Análise de redação nota máxima: Tema Corrupção

Você sabe discutir o tema Corrupção? Esse é um tema polêmico, principalmente entre os brasileiros. Saber discuti-lo sem posicionamentos extremistas é muito importante.

Quando nos propomos a estudar redação, para além do estudo dos temas, precisamos estar atentos ao gênero exigido, à articulação de ideias, ao tamanho do texto, entre muitas outras questões.

Nesse sentido, é muito recomendado – tanto para os alunos iniciantes quanto para aqueles que já treinam a redação a mais tempo – que leiam análises de bons textos dentro do gênero que desejam escrever.

Assim, você conseguirá identificar entre as redações pontos em comum que funcionam muito bem na hora de escrever.

Pensando nisso, elaboramos a análise de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Corrupção política no Brasil” para que você possa compreender como escrever uma redação que leve em conta essa temática.

Saiba mais: Temas Para Redação

Introdução: A expressão “corrumpere” é a designação latina para corrupção política. Esse tipo se define no aproveitamento – de um ou mais governantes – de poderes políticos e financeiros para se beneficiarem de alguma forma a partir de outras instituições.

No Brasil, essa prática, que é amplamente conhecida, discutida e criticada pela população, se configura como uma das motivadoras da situação de crise política e econômica, o que faz com que eleitores demonstrem tanto desinteresse pelo compreendimento mais profundo dos assuntos políticos quanto desesperança nas leis atuais, as quais possuem brechas com relação à punição da conduta corrupta.

Nesse sentido, medidas precisam ser tomadas para a resolução do imbróglio.

  • Comentários: Essa ótima introdução começa com a contextualização do tema “corrupção”. Essa contextualização se relaciona muito bem com a tese do texto, que afirma o quão comum é essa prática no Brasil a aponta para os argumentos a serem defendidos ao longo do desenvolvimento do texto. Para além, esse parágrafo introdutório é muito bem organizado porque faz inclusive uma relação com a proposta de intervenção que há de vir na conclusão ao afirmar que “medidas precisam ser tomadas para a resolução do imbróglio”.

Desenvolvimento 1: Em primeiro plano, a expressão das práticas de corrupção no campo político do Brasil é bastante clara.

Tem-se como exemplo a Operação Lava Jato – investigação que levou em conta diversos políticos e sob a acusação de crimes de corrupção.

Tal mostra a acentuação de uma crise política que causa desinteresse popular na atuação cidadã e democrática, já que o pensamento coletivo é de que a força e a vontade do povo não são suficientes para modificar um cenário amplamente atingido por ações ilícitas e que fogem ao papel central da democracia representativa: representar o coletivo de uma nação.


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
  • Comentários: Esse desenvolvimento se fundamenta em uma ótima exemplificação: a operação Lava Jato – um conjunto de investigações realizadas pela Polícia Federal do Brasil. Assim, o texto justifica o desinteresse popular afirmado ainda na introdução, apontando a grande consequência disso, que é uma grande crise política no Brasil.

Desenvolvimento 2: Além disso, o problema também se torna jurídico na medida em que a fiscalização da corrupção não está presente no país. Para ilustrar essa situação, podemos citar o caso do senador Aécio Neves, designado como réu no STF por corrupção, mas que, após uma série de recursos, teve sua investigação arquivada e atualmente é candidato a senador por Minas Gerais, o que criou a possibilidade de sua candidatura a senador.

Dessa forma, perpetua-se a cultura de eleger os mesmos candidatos – ainda que esses estejam envolvidos em corrupção – estruturando   um profundo esquema de fraude política.

Mãos passando dinheiro escondido debaixo da mesa
  • Comentários: Esse parágrafo de desenvolvimento discute muito bem a questão da impunidade política diante da corrupção no Brasil. Para isso, ele utiliza de um exemplo. O argumento por exemplificação é muito interessante e produtivo. Ele consiste em usar como exemplo um fato concreto com o intuito de justificar a sua ideia. Nesse sentido, aqui, ficou muito claro a defesa da tese do texto por meio de um acontecimento na sua realidade

Conclusão: Portanto, para minimizar o problema em questão, o Poder Judiciário, o qual é responsável pelos julgamentos, deve focar-se em aplicar a diminuição da possibilidade de recursos em caso de acusação de corrupção, por meio do exercício do rito sumário, isso com o claro intuito de diminuir as formas pelas quais um político pode ludibriar a lei para manter-se em esquemas ilícitos.

Além disso, a população deve fiscalizar de maneira mais próxima os candidatos por meio de aplicativos e recursos tecnológicos a fim de eleger pessoas de maneira mais transparente e que estejam preparadas para governar o país.

Comentário: O texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM, comumente, exige que a conclusão da redação traga 5 elementos: uma ação de intervenção para os problemas que foram mencionados ao longo do texto; uma agente – que  deve ser o responsável pela ação realizada; um meio pelo qual a ação será realizada; um feito ou finalidade para ação; e um detalhamento acerca de pelo menos um dos elementos.

Nessa redação, podemos perceber que, além de articular muito bem a proposta de intervenção para problema citado ao longo do texto, todos os elementos exigidos na estrutura de uma conclusão são devidamente abordados.

Gostou desse conteúdo?

Acompanhe nossas postagens para mais dicas de temas e como discuti-los. Bons estudos!


[Oportunidade] Curso de Redação Online

Faça uma redação que impressione os avaliadores e garanta sua vaga.

Faça Curso de Redação Online
Deisy Souza

Deixe um comentário