios de correção da avaliação.

Como vimos, eles incluem: domínio da escrita formal, coerência e coesão textual, argumentação e desenvolvimento, adequação ao tema proposto e proposta de intervenção.

O exemplo de redação apresentado aqui demonstra a aplicação prática desses elementos, com uma introdução que apresenta uma tese clara, um desenvolvimento que aborda dois argumentos embasados e uma conclusão que propõe uma intervenção coerente com o tema.

Por isso, volte nele sempre que necessário. Em seus estudos, reveja também a análise da redação apresentada aqui, ela ressalta os pontos positivos do texto e destaca a importância de elementos como a estruturação adequada do texto e o uso de linguagem formal.

Vimos também algumas práticas a serem evitadas, como fugir do tema, não apresentar uma tese clara, não sustentar os argumentos, não estruturar corretamente o texto e não utilizar linguagem formal.

Assim, ao seguir as orientações fornecidas neste material em forma de manual, você, como um participante do ENCCEJA, estará mais preparado para enfrentar a prova de redação, desenvolvendo um texto consistente, bem estruturado e alinhado aos critérios de correção. 

Através da prática e do estudo, é possível aprimorar as habilidades de escrita e conquistar uma boa pontuação na prova, avançando em direção à obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. 

Acredite em você.

Bons estudos!


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Deisy Souza

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