Democratização do acesso ao cinema no Brasil – ENEM 2019

No ano de 2019, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio foi realizada por cerca de 3,9 milhões de estudantes.

Entre todos eles, apenas 53 alunos tiraram o tão sonhado mil na redação.

O tema cobrado foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” – o que deixou alguns alunos aflitos no momento de escrever.

Quando nos propomos a estudar redação, para além do estudo dos temas, precisamos estar atentos ao gênero exigido, à articulação de ideias, ao tamanho do texto, entre muitas outras questões.

Nesse sentido, é muito recomendado – tanto para os alunos iniciantes quanto para aqueles que já treinam a redação a mais tempo – que leiam análises de bons textos dentro do gênero que desejam escrever.

Assim, você conseguirá identificar entre as redações pontos em comum que funcionam muito bem na hora de escrever.

Hoje, separamos para você uma análise de um dos textos nota máxima divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – o INEP – para que você veja a cara de uma redação nota mil e possa, assim, compreender como escrever uma redação que leve em conta essa temática.

Saiba mais: Temas Para Redação

(Fonte da redação nota 1000 – ENEM 2019: Inep. Aluna: Ana Clara Socha)

Introdução: “Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema.

Isso acontece devido à concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos e à concepção cultural de que a arte é direcionada aos mais favorecidos economicamente.

  • Comentário: Como o cinema é um tipo de arte, trazer a questão do acesso à cultura – da qual a arte também faz parte – é um ótima maneira de introduzir o tema da redação. Assim, essa contextualização feita a partir da Constituição Federal aponta para uma falha a respeito do acesso à cultura  quando o cinema não é uma arte que pode ser acessado por todas as pessoas do Brasil – exatamente o que afirma a tese dessa redação nota 1000 – “na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema”.

Desenvolvimento 1: É relevante abordar, primeiramente, que as cidades brasileiras foram construídas sobre um viés elitista e segregacionista, de modo que os centros culturais estão, em sua maioria, restritos ao espaço ocupado pelos detentores do poder econômico.

Essa dinâmica não foi diferente com a chegada do cinema, já que apenas 17% da população do país frequenta os centros culturais em questão.

Nesse sentido, observa-se que a segregação social – evidenciada como uma característica da sociedade brasileira, por Sérgio Buarque de Holanda, no livro “Raízes do Brasil” – se faz presente até os dias atuais, por privar a população das periferias do acesso à cultura e ao lazer que são proporcionados pelo cinema. 


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  • Comentário: Um dos caminhos explícitos na introdução com um argumento por trás da falta de acesso ao cinema no Brasil era a concentração de salas de cinema apenas nos grandes centros urbanos do país. Aqui, isso foi muito bem fundamentado tanto pelo dado estático quanto pelo repertório legitimado que cita o livro de Sérgio Buarque de Holanda, que evidencia que a sociedade brasileira é fundamentada na segregação social, que concentra as belas artes e a cultura nos centros urbanos para que o acesso à cultura não alcance as periferias.  

Desenvolvimento 2: Paralelo a isso, vale também ressaltar que a concepção cultural de que a arte não abrange a população de baixa renda é um fato limitante para que haja a democratização plena da cultura e, portanto, do cinema.

Isso é retratado no livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, o qual ilustra o triste cotidiano que uma família em condição de miserabilidade vive, e, assim, mostra como o acesso a centros culturais é uma perspectiva distante de sua realidade, não necessariamente pela distância física, mas pela ideia de pertencimento a esses espaços. 

Cadeiras de uma sala de cinema
  • Comentário: Esse segundo parágrafo de desenvolvimento discute o que foi citado na introdução com argumento 2 – a ideia de que a arte e a cultura não são direcionadas às pessoas menos favorecidas da sociedade. Para fundamentar essa questão de maneira muito bem relacionada, o texto usa a autora Carolina Maria de Jesus – uma obra que mostra com muita clareza a questão do acesso aos centro culturais em uma perspectiva muito distante da realidade de pessoas periféricas com a escrita autobiográfica.

Conclusão: Dessa forma, pode-se perceber que o debate acerca da democratização do cinema é imprescindível para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Nessa lógica, é imperativo que o Ministério da Economia(agente) destine verbas para a construção de salas de cinema (ação), de baixo custo ou gratuitas (detalhamento), nas periferias brasileiras por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias(meios), com o intuito de descentralizar o acesso à arte(finalidade).

Além disso, cabe às instituições de ensino promover passeios aos cinemas locais, desde o início da vida escolar das crianças, mediante autorização e contribuição dos responsáveis, a fim de desconstruir a ideia de elitização da cultura, sobretudo em regiões carentes.

Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para a completude da democracia no âmbito cultural.”

  • Comentário: Neste parágrafo de conclusão, marcamos cada um dos elementos necessários em uma conclusão para que você saiba exatamente o que deles estar presente em sua proposta de intervenção.

Gostou dessa análise? Que tal aproveitar para produzir sua própria redação? Lembre-se que a escrita é um exercício que se constrói por meio da prática.

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Deisy Souza

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